Instrumentos na investigação em tecnologia educativa: escolha e avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Clara Pereira
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/7370
Resumo: Num momento em que tanto se questiona a relevância social e científica da investigação educativa em geral e, em particular, na Tecnologia Educativa, área científica que, com passado ainda recente conta com mais de meio século de actividade investigativa, a questão dos instrumentos utilizados para medida e recolha de dados assume redobrado interesse. De facto, acredita-se cada vez mais que a qualidade dos resultados de uma investigação estejam directamente relacionados com a utilização de instrumentos que, por um lado, sejam válidos e fiáveis, e, por outro, adaptados ao tipo de variável em estudo bem como aos objectivos da investigação. Pretende-se com esta comunicação auxiliar os investigadores em Tecnologia Educativa nesta tarefa crucial sobre a qual tão pouco se tem escrito e discutido: Que tipo de instrumento se adequa melhor ás variáveis do meu estudo? Devo construir um instrumento ou usar um existente? Onde posso encontrar instrumentos de boa qualidade? Como identifico se um instrumento é válido e fiável? Questões aparentemente simples, mas que colocam desafios a todos nós, docentes e investigadores responsáveis pela produção e avaliação do conhecimento na área.
id RCAP_74543780ab880bbbd61e596f00952a20
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7370
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Instrumentos na investigação em tecnologia educativa: escolha e avaliaçãoInvestigaçãoTecnologia EducativaNum momento em que tanto se questiona a relevância social e científica da investigação educativa em geral e, em particular, na Tecnologia Educativa, área científica que, com passado ainda recente conta com mais de meio século de actividade investigativa, a questão dos instrumentos utilizados para medida e recolha de dados assume redobrado interesse. De facto, acredita-se cada vez mais que a qualidade dos resultados de uma investigação estejam directamente relacionados com a utilização de instrumentos que, por um lado, sejam válidos e fiáveis, e, por outro, adaptados ao tipo de variável em estudo bem como aos objectivos da investigação. Pretende-se com esta comunicação auxiliar os investigadores em Tecnologia Educativa nesta tarefa crucial sobre a qual tão pouco se tem escrito e discutido: Que tipo de instrumento se adequa melhor ás variáveis do meu estudo? Devo construir um instrumento ou usar um existente? Onde posso encontrar instrumentos de boa qualidade? Como identifico se um instrumento é válido e fiável? Questões aparentemente simples, mas que colocam desafios a todos nós, docentes e investigadores responsáveis pela produção e avaliação do conhecimento na área.Universidade do MinhoCoutinho, Clara Pereira20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/7370por“Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación”. ISSN 1138-1663. 6:4 (2000) 154-166.1138-1663info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:34:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:34:30Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos na investigação em tecnologia educativa: escolha e avaliação
title Instrumentos na investigação em tecnologia educativa: escolha e avaliação
spellingShingle Instrumentos na investigação em tecnologia educativa: escolha e avaliação
Coutinho, Clara Pereira
Investigação
Tecnologia Educativa
title_short Instrumentos na investigação em tecnologia educativa: escolha e avaliação
title_full Instrumentos na investigação em tecnologia educativa: escolha e avaliação
title_fullStr Instrumentos na investigação em tecnologia educativa: escolha e avaliação
title_full_unstemmed Instrumentos na investigação em tecnologia educativa: escolha e avaliação
title_sort Instrumentos na investigação em tecnologia educativa: escolha e avaliação
author Coutinho, Clara Pereira
author_facet Coutinho, Clara Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação
Tecnologia Educativa
topic Investigação
Tecnologia Educativa
description Num momento em que tanto se questiona a relevância social e científica da investigação educativa em geral e, em particular, na Tecnologia Educativa, área científica que, com passado ainda recente conta com mais de meio século de actividade investigativa, a questão dos instrumentos utilizados para medida e recolha de dados assume redobrado interesse. De facto, acredita-se cada vez mais que a qualidade dos resultados de uma investigação estejam directamente relacionados com a utilização de instrumentos que, por um lado, sejam válidos e fiáveis, e, por outro, adaptados ao tipo de variável em estudo bem como aos objectivos da investigação. Pretende-se com esta comunicação auxiliar os investigadores em Tecnologia Educativa nesta tarefa crucial sobre a qual tão pouco se tem escrito e discutido: Que tipo de instrumento se adequa melhor ás variáveis do meu estudo? Devo construir um instrumento ou usar um existente? Onde posso encontrar instrumentos de boa qualidade? Como identifico se um instrumento é válido e fiável? Questões aparentemente simples, mas que colocam desafios a todos nós, docentes e investigadores responsáveis pela produção e avaliação do conhecimento na área.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/7370
url https://hdl.handle.net/1822/7370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación”. ISSN 1138-1663. 6:4 (2000) 154-166.
1138-1663
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544666088734720