'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/2i.3438 |
Resumo: | Neste artigo nos propomos a analisar a história da fotografia recontada literariamente no romance O pintor de retratos, de Luiz Antonio de Assis Brasil. Por meio da trajetória de Sandro Lanari, um jovem pintor retratista que tenta se equilibrar diante da modernidade e do advento da fotografia, o autor traça um retrato histórico e social do século XIX, resgatando conflitos e questões artísticas que sucederam a invenção fotográfica, como o declínio dos pintores retratistas e o embate entre pintores e fotógrafos. Nesse estudo, portanto, partindo do enredo da obra, demonstraremos o modo como a história da fotografia e a literatura se relacionam, concluindo que é impossível tratar desse romance sem nos deparar com o tema e os mecanismos que envolvem o processo fotográfico. Buscaremos demonstrar que, apesar da ausência material de imagens, trata-se de uma obra fotoliterária, considerando que a fotografia desempenha papel estruturante na narrativa. |
id |
RCAP_73eafc4c7bb0955e5d949fc4d0417bf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/3438 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil'The Painter of Portraits', by Assis BrasilArtigosNeste artigo nos propomos a analisar a história da fotografia recontada literariamente no romance O pintor de retratos, de Luiz Antonio de Assis Brasil. Por meio da trajetória de Sandro Lanari, um jovem pintor retratista que tenta se equilibrar diante da modernidade e do advento da fotografia, o autor traça um retrato histórico e social do século XIX, resgatando conflitos e questões artísticas que sucederam a invenção fotográfica, como o declínio dos pintores retratistas e o embate entre pintores e fotógrafos. Nesse estudo, portanto, partindo do enredo da obra, demonstraremos o modo como a história da fotografia e a literatura se relacionam, concluindo que é impossível tratar desse romance sem nos deparar com o tema e os mecanismos que envolvem o processo fotográfico. Buscaremos demonstrar que, apesar da ausência material de imagens, trata-se de uma obra fotoliterária, considerando que a fotografia desempenha papel estruturante na narrativa.In this article we propose to analyze the history of photography retold literally in the novel O pintor de retratos, by Luiz Antonio de Assis Brasil. Through the trajectory of Sandro Lanari, a young portrait painter who tries to balance himself in the face to the modernity and the advent of photography, the author draws a historical and social portrait of the nineteenth century, recovering conflicts and artistic issues that succeeded the photographic invention, as the decline of portrait painters and the clash between painters and photographers. In this study, therefore, starting from the plot of the work, we will demonstrate how the history of photography and the literature relate, concluding that it is impossible to deal with this novel without encountering the theme and mechanisms that involve the photographic process. We will try to demonstrate that, despite the material absence of images, it is a photoliterary work, considering that photography plays a structuring role in the narrative.UMinho Editora2021-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/2i.3438por2184-7010Estanislau de Ataíde Mantovani, Julianade Oliveira Araujo , Amanda Kareninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-24T08:38:24Zoai:journals.uminho.pt:article/3438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:59.810278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil 'The Painter of Portraits', by Assis Brasil |
title |
'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil |
spellingShingle |
'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil Estanislau de Ataíde Mantovani, Juliana Artigos |
title_short |
'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil |
title_full |
'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil |
title_fullStr |
'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil |
title_full_unstemmed |
'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil |
title_sort |
'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil |
author |
Estanislau de Ataíde Mantovani, Juliana |
author_facet |
Estanislau de Ataíde Mantovani, Juliana de Oliveira Araujo , Amanda Karen |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Araujo , Amanda Karen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estanislau de Ataíde Mantovani, Juliana de Oliveira Araujo , Amanda Karen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Neste artigo nos propomos a analisar a história da fotografia recontada literariamente no romance O pintor de retratos, de Luiz Antonio de Assis Brasil. Por meio da trajetória de Sandro Lanari, um jovem pintor retratista que tenta se equilibrar diante da modernidade e do advento da fotografia, o autor traça um retrato histórico e social do século XIX, resgatando conflitos e questões artísticas que sucederam a invenção fotográfica, como o declínio dos pintores retratistas e o embate entre pintores e fotógrafos. Nesse estudo, portanto, partindo do enredo da obra, demonstraremos o modo como a história da fotografia e a literatura se relacionam, concluindo que é impossível tratar desse romance sem nos deparar com o tema e os mecanismos que envolvem o processo fotográfico. Buscaremos demonstrar que, apesar da ausência material de imagens, trata-se de uma obra fotoliterária, considerando que a fotografia desempenha papel estruturante na narrativa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/2i.3438 |
url |
https://doi.org/10.21814/2i.3438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-7010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UMinho Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UMinho Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136445552656384 |