Tramas e Teias do Modelo de Negócio - Olbo&Mehler
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/82334 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de Economia |
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Tramas e Teias do Modelo de Negócio - Olbo&MehlerWarp and Weft of the Business Model - Olbo&MehlerEstratégiaModelo de NegócioBusiness Model CanvasTêxteis TécnicosStrategyBusiness ModelBusiness Model CanvasTechnical TextilesRelatório de Estágio do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de EconomiaO presente relatório foi elaborado no âmbito do meu estágio curricular, um requisitopara a conclusão do Mestrado em Economia da Faculdade de Economia da Universidade deCoimbra. O estágio decorreu de 5 de setembro de 2016 a 15 de dezembro de 2016 na Olbo&Mehler, Lda e teve por base o ramo da Gestão Estratégica.O ambiente que as empresas enfrentam atualmente é marcado por uma grande competição, por uma procura constante de diminuição dos custos e de melhorias da produtividade, tendo sempre como foco os resultados. Considerando este contexto, é fundamental para as empresas elaborarem um conjunto de estratégias sustentáveis que tenham em vista a criação de vantagens competitivas afim de, entre outras aspetos, criarem valor esatisfação aos seus clientes. Aliado à estratégia, a existência de um modelo de negócio é importante pois permite à empresa compreender as várias vertentes do negócio.Começo este relatório fazendo uma abordagem aos conceitos de estratégia, realçandoas perspetivas de Porter e Mintzberg, e de modelo de negócio, destacando as contribuições de Osterwalder e Pigneur. Depois, apresento a entidade de acolhimento e o estudo de caso e explico as tarefas que desenvolvi durante o estágio. O estudo de caso prende-se com a realização da análise das cinco forças de Porter e da análise SWOT para a Olbo&Mehler e, em seguida, do estudo dos conceitos que constam no quadro de modelo de negócio da entidade. A realização destas tarefas tem como principal objetivo apresentar um quadro de modelo de negócio mais completo e propor, para alguns mercados, estratégias diferentes.daquelas seguidas pela entidade.This report was prepared within the scope of my curricular internship, a requirementfor the completion of the Master's Degree in Economics from the Faculty of Economics of the University of Coimbra.The internship took place from September 5th to December 15th, 2016 at Olbo & Mehler, Lda and it was based on the Strategic Management branch.The environment that companies face nowadays is marked by high competition, aconstant search for cost reduction and productivity improvements, always focusing on results. Taking this context into account, it is fundamental for companies to develop a set of sustainable strategies aiming for the creation of competitive advantages in order to, among other aspects, create value and satisfaction for their customers. Allied to the strategy, the existence of a business model is important since it allows the company to better understand the several business strands.I start this report I approach the concepts of strategy and business model, highlighting the perspectives of Porter and Mintzberg, and Osterwalder and Pigneur, respectively. I present the host company, the case study and explain the tasks that I developed during the internship. The case study deals with the analysis of Porter's five forces and the SWOT analysis for Olbo&Mehler and then the study of the concepts that are part of the company´s business model. The main objective of these tasks is to present a more complete business model and propose, for some markets, different strategies from those followed by the company.2017-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82334http://hdl.handle.net/10316/82334TID:202110931porSá, João Pedro Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-26T11:14:01Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:15.568741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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