Formação inicial de professores de ciências e biologia: a visão da natureza do conhecimento científico e a relação CTSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Luisa Dias
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Souza, Marcos Lopes de, Freitas, Denise de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.364
Resumo: Neste artigo analisamos os aspectos que inviabilizam aos licenciandos do curso de Ciências Biológicas a adoção de uma nova compreensão sobre o processo de produção do conhecimento científico e uma possível abordagem das relações Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente nas aulas que ministram durante os estágios curriculares em ensino de Ciências e Biologia. Através da análise de conteúdos das idéias e concepções dos alunos, registradas pelos pesquisadores, e de textos de auto-avaliação produzidos pelos licenciandos, durante as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e em Biologia, identificou-se uma resistência em compreender o conhecimento específico numa perspectiva que englobe seus aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos. Isto decorre da formação e da visão de mundo construídas ao longo da trajetória escolar, particularmente a universitária, influenciando sobremaneira as suas concepções a respeito da ciência e do ensinar‑aprender sobre ciências, especificamente biologia.
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