Conhecimentos sobre traumatismos dentários dos professores e educadores de infância de dois colégios em Braga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Cláudia Capitão Francisco
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/11628
Resumo: Objetivo: Caracterizar os conhecimentos e as capacidades dos professores e educadores de infância do Externato Paulo VI e do Colégio D. Pedro V, em Braga, para gerirem situações de traumatismos dentários no contexto escolar. Concomitantemente, pretendeu-se perceber qual a importância da realização de ações de sensibilização para a promoção de conhecimentos destes profissionais nesta área específica. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo observacional, analítico transversal com uma amostra de conveniência, constituída pelos professores e educadores de infância dos que lecionavam a crianças entre os três e os dez anos. O instrumento de avaliação consistiu num questionário, previamente validado, aplicado em dois momentos. No primeiro, foi aplicado o questionário e realizada uma ação de sensibilização. No segundo momento, após um mês, foi aplicado novamente o questionário. Os dados recolhidos foram analisados através do software estatístico IBM SPSSâ. Resultados: Na amostra de 53 participantes foi verificado que os participantes já apresentavam um nível inicial satisfatório de conhecimentos nesta temática. Todavia, a realização da ação de sensibilização demonstrou resultados muito favoráveis na obtenção de conhecimentos adicionais, tendo sido verificadas diferenças significativas nas respostas entre sessões, no sentido do aumento de conhecimentos. Conclusões: As ações de promoção de conhecimentos que contemplem a exemplificação de situações traumáticas reais, podem ser um método eficiente para a formação destes profissionais de educação. Neste conspecto, torna-se pertinente que os profissionais de educação e de saúde, embora em diferentes contextos de atuação, possam contribuir sinergicamente para um prognóstico mais favorável de um traumatismo dentário ocorrido no espaço escolar.
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