'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estanislau de Ataíde Mantovani, Juliana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Oliveira Araujo , Amanda Karen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/2i.3438
Resumo: Neste artigo nos propomos a analisar a história da fotografia recontada literariamente no romance O pintor de retratos, de Luiz Antonio de Assis Brasil. Por meio da trajetória de Sandro Lanari, um jovem pintor retratista que tenta se equilibrar diante da modernidade e do advento da fotografia, o autor traça um retrato histórico e social do século XIX, resgatando conflitos e questões artísticas que sucederam a invenção fotográfica, como o declínio dos pintores retratistas e o embate entre pintores e fotógrafos. Nesse estudo, portanto, partindo do enredo da obra, demonstraremos o modo como a história da fotografia e a literatura se relacionam, concluindo que é impossível tratar desse romance sem nos deparar com o tema e os mecanismos que envolvem o processo fotográfico. Buscaremos demonstrar que, apesar da ausência material de imagens, trata-se de uma obra fotoliterária, considerando que a fotografia desempenha papel estruturante na narrativa.
id RCAP_73eafc4c7bb0955e5d949fc4d0417bf9
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/3438
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling 'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil'The Painter of Portraits', by Assis BrasilArtigosNeste artigo nos propomos a analisar a história da fotografia recontada literariamente no romance O pintor de retratos, de Luiz Antonio de Assis Brasil. Por meio da trajetória de Sandro Lanari, um jovem pintor retratista que tenta se equilibrar diante da modernidade e do advento da fotografia, o autor traça um retrato histórico e social do século XIX, resgatando conflitos e questões artísticas que sucederam a invenção fotográfica, como o declínio dos pintores retratistas e o embate entre pintores e fotógrafos. Nesse estudo, portanto, partindo do enredo da obra, demonstraremos o modo como a história da fotografia e a literatura se relacionam, concluindo que é impossível tratar desse romance sem nos deparar com o tema e os mecanismos que envolvem o processo fotográfico. Buscaremos demonstrar que, apesar da ausência material de imagens, trata-se de uma obra fotoliterária, considerando que a fotografia desempenha papel estruturante na narrativa.In this article we propose to analyze the history of photography retold literally in the novel O pintor de retratos, by Luiz Antonio de Assis Brasil. Through the trajectory of Sandro Lanari, a young portrait painter who tries to balance himself in the face to the modernity and the advent of photography, the author draws a historical and social portrait of the nineteenth century, recovering conflicts and artistic issues that succeeded the photographic invention, as the decline of portrait painters and the clash between painters and photographers. In this study, therefore, starting from the plot of the work, we will demonstrate how the history of photography and the literature relate, concluding that it is impossible to deal with this novel without encountering the theme and mechanisms that involve the photographic process. We will try to demonstrate that, despite the material absence of images, it is a photoliterary work, considering that photography plays a structuring role in the narrative.UMinho Editora2021-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/2i.3438por2184-7010Estanislau de Ataíde Mantovani, Julianade Oliveira Araujo , Amanda Kareninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-24T08:38:24Zoai:journals.uminho.pt:article/3438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:59.810278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv 'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil
'The Painter of Portraits', by Assis Brasil
title 'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil
spellingShingle 'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil
Estanislau de Ataíde Mantovani, Juliana
Artigos
title_short 'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil
title_full 'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil
title_fullStr 'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil
title_full_unstemmed 'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil
title_sort 'O Pintor de Retratos', de Assis Brasil
author Estanislau de Ataíde Mantovani, Juliana
author_facet Estanislau de Ataíde Mantovani, Juliana
de Oliveira Araujo , Amanda Karen
author_role author
author2 de Oliveira Araujo , Amanda Karen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estanislau de Ataíde Mantovani, Juliana
de Oliveira Araujo , Amanda Karen
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste artigo nos propomos a analisar a história da fotografia recontada literariamente no romance O pintor de retratos, de Luiz Antonio de Assis Brasil. Por meio da trajetória de Sandro Lanari, um jovem pintor retratista que tenta se equilibrar diante da modernidade e do advento da fotografia, o autor traça um retrato histórico e social do século XIX, resgatando conflitos e questões artísticas que sucederam a invenção fotográfica, como o declínio dos pintores retratistas e o embate entre pintores e fotógrafos. Nesse estudo, portanto, partindo do enredo da obra, demonstraremos o modo como a história da fotografia e a literatura se relacionam, concluindo que é impossível tratar desse romance sem nos deparar com o tema e os mecanismos que envolvem o processo fotográfico. Buscaremos demonstrar que, apesar da ausência material de imagens, trata-se de uma obra fotoliterária, considerando que a fotografia desempenha papel estruturante na narrativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/2i.3438
url https://doi.org/10.21814/2i.3438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-7010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136445552656384