Instrumentos na investigação em tecnologia educativa: escolha e avaliação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/7370 |
Resumo: | Num momento em que tanto se questiona a relevância social e científica da investigação educativa em geral e, em particular, na Tecnologia Educativa, área científica que, com passado ainda recente conta com mais de meio século de actividade investigativa, a questão dos instrumentos utilizados para medida e recolha de dados assume redobrado interesse. De facto, acredita-se cada vez mais que a qualidade dos resultados de uma investigação estejam directamente relacionados com a utilização de instrumentos que, por um lado, sejam válidos e fiáveis, e, por outro, adaptados ao tipo de variável em estudo bem como aos objectivos da investigação. Pretende-se com esta comunicação auxiliar os investigadores em Tecnologia Educativa nesta tarefa crucial sobre a qual tão pouco se tem escrito e discutido: Que tipo de instrumento se adequa melhor ás variáveis do meu estudo? Devo construir um instrumento ou usar um existente? Onde posso encontrar instrumentos de boa qualidade? Como identifico se um instrumento é válido e fiável? Questões aparentemente simples, mas que colocam desafios a todos nós, docentes e investigadores responsáveis pela produção e avaliação do conhecimento na área. |
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