A tendência do vintage e retro nas estratégias de marketing das marcas : caso prático : Dan Cake Portugal e três projetos de retromarketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Manuel de Almeida Afonso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/28169
Resumo: Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
id RCAP_952b4ea3350ab99d6f490c9d9fde9b88
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28169
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A tendência do vintage e retro nas estratégias de marketing das marcas : caso prático : Dan Cake Portugal e três projetos de retromarketingMarketingRetroVintageEventosretromarketingEventsMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisO período de formação teve lugar no Departamento de Marketing da DanCake Portugal, mais concretamente nas vertentes do Marketing Digital, Marketing Tradicional e Marketing de Eventos. O presente projeto e estudo subjacente teve um objetivo fundamentalmente descritivo, procurando obter informação e desenvolver projetos no Departamento de Marketing da DanCake Portugal. O objetivo do presente projeto passa pelo estudo da influência dos estilos Retro e Vintage nas estratégias de marketing das marcas, bem como a resposta do consumidor à adoção das mesmas, tendo um maior foco na componente prática no Marketing da DanCake Portugal resultando em três projetos de retromarketing Para tal, foram abordados três temas principais: o Retro Marketing, o Vintage Marketing e o Marketing de Eventos. Estes três temas foram analisados e fundamentados comparando e exemplificando outros casos semelhantes noutras empresas. Seguiram-se metodologias qualitativas (action research) mas também quantitativas (sondagens/ inquéritos) ao longo destes três projetos. O primeiro projeto tem como principal objetivo a criação de um novo produto retro e o relançamento de uma linha de produtos retro no mercado. O segundo projeto consiste na reutilização de publicidade aplicada aos diversos canais de comunicação. Por fim, o terceiro projeto compreende a elaboração e planeamento de um evento para lançamento e ativação em ponto de venda, do produto criado no primeiro projeto. Após conclusão de todos estes projetos e posterior análise conclui-se que, para os produtos em estudo, a utilização do estilo retro e posteriores estratégias de promoção foram bem-sucedidas, porém, com possível margem de progresso.This training period was realized at DanCake’s Marketing Department, more specifically in Digital Marketing, Traditional Marketing and Events Marketing areas. The aim of this project and study is, mainly descriptive and seeking to obtain information and developing projects at DanCake’s Marketing Department. The main goal is about studying the real Retro and Vintage Styles influence on brand’s marketing strategies as well as the consumer reaction to those strategies, having a bigger attention and focus on the practical component (DanCake’s Marketing) resulting in three main retromarketing projects. For such, three main topics were addressed: Retro Marketing, Vintage Marketing and Events Marketing. These three topics were analysed and substantiated by comparing and exemplifying other similar cases in other companies. Qualitative methodologies (action research) but also quantitative methodologies (polls/surveys) were followed throughout these three projects. The main goal of the first project is about creating a new retro product and the relaunch of an entire retro product line in the market. The second project consists of reusing the company’s advertisement applied to different communication channels. Finally, the third project comprises the elaboration and planning of an event to lauch the product created on the first project. After completion of all these projects and subsequent analysis, it is concluded that, for the products under study, the use of the retro style and subsequent promotion strategies were successful, however, with possible margin for progress.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, Maria Cristina PintoRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Manuel de Almeida Afonso2023-08-23T08:47:30Z2023-052023-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28169porGonçalves, Manuel de Almeida Afonso (2023). “A tendência do vintage e retro nas estratégias de marketing das marcas : caso prático : Dan Cake Portugal e três projetos de retromarketing”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-27T01:32:12Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:35.957723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A tendência do vintage e retro nas estratégias de marketing das marcas : caso prático : Dan Cake Portugal e três projetos de retromarketing
title A tendência do vintage e retro nas estratégias de marketing das marcas : caso prático : Dan Cake Portugal e três projetos de retromarketing
spellingShingle A tendência do vintage e retro nas estratégias de marketing das marcas : caso prático : Dan Cake Portugal e três projetos de retromarketing
Gonçalves, Manuel de Almeida Afonso
Marketing
Retro
Vintage
Eventos
retromarketing
Events
title_short A tendência do vintage e retro nas estratégias de marketing das marcas : caso prático : Dan Cake Portugal e três projetos de retromarketing
title_full A tendência do vintage e retro nas estratégias de marketing das marcas : caso prático : Dan Cake Portugal e três projetos de retromarketing
title_fullStr A tendência do vintage e retro nas estratégias de marketing das marcas : caso prático : Dan Cake Portugal e três projetos de retromarketing
title_full_unstemmed A tendência do vintage e retro nas estratégias de marketing das marcas : caso prático : Dan Cake Portugal e três projetos de retromarketing
title_sort A tendência do vintage e retro nas estratégias de marketing das marcas : caso prático : Dan Cake Portugal e três projetos de retromarketing
author Gonçalves, Manuel de Almeida Afonso
author_facet Gonçalves, Manuel de Almeida Afonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Cristina Pinto
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Manuel de Almeida Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Retro
Vintage
Eventos
retromarketing
Events
topic Marketing
Retro
Vintage
Eventos
retromarketing
Events
description Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-23T08:47:30Z
2023-05
2023-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/28169
url http://hdl.handle.net/10400.5/28169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, Manuel de Almeida Afonso (2023). “A tendência do vintage e retro nas estratégias de marketing das marcas : caso prático : Dan Cake Portugal e três projetos de retromarketing”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133544120844288