Jornalismo online: o segredo das visualizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19740 |
Resumo: | A constante mutação associada ao jornalismo online propõe novos desafios à profissão a cada dia. A passagem de um processo unidirecional, em que os editores selecionam e criam a informação que chega à audiência, para uma comunicação bidirecional acrescenta aos critérios a opinião do utilizador. O público passou a ser parte da criação de conteúdo noticioso e contribui com opiniões, gostos e cliques. Esses simples gestos que distinguem um website bem sucedido de um website em busca do sucesso. Neste universo, as redes sociais são um elemento essencial, concentrando os internautas num só local e servindo de plataforma para a divulgação da informação. Nelas surgiu um fenómeno chamado viral, que influencia e é influenciado pela comunicação social. As visualizações, analisadas em ferramentas de web analytics, tornaram-se um critério no quotidiano do jornalista e perceber o que gera tráfego para um site é uma condição essencial para o futuro. |
id |
RCAP_73e39b117cd2244f45cc13503340ab9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/19740 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jornalismo online: o segredo das visualizaçõesJornalismo OnlineVisualizaçõesWebsiteUtilizadorRedes SociaisViralRTPVIPOnline JournalismViewsWebsiteUserSocial MediaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA constante mutação associada ao jornalismo online propõe novos desafios à profissão a cada dia. A passagem de um processo unidirecional, em que os editores selecionam e criam a informação que chega à audiência, para uma comunicação bidirecional acrescenta aos critérios a opinião do utilizador. O público passou a ser parte da criação de conteúdo noticioso e contribui com opiniões, gostos e cliques. Esses simples gestos que distinguem um website bem sucedido de um website em busca do sucesso. Neste universo, as redes sociais são um elemento essencial, concentrando os internautas num só local e servindo de plataforma para a divulgação da informação. Nelas surgiu um fenómeno chamado viral, que influencia e é influenciado pela comunicação social. As visualizações, analisadas em ferramentas de web analytics, tornaram-se um critério no quotidiano do jornalista e perceber o que gera tráfego para um site é uma condição essencial para o futuro.The constant mutation with online journalism proposes new challenges to the profession every day. The passage of a one-way process, in which the editors select and create the information that reaches the audience, for two-way communication adds to the criteria the user's opinion. The public has become part of creating news content and contributes with opinions, likes and clicks. Those simple gestures distinguish a successful website from a website in search of success. In this universe, social media are an essential element, focusing Internet users in one place and serving as a platform for the dissemination of information. With them emerged a phenomenon called viral, which both influences and is influenced by the media. The views, analyzed using web analytics tools, have become a standard in the journalist's daily life and realizing what generates traffic in a website is an essential condition for the future.Vicente, Paulo NunoRUNAlmeida, Mariana Nogueira Amaral de2017-01-10T15:02:48Z2016-06-162016-03-292016-06-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19740TID:201196891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:47Zoai:run.unl.pt:10362/19740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:39.781492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jornalismo online: o segredo das visualizações |
title |
Jornalismo online: o segredo das visualizações |
spellingShingle |
Jornalismo online: o segredo das visualizações Almeida, Mariana Nogueira Amaral de Jornalismo Online Visualizações Website Utilizador Redes Sociais Viral RTP VIP Online Journalism Views Website User Social Media Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Jornalismo online: o segredo das visualizações |
title_full |
Jornalismo online: o segredo das visualizações |
title_fullStr |
Jornalismo online: o segredo das visualizações |
title_full_unstemmed |
Jornalismo online: o segredo das visualizações |
title_sort |
Jornalismo online: o segredo das visualizações |
author |
Almeida, Mariana Nogueira Amaral de |
author_facet |
Almeida, Mariana Nogueira Amaral de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vicente, Paulo Nuno RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Mariana Nogueira Amaral de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Online Visualizações Website Utilizador Redes Sociais Viral RTP VIP Online Journalism Views Website User Social Media Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Jornalismo Online Visualizações Website Utilizador Redes Sociais Viral RTP VIP Online Journalism Views Website User Social Media Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
A constante mutação associada ao jornalismo online propõe novos desafios à profissão a cada dia. A passagem de um processo unidirecional, em que os editores selecionam e criam a informação que chega à audiência, para uma comunicação bidirecional acrescenta aos critérios a opinião do utilizador. O público passou a ser parte da criação de conteúdo noticioso e contribui com opiniões, gostos e cliques. Esses simples gestos que distinguem um website bem sucedido de um website em busca do sucesso. Neste universo, as redes sociais são um elemento essencial, concentrando os internautas num só local e servindo de plataforma para a divulgação da informação. Nelas surgiu um fenómeno chamado viral, que influencia e é influenciado pela comunicação social. As visualizações, analisadas em ferramentas de web analytics, tornaram-se um critério no quotidiano do jornalista e perceber o que gera tráfego para um site é uma condição essencial para o futuro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-16 2016-03-29 2016-06-16T00:00:00Z 2017-01-10T15:02:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/19740 TID:201196891 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/19740 |
identifier_str_mv |
TID:201196891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137887966461952 |