O projecto “Eu participo”. Uma estratégia da política local para a educação na cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Nuno Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Correia, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3486
Resumo: O artigo visa descrever os principais pressupostos pedagógicos subjacentes à realização de um projecto piloto sobre a temática da participação e as suas consequências na formação de crianças socialmente mais responsáveis. Enquadrando este projecto no espírito de dois movimentos inspiradores deste tipo de processos de promoção e articulação de processos de participação dos cidadãos - “Cidades Educadoras” e “Cidades Amigas das Crianças” -, a equipa definiu como ponto de partida a exploração e a reflexão com as crianças do documento “Convenção dos Direitos da Criança”, apostando posteriormente nos direitos referentes à sua participação. O projecto, realizou-se na Escola de 1º Ciclo do Ensino Básico de Batudes, freguesia de Palmela (2011/2012), tendo como principais objectivos os seguintes: promover espaços onde as crianças pudessem vivenciar valores intrínsecos à democracia participativa e, com a sua criatividade, (des)construir as relações sociais e de intervenção na comunidade; aproximar as crianças aos mecanismos de participação existentes e ao poder local. Concluiu-se, em termos gerais, que os objectivos pretendidos foram alcançados. Todavia, importa realçar o facto de o projecto piloto ter permitido a reflexão crítica dos professores em torno da sua prática educativa e com ela a potencialidade do envolvimento e da implicação das crianças nos processos de gestão escolar. Ficou visível que a possibilidade de trabalhar o currículo do ponto de vista da implicação dos alunos, num processo de ensino-aprendizagem, dialogicamente (des)construído, é uma realidade necessária à motivação das crianças para o universo da escola.
id RCAP_7407bb7ed06707c062e1846fe0ef87f3
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3486
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O projecto “Eu participo”. Uma estratégia da política local para a educação na cidadaniaEL PROYECTO “EU PARTICIPO”. UNA ESTRATEGIA LOCAL DE EDUCACIÓN PARA LA CIUDADANIATHE PROJECT “EU PARTICIPO”. A STRATEGY OF LOCAL EDUCATIONAL POLICY FOR EDUCATION IN CITIZENSHIPEducação para a cidadaniaCidades educadorasEscolas de cidadãosCitizenship educationEducating citiesSchools citizens.Faculdade de Ciências SociaisO artigo visa descrever os principais pressupostos pedagógicos subjacentes à realização de um projecto piloto sobre a temática da participação e as suas consequências na formação de crianças socialmente mais responsáveis. Enquadrando este projecto no espírito de dois movimentos inspiradores deste tipo de processos de promoção e articulação de processos de participação dos cidadãos - “Cidades Educadoras” e “Cidades Amigas das Crianças” -, a equipa definiu como ponto de partida a exploração e a reflexão com as crianças do documento “Convenção dos Direitos da Criança”, apostando posteriormente nos direitos referentes à sua participação. O projecto, realizou-se na Escola de 1º Ciclo do Ensino Básico de Batudes, freguesia de Palmela (2011/2012), tendo como principais objectivos os seguintes: promover espaços onde as crianças pudessem vivenciar valores intrínsecos à democracia participativa e, com a sua criatividade, (des)construir as relações sociais e de intervenção na comunidade; aproximar as crianças aos mecanismos de participação existentes e ao poder local. Concluiu-se, em termos gerais, que os objectivos pretendidos foram alcançados. Todavia, importa realçar o facto de o projecto piloto ter permitido a reflexão crítica dos professores em torno da sua prática educativa e com ela a potencialidade do envolvimento e da implicação das crianças nos processos de gestão escolar. Ficou visível que a possibilidade de trabalhar o currículo do ponto de vista da implicação dos alunos, num processo de ensino-aprendizagem, dialogicamente (des)construído, é uma realidade necessária à motivação das crianças para o universo da escola.Our paper intends to describe the main pedagogical assumptions underlying the attainment of a pilot project on the theme of participation and its consequences in the education of children more socially responsible. This project is framed by two movements that inspired these kind of processes which promote and articulate citizenship participation: “Educating Cities” and “Child Friendly Cities”. The team set as starting point the exploration and reflection of the document “Convention of the Children’s Rights” betting further on the rights regarding their participation. The project was held at the Primary School of Batudes (Palmela, 2011/2012) having as main objectives the following: to promote spaces where children could experience the intrinsic values of participatory democracy and, with their creativity (de)construct social relationships and community intervention; bring children closer to