A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31530 |
Resumo: | O desenvolvimento do Projeto Final de Mestrado centra-se na importância da Fotografia Instantânea na sociedade contemporânea. O Projeto envolve a definição de Cultura Visual, a demonstração da evolução da Fotografia Instantânea, em que estão presentes a história da Polaroid, o Branding da Marca, o Rebranding da Marca, a estratégia de Retromarketing, a evolução artística e ainda a ligação comercial e temporal existente. O projeto tem um sentido programático e faz uma incursão na criação de um objeto artístico resultante da abordagem visual exploratória. O objetivo é analisar e desenvolver o tema, encontrar uma resposta para a problemática definida; absorver os conhecimentos dos vários métodos abordados, assim como os dados da investigação realizada. Em conclusão, procura-se através de uma investigação de metodologia mista (qualitativa e quantitativa) reproduzir um objeto artístico que englobe a Cultura Visual, a Fotografia Instantânea, o resultado da investigação e uma identidade visual. É usada a essência da Cultura Visual e a sua definição para conceber significados através da manipulação da Fotografia Instantânea. |
id |
RCAP_7484699f57a1d22deee221472be78870 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31530 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratóriaCultura visualFotografiaNostalgiaPolaroidBrandingRetromarketingProjeto de mestradoO desenvolvimento do Projeto Final de Mestrado centra-se na importância da Fotografia Instantânea na sociedade contemporânea. O Projeto envolve a definição de Cultura Visual, a demonstração da evolução da Fotografia Instantânea, em que estão presentes a história da Polaroid, o Branding da Marca, o Rebranding da Marca, a estratégia de Retromarketing, a evolução artística e ainda a ligação comercial e temporal existente. O projeto tem um sentido programático e faz uma incursão na criação de um objeto artístico resultante da abordagem visual exploratória. O objetivo é analisar e desenvolver o tema, encontrar uma resposta para a problemática definida; absorver os conhecimentos dos vários métodos abordados, assim como os dados da investigação realizada. Em conclusão, procura-se através de uma investigação de metodologia mista (qualitativa e quantitativa) reproduzir um objeto artístico que englobe a Cultura Visual, a Fotografia Instantânea, o resultado da investigação e uma identidade visual. É usada a essência da Cultura Visual e a sua definição para conceber significados através da manipulação da Fotografia Instantânea.The development of the Master’s Final project focuses on the importance of Instant Photography contemporary society. The Project involved a definition of Visual Culture, a demonstration of the evolution of Photography, evolution of Instant Photography, in which the History of Polaroid, Brand Branding, Rebranding, Retromarketing strategy, artistic evolution and the commercial link and temporal, as well the creation of an artistic object resulting from the exploratory visual approach. Therefore, and in this way, the objective is to analyze and develop the topic, to find an answer to the defined problem; absorb the knowledge of the various methods covered, as well as the data of the research carried out. In conclusion, it is sought through an investigation of mixed methodology (qualitative and quantitative) to reproduce an artistic object that includes an artistic and physical object that includes Visual Culture, the Instant Photography, the result of the investigation and visual identification of the candidate. The essence of Visual Culture and its definition used to conceive meanings through the manipulation.Marques, Ana LuísaRepositório ComumFava, Vera Costa de Sousa2020-02-25T14:50:56Z2020-02-01T00:00:00Z2020-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31530202448541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:25.011034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratória |
title |
A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratória |
spellingShingle |
A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratória Fava, Vera Costa de Sousa Cultura visual Fotografia Nostalgia Polaroid Branding Retromarketing Projeto de mestrado |
title_short |
A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratória |
title_full |
A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratória |
title_fullStr |
A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratória |
title_full_unstemmed |
A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratória |
title_sort |
A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratória |
author |
Fava, Vera Costa de Sousa |
author_facet |
Fava, Vera Costa de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Ana Luísa Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fava, Vera Costa de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura visual Fotografia Nostalgia Polaroid Branding Retromarketing Projeto de mestrado |
topic |
Cultura visual Fotografia Nostalgia Polaroid Branding Retromarketing Projeto de mestrado |
description |
O desenvolvimento do Projeto Final de Mestrado centra-se na importância da Fotografia Instantânea na sociedade contemporânea. O Projeto envolve a definição de Cultura Visual, a demonstração da evolução da Fotografia Instantânea, em que estão presentes a história da Polaroid, o Branding da Marca, o Rebranding da Marca, a estratégia de Retromarketing, a evolução artística e ainda a ligação comercial e temporal existente. O projeto tem um sentido programático e faz uma incursão na criação de um objeto artístico resultante da abordagem visual exploratória. O objetivo é analisar e desenvolver o tema, encontrar uma resposta para a problemática definida; absorver os conhecimentos dos vários métodos abordados, assim como os dados da investigação realizada. Em conclusão, procura-se através de uma investigação de metodologia mista (qualitativa e quantitativa) reproduzir um objeto artístico que englobe a Cultura Visual, a Fotografia Instantânea, o resultado da investigação e uma identidade visual. É usada a essência da Cultura Visual e a sua definição para conceber significados através da manipulação da Fotografia Instantânea. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-25T14:50:56Z 2020-02-01T00:00:00Z 2020-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31530 202448541 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31530 |
identifier_str_mv |
202448541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130001394630656 |