Os Livros de Horas (séc. XV) na colecção do Palácio Nacional de Mafra: estudo e conservação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/9329 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Conservação e Restauro. Especialização em documentos gráficos |
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Os Livros de Horas (séc. XV) na colecção do Palácio Nacional de Mafra: estudo e conservaçãoLivro de horasIluminurasPigmentosEncadernaçãoDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Conservação e Restauro. Especialização em documentos gráficosTrês livros de horas, datados do início do século XV e pertencentes à colecção do Palácio Nacional de Mafra, foram estudados por uma equipa multidisciplinar. Neste trabalho vão ser apresentados os resultados dos estudos dos materiais e técnicas. Uma abordagem multi-analítica revelou a paleta molecular utilizada para criar cor e reuniram-se novas perspectivas na produção destes códices ricamente decorados. A paleta1 encontra-se de acordo com a datação dos manuscritos. A grande abundância com que o lápis-lazúli e lacas de pau-brasil foram aplicados indicam que possa ser de proveniência francesa, possivelmente a partir de uma oficina francesa, tal como é proposto pelos historiadores de arte da equipa. Além disso, em concordância com uma publicação anterior sobre verdes do século XV-XVI, observou-se a utilização de um verde tipo sulfato de cobre básico, o qual foi usado tanto para criar verdes escuros como claros. Ouro e prata também foram profusamente aplicados; a folha de ouro apresenta erosão devido à sua espessura micrométrica e os fundos de prata exibem uma degradação extensiva e escurecimento. A análise molecular foi realizada por μ-EDXRF, μ-Raman, μ-FTIR, e FORS. Juntamente com a caracterização espectroscópica, as tintas foram também analisadas por microscopia óptica, permitindo-nos compreender como a cor final é construída (camadas, misturas) assim como os fenómenos de degradação, como o observado nos fundos de prata. Finalmente, foi realizada uma pesquisa completa sobre o estado de conservação de um dos códices mais deteriorados e planeado um método de conservação e restauro com base no princípio de intervenção mínima. As diferentes opções de tratamento, discutidas pela equipa e com o proprietário, serão apresentas, bem como a decisão final. Um dos objectivos do processo de conservação era recuperar o equilíbrio que o manuscrito havia perdido ao longo dos séculos, tendo em mente a necessidade de preservar a evidência histórica e toda a sua autenticidade.Faculdade de Ciências e TecnologiaMelo, Maria JoãoCasanova, Maria da ConceiçãoRUNAraújo, Ana Rita da Silva de2013-04-16T10:04:02Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9329porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:20Zoai:run.unl.pt:10362/9329Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:42.654992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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