Inteligências múltiplas através do ensino baseado em tarefas na aula de línguas estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Ana Luísa Esteves Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20154
Resumo: A teoria das inteligências múltiplas desenvolvida por Howard Gardner defende que todos os seres humanos possuem oito tipos de inteligências (linguística, lógicomatemática, espacial, musical, corporal cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista) estando mais ou menos desenvolvidas dependendo dos estímulos que receberem, entre outros fatores. Partindo da premissa de que o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira pode ser mais eficaz se tiver em consideração as várias inteligências presentes e a diversidade de tarefas levadas à sala de aula, pretendeu-se confirmar/ refutar esta convicção com base no trabalho de observação e de lecionação desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em inglês na Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal, e em espanhol na Escola Básica EB2/3 José Maria dos Santos, em Pinhal Novo.
id RCAP_7442fb49cce581c858810631b17f5902
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/20154
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligências múltiplas através do ensino baseado em tarefas na aula de línguas estrangeirasTarefasDiversidadeInteligências múltiplasMotivaçãoMultiple intelligencesTasksDiversityMotivationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA teoria das inteligências múltiplas desenvolvida por Howard Gardner defende que todos os seres humanos possuem oito tipos de inteligências (linguística, lógicomatemática, espacial, musical, corporal cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista) estando mais ou menos desenvolvidas dependendo dos estímulos que receberem, entre outros fatores. Partindo da premissa de que o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira pode ser mais eficaz se tiver em consideração as várias inteligências presentes e a diversidade de tarefas levadas à sala de aula, pretendeu-se confirmar/ refutar esta convicção com base no trabalho de observação e de lecionação desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em inglês na Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal, e em espanhol na Escola Básica EB2/3 José Maria dos Santos, em Pinhal Novo.The theory of multiple intelligences developed by Howard Gardner argues that all human beings have eight types of intelligences (linguistic, logical- mathematical, spatial, musical, kinaesthetic body, interpersonal, intrapersonal and naturalist) however; some being more or less developed depending on the encouragement they receive amongst other factors. This reports sets out to test the premise that paying attention to the different intelligences and to the diversity of tasks taken to students while teaching a foreign language improves learning conditions. The premise is tested through observation and teaching carried out in English and Spanish courses as part of the Supervised Teaching Practicum in Secondary School in Setúbal (for English teaching) and in Basic School in Pinhal Novo (for Spanish teaching), during the 2015-2016 school year.Madrona Fernandez, AlbertoMatos, Ana GonçalvesRUNXavier, Ana Luísa Esteves Pereira2017-03-02T12:26:11Z2016-12-062016-10-072016-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20154TID:201551969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:03:31Zoai:run.unl.pt:10362/20154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:00.721592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligências múltiplas através do ensino baseado em tarefas na aula de línguas estrangeiras
title Inteligências múltiplas através do ensino baseado em tarefas na aula de línguas estrangeiras
spellingShingle Inteligências múltiplas através do ensino baseado em tarefas na aula de línguas estrangeiras
Xavier, Ana Luísa Esteves Pereira
Tarefas
Diversidade
Inteligências múltiplas
Motivação
Multiple intelligences
Tasks
Diversity
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Inteligências múltiplas através do ensino baseado em tarefas na aula de línguas estrangeiras
title_full Inteligências múltiplas através do ensino baseado em tarefas na aula de línguas estrangeiras
title_fullStr Inteligências múltiplas através do ensino baseado em tarefas na aula de línguas estrangeiras
title_full_unstemmed Inteligências múltiplas através do ensino baseado em tarefas na aula de línguas estrangeiras
title_sort Inteligências múltiplas através do ensino baseado em tarefas na aula de línguas estrangeiras
author Xavier, Ana Luísa Esteves Pereira
author_facet Xavier, Ana Luísa Esteves Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madrona Fernandez, Alberto
Matos, Ana Gonçalves
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Ana Luísa Esteves Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Tarefas
Diversidade
Inteligências múltiplas
Motivação
Multiple intelligences
Tasks
Diversity
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Tarefas
Diversidade
Inteligências múltiplas
Motivação
Multiple intelligences
Tasks
Diversity
Motivation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A teoria das inteligências múltiplas desenvolvida por Howard Gardner defende que todos os seres humanos possuem oito tipos de inteligências (linguística, lógicomatemática, espacial, musical, corporal cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista) estando mais ou menos desenvolvidas dependendo dos estímulos que receberem, entre outros fatores. Partindo da premissa de que o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira pode ser mais eficaz se tiver em consideração as várias inteligências presentes e a diversidade de tarefas levadas à sala de aula, pretendeu-se confirmar/ refutar esta convicção com base no trabalho de observação e de lecionação desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em inglês na Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal, e em espanhol na Escola Básica EB2/3 José Maria dos Santos, em Pinhal Novo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-06
2016-10-07
2016-12-06T00:00:00Z
2017-03-02T12:26:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/20154
TID:201551969
url http://hdl.handle.net/10362/20154
identifier_str_mv TID:201551969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137890826977280