Paradoxo personalização – privacidade: o efeito da personalização e da sensibilidade de informação no setor da moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escabelado, Ana Leonor Gomes do Rosário
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23121
Resumo: Mestrado Bolonha em Gestão de Sistemas de Informação
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spelling Paradoxo personalização – privacidade: o efeito da personalização e da sensibilidade de informação no setor da modaPersonalizaçãoPrivacidadeSetor ModaPlataforma OnlineUtilizadorPersonalizationPrivacyFashion IndustryOnline PlatformUserMestrado Bolonha em Gestão de Sistemas de InformaçãoCom o objetivo de oferecer experiências personalizadas, as plataformas online têm que, inevitavelmente, recolher informação e criar perfis dos seus clientes. A personalização refere-se à individualização de produtos, serviços ou conteúdos em conformidade com os interesses do cliente, as suas preferências e os seus comportamentos. Embora, alguns estudos sugiram que a perceção de utilidade sobre serviços personalizados aumenta a vontade dos utilizadores de divulgar informações pessoais e também a vontade de fazerem compras nas plataformas online que usam, outros estudos enfatizam os resultados negativos da personalização e defendem que as preocupações de privacidade em torno da utilização indevida das informações pessoais e dos efeitos negativos a isso associados inibe a utilização dessas mesmas plataformas. Assim, o presente trabalho tem como objetivos: (1) investigar qual a influência da perceção de utilidade de serviços personalizados nas preocupações de privacidade; e (2) estudar como é que as preocupações de privacidade e a perceção de utilidade de serviços personalizados, em conjunto, influenciam a intenção de uso de plataformas online de moda com oferta de experiências personalizadas por parte dos clientes. Escolheu-se uma abordagem quantitativa, baseada na realização de uma experiência por inquérito na qual participaram 435 indivíduos. A análise dos dados realizou-se através do Partial Least Squares (PLS), recorrendo-se à utilização do software Smart PLS 3.0. As conclusões mostram que quando oferecido um maior nível de compensação e quando requerida informação menos sensível, a perceção de utilidade de serviços personalizados aumenta e, consequentemente, aumenta também a intenção de uso de plataformas online de moda com oferta de experiências personalizadas. Foi também possível concluir que, em cenários onde a informação requerida é de baixa sensibilidade, a perceção de utilidade de serviços personalizados consegue fazer diminui as preocupações de privacidade.In order to offer personalized experiences, online platforms must inevitably collect information and create profiles of their customers. Personalization refers to the individualization of products, services or content according to the customer's interests, preferences and behaviors. While some studies suggest that perceived usefulness of personalized services increases users' willingness to disclose personal information and also their willingness to make purchases from the online platforms they use, other studies emphasize the negative outcomes of personalization and argue that privacy concerns around misuse of personal information and the associated negative effects inhibit the use of these platforms. Thus, the present work aims to: (1) investigate the influence of perceived usefulness of personalized services on privacy concerns; and (2) study how privacy concerns and perceived usefulness of personalized services together influence customers' intention to use online fashion platforms offering personalized experiences. A quantitative approach was chosen, based on the conduct of a survey experiment in which 435 individuals participated. The data was analyzed using Partial Least Squares (PLS), using Smart PLS 3.0 software. The conclusions show that when a higher level of compensation is offered and when less sensitive information is required, the perceived usefulness of personalized services increases and, consequently, the intention to use online fashion platforms offering personalized experiences also increases. It was also possible to conclude that, in scenarios where the information required is of low sensitivity, the perceived usefulness of personalized services is able to diminish privacy concerns.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaEscabelado, Ana Leonor Gomes do Rosário2022-01-18T12:42:07Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23121porEscabelado, Ana Leonor Gomes do Rosário (2021). “Paradoxo personalização – privacidade: o efeito da personalização e da Sensibilidade de informação no setor da moda”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:38Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:25.073916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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