Ensino de Microcontroladores usando a família MSP430
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7435 |
Resumo: | Este artigo descreve o uso da família de microcontroladores MSP430 nas aulas dos cursos de Engª Electromecânica e Engª Electrotécnica. Esta família de microcontroladores foi escolhida devido às suas características e capacidades. O custo do μC e dos sistemas de desenvolvimento, a disponibilidade de várias ferramentas de desenvolvimento e o grande número de periféricos que esta família de microcontroladores possui permite o desenvolvimento de aplicações com o enfoque desejado para as aulas. As capacidades de análise de erros do software e as ferramentas de programação em linguagem C permitem uma aprendizagem mais acessível por parte dos alunos.Tendo em atenção as principais capacidades que queremos fornecer aos nossos estudantes, neste artigo vamos mostrar algumas das aplicações desenvolvidas e algumas em desenvolvimento pelo grupo de trabalho em microprocessadores do Departamento de Electromecânica da Universidade da Beira Interior. O objectivo deste artigo é o de mostrar uma forma acessível para o ensino de microprocessadores fazendo uso de ferramentas simples, mas ao mesmo tempo, poderosas e completas, que podem ser usadas numa grande variedade de aplicações. |
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Ensino de Microcontroladores usando a família MSP430Microcontroladores MSP430Este artigo descreve o uso da família de microcontroladores MSP430 nas aulas dos cursos de Engª Electromecânica e Engª Electrotécnica. Esta família de microcontroladores foi escolhida devido às suas características e capacidades. O custo do μC e dos sistemas de desenvolvimento, a disponibilidade de várias ferramentas de desenvolvimento e o grande número de periféricos que esta família de microcontroladores possui permite o desenvolvimento de aplicações com o enfoque desejado para as aulas. As capacidades de análise de erros do software e as ferramentas de programação em linguagem C permitem uma aprendizagem mais acessível por parte dos alunos.Tendo em atenção as principais capacidades que queremos fornecer aos nossos estudantes, neste artigo vamos mostrar algumas das aplicações desenvolvidas e algumas em desenvolvimento pelo grupo de trabalho em microprocessadores do Departamento de Electromecânica da Universidade da Beira Interior. O objectivo deste artigo é o de mostrar uma forma acessível para o ensino de microprocessadores fazendo uso de ferramentas simples, mas ao mesmo tempo, poderosas e completas, que podem ser usadas numa grande variedade de aplicações.Engenharia ‘2005 – Inovação e Desenvolvimento. Universidade da Beira InterioruBibliorumSantos, HumbertoGaspar, Pedro DinisEspírito Santo, AntónioRiberio, Bruno2019-10-29T11:35:05Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7435por972-8790-56-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:46:49Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:57.239530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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