A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fava, Vera Costa de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31530
Resumo: O desenvolvimento do Projeto Final de Mestrado centra-se na importância da Fotografia Instantânea na sociedade contemporânea. O Projeto envolve a definição de Cultura Visual, a demonstração da evolução da Fotografia Instantânea, em que estão presentes a história da Polaroid, o Branding da Marca, o Rebranding da Marca, a estratégia de Retromarketing, a evolução artística e ainda a ligação comercial e temporal existente. O projeto tem um sentido programático e faz uma incursão na criação de um objeto artístico resultante da abordagem visual exploratória. O objetivo é analisar e desenvolver o tema, encontrar uma resposta para a problemática definida; absorver os conhecimentos dos vários métodos abordados, assim como os dados da investigação realizada. Em conclusão, procura-se através de uma investigação de metodologia mista (qualitativa e quantitativa) reproduzir um objeto artístico que englobe a Cultura Visual, a Fotografia Instantânea, o resultado da investigação e uma identidade visual. É usada a essência da Cultura Visual e a sua definição para conceber significados através da manipulação da Fotografia Instantânea.
id RCAP_7484699f57a1d22deee221472be78870
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31530
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratóriaCultura visualFotografiaNostalgiaPolaroidBrandingRetromarketingProjeto de mestradoO desenvolvimento do Projeto Final de Mestrado centra-se na importância da Fotografia Instantânea na sociedade contemporânea. O Projeto envolve a definição de Cultura Visual, a demonstração da evolução da Fotografia Instantânea, em que estão presentes a história da Polaroid, o Branding da Marca, o Rebranding da Marca, a estratégia de Retromarketing, a evolução artística e ainda a ligação comercial e temporal existente. O projeto tem um sentido programático e faz uma incursão na criação de um objeto artístico resultante da abordagem visual exploratória. O objetivo é analisar e desenvolver o tema, encontrar uma resposta para a problemática definida; absorver os conhecimentos dos vários métodos abordados, assim como os dados da investigação realizada. Em conclusão, procura-se através de uma investigação de metodologia mista (qualitativa e quantitativa) reproduzir um objeto artístico que englobe a Cultura Visual, a Fotografia Instantânea, o resultado da investigação e uma identidade visual. É usada a essência da Cultura Visual e a sua definição para conceber significados através da manipulação da Fotografia Instantânea.The development of the Master’s Final project focuses on the importance of Instant Photography contemporary society. The Project involved a definition of Visual Culture, a demonstration of the evolution of Photography, evolution of Instant Photography, in which the History of Polaroid, Brand Branding, Rebranding, Retromarketing strategy, artistic evolution and the commercial link and temporal, as well the creation of an artistic object resulting from the exploratory visual approach. Therefore, and in this way, the objective is to analyze and develop the topic, to find an answer to the defined problem; absorb the knowledge of the various methods covered, as well as the data of the research carried out. In conclusion, it is sought through an investigation of mixed methodology (qualitative and quantitative) to reproduce an artistic object that includes an artistic and physical object that includes Visual Culture, the Instant Photography, the result of the investigation and visual identification of the candidate. The essence of Visual Culture and its definition used to conceive meanings through the manipulation.Marques, Ana LuísaRepositório ComumFava, Vera Costa de Sousa2020-02-25T14:50:56Z2020-02-01T00:00:00Z2020-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31530202448541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:25.011034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratória
title A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratória
spellingShingle A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratória
Fava, Vera Costa de Sousa
Cultura visual
Fotografia
Nostalgia
Polaroid
Branding
Retromarketing
Projeto de mestrado
title_short A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratória
title_full A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratória
title_fullStr A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratória
title_full_unstemmed A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratória
title_sort A fotografia instantânea na sociedade contemporânea: abordagem visual exploratória
author Fava, Vera Costa de Sousa
author_facet Fava, Vera Costa de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ana Luísa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fava, Vera Costa de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura visual
Fotografia
Nostalgia
Polaroid
Branding
Retromarketing
Projeto de mestrado
topic Cultura visual
Fotografia
Nostalgia
Polaroid
Branding
Retromarketing
Projeto de mestrado
description O desenvolvimento do Projeto Final de Mestrado centra-se na importância da Fotografia Instantânea na sociedade contemporânea. O Projeto envolve a definição de Cultura Visual, a demonstração da evolução da Fotografia Instantânea, em que estão presentes a história da Polaroid, o Branding da Marca, o Rebranding da Marca, a estratégia de Retromarketing, a evolução artística e ainda a ligação comercial e temporal existente. O projeto tem um sentido programático e faz uma incursão na criação de um objeto artístico resultante da abordagem visual exploratória. O objetivo é analisar e desenvolver o tema, encontrar uma resposta para a problemática definida; absorver os conhecimentos dos vários métodos abordados, assim como os dados da investigação realizada. Em conclusão, procura-se através de uma investigação de metodologia mista (qualitativa e quantitativa) reproduzir um objeto artístico que englobe a Cultura Visual, a Fotografia Instantânea, o resultado da investigação e uma identidade visual. É usada a essência da Cultura Visual e a sua definição para conceber significados através da manipulação da Fotografia Instantânea.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-25T14:50:56Z
2020-02-01T00:00:00Z
2020-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31530
202448541
url http://hdl.handle.net/10400.26/31530
identifier_str_mv 202448541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130001394630656