Inteligências múltiplas através do ensino baseado em tarefas na aula de línguas estrangeiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20154 |
Resumo: | A teoria das inteligências múltiplas desenvolvida por Howard Gardner defende que todos os seres humanos possuem oito tipos de inteligências (linguística, lógicomatemática, espacial, musical, corporal cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista) estando mais ou menos desenvolvidas dependendo dos estímulos que receberem, entre outros fatores. Partindo da premissa de que o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira pode ser mais eficaz se tiver em consideração as várias inteligências presentes e a diversidade de tarefas levadas à sala de aula, pretendeu-se confirmar/ refutar esta convicção com base no trabalho de observação e de lecionação desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em inglês na Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal, e em espanhol na Escola Básica EB2/3 José Maria dos Santos, em Pinhal Novo. |
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Inteligências múltiplas através do ensino baseado em tarefas na aula de línguas estrangeirasTarefasDiversidadeInteligências múltiplasMotivaçãoMultiple intelligencesTasksDiversityMotivationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA teoria das inteligências múltiplas desenvolvida por Howard Gardner defende que todos os seres humanos possuem oito tipos de inteligências (linguística, lógicomatemática, espacial, musical, corporal cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista) estando mais ou menos desenvolvidas dependendo dos estímulos que receberem, entre outros fatores. Partindo da premissa de que o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira pode ser mais eficaz se tiver em consideração as várias inteligências presentes e a diversidade de tarefas levadas à sala de aula, pretendeu-se confirmar/ refutar esta convicção com base no trabalho de observação e de lecionação desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em inglês na Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal, e em espanhol na Escola Básica EB2/3 José Maria dos Santos, em Pinhal Novo.The theory of multiple intelligences developed by Howard Gardner argues that all human beings have eight types of intelligences (linguistic, logical- mathematical, spatial, musical, kinaesthetic body, interpersonal, intrapersonal and naturalist) however; some being more or less developed depending on the encouragement they receive amongst other factors. This reports sets out to test the premise that paying attention to the different intelligences and to the diversity of tasks taken to students while teaching a foreign language improves learning conditions. The premise is tested through observation and teaching carried out in English and Spanish courses as part of the Supervised Teaching Practicum in Secondary School in Setúbal (for English teaching) and in Basic School in Pinhal Novo (for Spanish teaching), during the 2015-2016 school year.Madrona Fernandez, AlbertoMatos, Ana GonçalvesRUNXavier, Ana Luísa Esteves Pereira2017-03-02T12:26:11Z2016-12-062016-10-072016-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20154TID:201551969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:03:31Zoai:run.unl.pt:10362/20154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:00.721592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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