Desempenho motor em crianças do ensino fundamental i relacionado ao estado nutricional e contexto socioeconômico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Erisvan Demones
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5982
Resumo: O desenvolvimento motor é um processo dinâmico que é fruto da interação das variáveis do indivíduo, do meio e da tarefa. Essas interações definem o percurso do desenvolvimento, e notadamente, das habilidades motoras fundamentais. Dessa maneira, este estudo busca verificar a influência das variáveis biológicas e socioculturais no desempenho motor de crianças entre 6 a 10 anos em um município Brasileiro. A amostra foi constituída de 152 crianças, sendo 74 meninos e 78 meninas, com idades compreendidas entre 6 a 10 anos de idade (8,2±0,73). O instrumento utilizado para avaliação da variável motora (dependente) foi o Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-2), validado para a população Brasileira por Valentini (2012). A aplicação dos testes, análises e comparações com os escores oferecidos pelo teste seguiu as recomendações do autor (Ulrich, 2000). Para avaliar o estado nutricional (IMC) utilizou os valores de corte propostos com Cole et al. (2000) e para composição corporal (%G) seguiu-se as equações de Lohman (1986). O contexto socioeconômico foi avaliado pelo questionário de pesquisa da ABA/ABIPEME, modificado por Almeida e Wickerhauser (1991). Os resultados relativos ao perfil motor revelam que (79,6%) das crianças apresenta uma classificação “Muito Pobre”. Quando se compararam os sexos, registram-se diferenças estatisticamente significativas, apresentando os meninos melhores resultados nas habilidades de controle de objetos (t=7,25, p=0,01), nomeadamente nas habilidades de quicar (t=4,73, p=0,01), chutar (t=4,14, p=0,01) e arremesso por cima (t=5,89, p=0,01). Das variáveis biológicas aquela que mais apresentou correlação com o desempenho motor foi o percentual de gordura (r= -0,31, p= 0,01). Das variáveis contextuais, não foi encontrada correlações significativas com o contexto socioeconômico. Contudo, os resultados evidenciam correlação entre o CMA e a variável do contexto de atividade física (r= 0,19, p= 0,05). O modelo de regressão linear nos permite concluir que o desempenho motor é significativamente explicado pela variável do contexto de atividade física conseguindo explicar 3,7% de sua variação (R2=0,037, p=0,01) e 9,5% da variação através do percentual de gordura corporal (R2=0,095, p=0,01). Em conclusão, os fatores biológicos e contextuais influenciam o desempenho motor de crianças, mostrado a natureza interativa do desenvolvimento.
id RCAP_748715a7106b26b9cb082a0da386f2cd
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5982
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desempenho motor em crianças do ensino fundamental i relacionado ao estado nutricional e contexto socioeconômicoDesenvolvimento motorDesempenhoNutriçãoContexto socioculturalO desenvolvimento motor é um processo dinâmico que é fruto da interação das variáveis do indivíduo, do meio e da tarefa. Essas interações definem o percurso do desenvolvimento, e notadamente, das habilidades motoras fundamentais. Dessa maneira, este estudo busca verificar a influência das variáveis biológicas e socioculturais no desempenho motor de crianças entre 6 a 10 anos em um município Brasileiro. A amostra foi constituída de 152 crianças, sendo 74 meninos e 78 meninas, com idades compreendidas entre 6 a 10 anos de idade (8,2±0,73). O instrumento utilizado para avaliação da variável motora (dependente) foi o Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-2), validado para a população Brasileira por Valentini (2012). A aplicação dos testes, análises e comparações com os escores oferecidos pelo teste seguiu as recomendações do autor (Ulrich, 2000). Para avaliar o estado nutricional (IMC) utilizou os valores de corte propostos com Cole et al. (2000) e para composição corporal (%G) seguiu-se as equações de Lohman (1986). O contexto socioeconômico foi avaliado pelo questionário de pesquisa da ABA/ABIPEME, modificado por Almeida e Wickerhauser (1991). Os resultados relativos ao perfil motor revelam que (79,6%) das crianças apresenta uma classificação “Muito Pobre”. Quando se compararam os sexos, registram-se diferenças estatisticamente significativas, apresentando os meninos melhores resultados nas habilidades de controle de objetos (t=7,25, p=0,01), nomeadamente nas habilidades de quicar (t=4,73, p=0,01), chutar (t=4,14, p=0,01) e arremesso por cima (t=5,89, p=0,01). Das variáveis biológicas aquela que mais apresentou correlação com o desempenho motor foi o percentual de gordura (r= -0,31, p= 0,01). Das variáveis contextuais, não foi encontrada correlações significativas com o contexto socioeconômico. Contudo, os resultados evidenciam correlação entre o CMA e a variável do contexto de atividade física (r= 0,19, p= 0,05). O modelo de regressão linear nos permite concluir que o desempenho motor é significativamente explicado pela variável do contexto de atividade física conseguindo explicar 3,7% de sua variação (R2=0,037, p=0,01) e 9,5% da variação através do percentual de gordura corporal (R2=0,095, p=0,01). Em