Jornalismo online: o segredo das visualizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mariana Nogueira Amaral de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19740
Resumo: A constante mutação associada ao jornalismo online propõe novos desafios à profissão a cada dia. A passagem de um processo unidirecional, em que os editores selecionam e criam a informação que chega à audiência, para uma comunicação bidirecional acrescenta aos critérios a opinião do utilizador. O público passou a ser parte da criação de conteúdo noticioso e contribui com opiniões, gostos e cliques. Esses simples gestos que distinguem um website bem sucedido de um website em busca do sucesso. Neste universo, as redes sociais são um elemento essencial, concentrando os internautas num só local e servindo de plataforma para a divulgação da informação. Nelas surgiu um fenómeno chamado viral, que influencia e é influenciado pela comunicação social. As visualizações, analisadas em ferramentas de web analytics, tornaram-se um critério no quotidiano do jornalista e perceber o que gera tráfego para um site é uma condição essencial para o futuro.
id RCAP_73e39b117cd2244f45cc13503340ab9c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19740
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jornalismo online: o segredo das visualizaçõesJornalismo OnlineVisualizaçõesWebsiteUtilizadorRedes SociaisViralRTPVIPOnline JournalismViewsWebsiteUserSocial MediaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA constante mutação associada ao jornalismo online propõe novos desafios à profissão a cada dia. A passagem de um processo unidirecional, em que os editores selecionam e criam a informação que chega à audiência, para uma comunicação bidirecional acrescenta aos critérios a opinião do utilizador. O público passou a ser parte da criação de conteúdo noticioso e contribui com opiniões, gostos e cliques. Esses simples gestos que distinguem um website bem sucedido de um website em busca do sucesso. Neste universo, as redes sociais são um elemento essencial, concentrando os internautas num só local e servindo de plataforma para a divulgação da informação. Nelas surgiu um fenómeno chamado viral, que influencia e é influenciado pela comunicação social. As visualizações, analisadas em ferramentas de web analytics, tornaram-se um critério no quotidiano do jornalista e perceber o que gera tráfego para um site é uma condição essencial para o futuro.The constant mutation with online journalism proposes new challenges to the profession every day. The passage of a one-way process, in which the editors select and create the information that reaches the audience, for two-way communication adds to the criteria the user's opinion. The public has become part of creating news content and contributes with opinions, likes and clicks. Those simple gestures distinguish a successful website from a website in search of success. In this universe, social media are an essential element, focusing Internet users in one place and serving as a platform for the dissemination of information. With them emerged a phenomenon called viral, which both influences and is influenced by the media. The views, analyzed using web analytics tools, have become a standard in the journalist's daily life and realizing what generates traffic in a website is an essential condition for the future.Vicente, Paulo NunoRUNAlmeida, Mariana Nogueira Amaral de2017-01-10T15:02:48Z2016-06-162016-03-292016-06-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19740TID:201196891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:47Zoai:run.unl.pt:10362/19740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:39.781492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jornalismo online: o segredo das visualizações
title Jornalismo online: o segredo das visualizações
spellingShingle Jornalismo online: o segredo das visualizações
Almeida, Mariana Nogueira Amaral de
Jornalismo Online
Visualizações
Website
Utilizador
Redes Sociais
Viral
RTP
VIP
Online Journalism
Views
Website
User
Social Media
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Jornalismo online: o segredo das visualizações
title_full Jornalismo online: o segredo das visualizações
title_fullStr Jornalismo online: o segredo das visualizações
title_full_unstemmed Jornalismo online: o segredo das visualizações
title_sort Jornalismo online: o segredo das visualizações
author Almeida, Mariana Nogueira Amaral de
author_facet Almeida, Mariana Nogueira Amaral de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, Paulo Nuno
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Mariana Nogueira Amaral de
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo Online
Visualizações
Website
Utilizador
Redes Sociais
Viral
RTP
VIP
Online Journalism
Views
Website
User
Social Media
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Jornalismo Online
Visualizações
Website
Utilizador
Redes Sociais
Viral
RTP
VIP
Online Journalism
Views
Website
User
Social Media
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A constante mutação associada ao jornalismo online propõe novos desafios à profissão a cada dia. A passagem de um processo unidirecional, em que os editores selecionam e criam a informação que chega à audiência, para uma comunicação bidirecional acrescenta aos critérios a opinião do utilizador. O público passou a ser parte da criação de conteúdo noticioso e contribui com opiniões, gostos e cliques. Esses simples gestos que distinguem um website bem sucedido de um website em busca do sucesso. Neste universo, as redes sociais são um elemento essencial, concentrando os internautas num só local e servindo de plataforma para a divulgação da informação. Nelas surgiu um fenómeno chamado viral, que influencia e é influenciado pela comunicação social. As visualizações, analisadas em ferramentas de web analytics, tornaram-se um critério no quotidiano do jornalista e perceber o que gera tráfego para um site é uma condição essencial para o futuro.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-16
2016-03-29
2016-06-16T00:00:00Z
2017-01-10T15:02:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19740
TID:201196891
url http://hdl.handle.net/10362/19740
identifier_str_mv TID:201196891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137887966461952