existing participation mechanisms and local authorities. In conclusion, the desired objectives have been achieved. However, the pilot project allowed teachers’ critical reflection about their educational practice and with it the potential involvement of children in school management processes. It became apparent that the ability to work the curriculum from the point of view of the involvement of students in enhancing the process of teaching and learning, dialogically (de)constructed, is a necessary reality for motivation and stimulation of children to the world of school.UAM EdicionesDigitUMaFraga, Nuno SilvaCorreia, Cristina2021-06-22T13:13:34Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3486porFraga Silva, N., & Correia, C. (2013). O projecto “Eu participo”. Uma estratégia da política local para a educação na cidadania. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 2(1), 93-118.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:27Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:40.696509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O projecto “Eu participo”. Uma estratégia da política local para a educação na cidadania
EL PROYECTO “EU PARTICIPO”. UNA ESTRATEGIA LOCAL DE EDUCACIÓN PARA LA CIUDADANIA
THE PROJECT “EU PARTICIPO”. A STRATEGY OF LOCAL EDUCATIONAL POLICY FOR EDUCATION IN CITIZENSHIP
title O projecto “Eu participo”. Uma estratégia da política local para a educação na cidadania
spellingShingle O projecto “Eu participo”. Uma estratégia da política local para a educação na cidadania
Fraga, Nuno Silva
Educação para a cidadania
Cidades educadoras
Escolas de cidadãos
Citizenship education
Educating cities
Schools citizens
.
Faculdade de Ciências Sociais
title_short O projecto “Eu participo”. Uma estratégia da política local para a educação na cidadania
title_full O projecto “Eu participo”. Uma estratégia da política local para a educação na cidadania
title_fullStr O projecto “Eu participo”. Uma estratégia da política local para a educação na cidadania
title_full_unstemmed O projecto “Eu participo”. Uma estratégia da política local para a educação na cidadania
title_sort O projecto “Eu participo”. Uma estratégia da política local para a educação na cidadania
author Fraga, Nuno Silva
author_facet Fraga, Nuno Silva
Correia, Cristina
author_role author
author2 Correia, Cristina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Nuno Silva
Correia, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a cidadania
Cidades educadoras
Escolas de cidadãos
Citizenship education
Educating cities
Schools citizens
.
Faculdade de Ciências Sociais
topic Educação para a cidadania
Cidades educadoras
Escolas de cidadãos
Citizenship education
Educating cities
Schools citizens
.
Faculdade de Ciências Sociais
description O artigo visa descrever os principais pressupostos pedagógicos subjacentes à realização de um projecto piloto sobre a temática da participação e as suas consequências na formação de crianças socialmente mais responsáveis. Enquadrando este projecto no espírito de dois movimentos inspiradores deste tipo de processos de promoção e articulação de processos de participação dos cidadãos - “Cidades Educadoras” e “Cidades Amigas das Crianças” -, a equipa definiu como ponto de partida a exploração e a reflexão com as crianças do documento “Convenção dos Direitos da Criança”, apostando posteriormente nos direitos referentes à sua participação. O projecto, realizou-se na Escola de 1º Ciclo do Ensino Básico de Batudes, freguesia de Palmela (2011/2012), tendo como principais objectivos os seguintes: promover espaços onde as crianças pudessem vivenciar valores intrínsecos à democracia participativa e, com a sua criatividade, (des)construir as relações sociais e de intervenção na comunidade; aproximar as crianças aos mecanismos de participação existentes e ao poder local. Concluiu-se, em termos gerais, que os objectivos pretendidos foram alcançados. Todavia, importa realçar o facto de o projecto piloto ter permitido a reflexão crítica dos professores em torno da sua prática educativa e com ela a potencialidade do envolvimento e da implicação das crianças nos processos de gestão escolar. Ficou visível que a possibilidade de trabalhar o currículo do ponto de vista da implicação dos alunos, num processo de ensino-aprendizagem, dialogicamente (des)construído, é uma realidade necessária à motivação das crianças para o universo da escola.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2021-06-22T13:13:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3486
url http://hdl.handle.net/10400.13/3486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fraga Silva, N., & Correia, C. (2013). O projecto “Eu participo”. Uma estratégia da política local para a educação na cidadania. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 2(1), 93-118.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UAM Ediciones
publisher.none.fl_str_mv UAM Ediciones
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129937396891648