Processos de degradação em manuscritos iluminados: estudo, conservação e restauro de um livro de horas do século XV do Palácio Nacional de Mafra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/17113 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Conservação e Restauro. Especialização em documentos gráficos |
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Processos de degradação em manuscritos iluminados: estudo, conservação e restauro de um livro de horas do século XV do Palácio Nacional de MafraLivro de horasIluminuraDegradaçãoPigmentosEncadernaçãoConservação e restauroDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Conservação e Restauro. Especialização em documentos gráficosO livro de horas Cofre nº 31, de procedência francesa e pertencente à coleção da Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, foi alvo de um amplo estudo multidisciplinar e de um processo de intervenção devido ao seu mau estado de conservação. A principal causa da deterioração deste manuscrito incide na sua encadernação, efetuada entre o final do século XVIII e o início do XIX, e inadequada a um códice em pergaminho. Para o diagnóstico dos danos, foi realizada uma avaliação exaustiva no bloco do texto – incluindo o pergaminho, os pigmentos e os elementos da encadernação – utilizando um protocolo avançado de avaliação do pergaminho, o IDAP. Uma vez que faz parte da sua história e não há vestígios de uma encadernação original, optou-se pelo restauro da atual de modo a torná-la compatível com a preservação do manuscrito, enquanto o tratamento do bloco do texto visou a sua estabilidade e equilíbrio. Através de métodos de análise in situ (μ-EDXRF, μ-Raman e FORS) e μ-FTIR, foi identificada a paleta molecular utilizada na produção das iluminuras, bem como as técnicas de construção das cores, revelando singularidades e confirmando a presença de diferentes mãos e modos de produção. Foi feito também um levantamento dos processos de degradação dos pigmentos, com destaque para a oxidação da prata e do mínio, constatando-se a necessidade de investigações futuras sobre estes fenómenos e possíveis processos de reversão e/ou estabilização.Casanova, Maria da ConceiçãoAraújo, AnaTomé, AnaRUNCarvalho, Isamara Lara de2016-04-27T10:17:50Z2015-102016-042015-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/17113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:54:40Zoai:run.unl.pt:10362/17113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:23:44.338458Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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