O plano de melhoria como instrumento de regulação local em contexto TEIP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57189 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
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O plano de melhoria como instrumento de regulação local em contexto TEIPPrograma TEIPAvaliação internaAvaliação externaRegulação da educaçãoDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente trabalho pretende contribuir para a reflexão científica sobre as dinâmicas de regulação associadas à construção do Plano de Melhoria. A partir da análise do Plano de Melhoria como instrumento de regulação local num contexto TEIP, esta investigação pretendeu analisar como são percecionados pelo Diretor e pela Coordenadora da equipa de autoavaliação os processos de avaliação externa e de avaliação interna, e como são mobilizados os seus resultados na construção do Plano de Melhoria, tendo também em conta o contributo da comunidade educativa. Seguindo a proposta de Tempera e Costa (2017), foi possível compreender como a administração educativa procura coordenar a ação das escolas, através da regulação institucional, decretando os Planos de Melhoria, e o modo como esta é incorporada e reapropriada pelos atores educativos nos seus processos, seguindo diferentes estratégias que configuram uma lógica que pode ser burocrática, reflexiva ou emancipatória. Inserida no quadro da investigação qualitativa, a metodologia adotada foi o estudo de caso num território TEIP semi-rural. As técnicas de pesquisa incidiram na análise documental do Plano de Melhoria 2018/2021 e do relatório de avaliação externa que o antecedeu, e na análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas realizadas ao Diretor e à Coordenadora da equipa de autoavaliação. Concluímos que o Agrupamento onde foi realizado o presente estudo investiu numa cultura de avaliação que valoriza a participação coletiva, constituindo-se a construção do Plano de Melhoria como uma melhoria efetiva na prestação do serviço educativo. Os dados obtidos nesta pesquisa permitem ainda concluir que o Plano de Melhoria deste Agrupamento, não obedecendo apenas a uma lógica burocrática, parece ter sido elaborado na perspetiva de constituir um instrumento reflexivo, abrangendo a comunidade na definição dos seus próprios objetivos de desenvolvimento e melhoria da escola.This work intends to contribute to a scientific reflexion on the dynamics of regulation linked to the creation of the Improvement Plan. Starting from the analysis of the Improvement Plan as an instrument of local regulation in a TEIP context, this work intended to analyse how the internal and external evaluation processes are perceived, from both the headmaster and the self-assessment team coordinator perspectives, and consequently how the results are mobilized, with the contribution of the educational community in the creation of the Improvement Plan. Following the proposal of Tempera e Costa (2017) it was possible to understand how the educational administration seeks to coordinate the schools actions through the institutional regulation decreeing their Improvement Plans, and the way how it is assimilated and translated by the educational stakeholders within their processes, driving different strategies that follow a logic that can be either classified as bureaucratic, reflective or emancipatory. Regarding the qualitative research methodology, it was used the case-study of a TEIP within a rural area, undertaking an archive search and the documental analysis of the Improvement Plan (2018-2021) and of the external assessment report, that preceded it, as well as the semistructured interviews addressed to the headmaster and to the self-assessment team coordinator. One concluded that the school settlement focused in this study has invested in a culture of assessment that values the collective involvement, presenting the creation of the Improvement Plan as an effective improvement of the educational public service. In this study there are also presented some clues based on testimonies that lead to an existing Improvement Plan that can be classified as a reflective instrument that embraces the local community by establishing their own unique development goals and improvement of the school, not being restricted to a straight bureaucratic logic.Melo, Benedita Portugal eRepositório da Universidade de LisboaOliveira, Mónica Simão de2023-04-19T13:01:45Z20222022-10-112022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:26.520885Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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