Conhecimentos sobre traumatismos dentários dos professores e educadores de infância de um colégio em Gaia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Joana Carolina Pedrosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/11747
Resumo: Objetivos: Caracterizar os conhecimentos dos professores e educadores de Infância do Colégio Nossa Senhora da Bonança, em V.N. Gaia, sobre traumatismos dentários, assim como, perceber a importância da formação específica destes profissionais na área da traumatologia dentária. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo observacional transversal, o qual visou a aplicação de um questionário, previamente validado, a professores e educadores de infância, após obtenção da assinatura da declaração de consentimento informado. Na primeira sessão foi aplicado o questionário e realizada uma ação de sensibilização. Na segunda sessão foi apenas aplicado o mesmo questionário. A recolha de dados realizou-se entre março e maio de 2022. Os dados foram analisados com recurso ao programa Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: Entre sessões, verificou-se que a ação de sensibilização realizada resultou numa melhoria marginal nos conhecimentos adquiridos pelos participantes, nomeadamente, sobre o risco de sequelas de um traumatismo, sobre a importância do tempo entre a ocorrência do trauma e a prestação de cuidados e sobre o meio de transporte adequado de um dente permanente avulsionado. Perante a simulação de situações de avulsão, em ambas as dentições, constatou-se que os participantes permaneceram sem um nível satisfatório de conhecimentos. Conclusão: Denota-se que é necessário repensar as estratégias a implementar para a promoção de conhecimentos, uma vez que o método implementado não surtiu o efeito desejado. Numa perspetiva futura, de forma a ser otimizada a aquisição de conhecimentos pelos profissionais, deve ser equacionada a integração desta temática nos programas curriculares da sua formação.
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