conclusão, os fatores biológicos e contextuais influenciam o desempenho motor de crianças, mostrado a natureza interativa do desenvolvimento.Motor development is a dynamic process that results from the interaction of the variables of the individual, the environment and the task. These interactions define the course of development, and especially, fundamental motor skills. Thus, this study aims to investigate the influence of biological and sociocultural variables in motor performance of children between 6-10 years in a Brazilian city. The sample consisted of 152 children, including 74 boys and 78 girls, aged 6-10 years (8.2 ± 0.73). The instrument used to assess the (dependent) variable was driving the Test of Gross Motor Development - Second Edition (TGMD-2), validated for the Brazilian population by Valentini (2012). The application of the tests, analyzes and comparisons with the scores offered by the test followed the recommendations of the author (Ulrich, 2000). To assess the nutritional status (BMI) used the cutoff values with Cole et al. (2000) and body composition (% BF) was followed by the equations of Lohman (1986). The socioeconomic context was assessed by questionnaire survey of ABA / ABIPEME modified by Almeida and Wickerhauser (1991). The results for the motor profile reveal that (79.6%) of the children has a rating "Very Poor". When comparing the sexes, recorded statistically significant differences, boys showed better results in object control skills (t = 7.25, p = 0.01), particularly in the skills of bounce (t = 4.73, p = 0.01) and kick (t = 4.14, p = 0.01) and pitch over (t = 5.89, p = 0.01). Of biological variables which most correlated with motor performance was the percentage of fat (r = -0.31, p = 0.01). Of contextual variables, no significant correlation was found with the socioeconomic context. However, the results show a correlation between the CMA and the variable context of physical activity (r = 0.19, p = 0.05). The linear regression model allows us to conclude that the engine performance is significantly explained by the variable context of achieving physical activity explain 3.7% of the variation (R2 = 0.037, p = 0.01) and 9.5% of the variation across the percentage of body fat (R2 = 0.095, p = 0.01). In conclusion, biological and contextual factors influence the performance of children motor, shown the interactive nature of development.2016-05-27T12:02:17Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5982porTavares, Erisvan Demonesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:25:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:52.263088Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho motor em crianças do ensino fundamental i relacionado ao estado nutricional e contexto socioeconômico
title Desempenho motor em crianças do ensino fundamental i relacionado ao estado nutricional e contexto socioeconômico
spellingShingle Desempenho motor em crianças do ensino fundamental i relacionado ao estado nutricional e contexto socioeconômico
Tavares, Erisvan Demones
Desenvolvimento motor
Desempenho
Nutrição
Contexto sociocultural
title_short Desempenho motor em crianças do ensino fundamental i relacionado ao estado nutricional e contexto socioeconômico
title_full Desempenho motor em crianças do ensino fundamental i relacionado ao estado nutricional e contexto socioeconômico
title_fullStr Desempenho motor em crianças do ensino fundamental i relacionado ao estado nutricional e contexto socioeconômico
title_full_unstemmed Desempenho motor em crianças do ensino fundamental i relacionado ao estado nutricional e contexto socioeconômico
title_sort Desempenho motor em crianças do ensino fundamental i relacionado ao estado nutricional e contexto socioeconômico
author Tavares, Erisvan Demones
author_facet Tavares, Erisvan Demones
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Erisvan Demones
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento motor
Desempenho
Nutrição
Contexto sociocultural
topic Desenvolvimento motor
Desempenho
Nutrição
Contexto sociocultural
description O desenvolvimento motor é um processo dinâmico que é fruto da interação das variáveis do indivíduo, do meio e da tarefa. Essas interações definem o percurso do desenvolvimento, e notadamente, das habilidades motoras fundamentais. Dessa maneira, este estudo busca verificar a influência das variáveis biológicas e socioculturais no desempenho motor de crianças entre 6 a 10 anos em um município Brasileiro. A amostra foi constituída de 152 crianças, sendo 74 meninos e 78 meninas, com idades compreendidas entre 6 a 10 anos de idade (8,2±0,73). O instrumento utilizado para avaliação da variável motora (dependente) foi o Test of Gross Motor Development – Second Edition (TGMD-2), validado para a população Brasileira por Valentini (2012). A aplicação dos testes, análises e comparações com os escores oferecidos pelo teste seguiu as recomendações do autor (Ulrich, 2000). Para avaliar o estado nutricional (IMC) utilizou os valores de corte propostos com Cole et al. (2000) e para composição corporal (%G) seguiu-se as equações de Lohman (1986). O contexto socioeconômico foi avaliado pelo questionário de pesquisa da ABA/ABIPEME, modificado por Almeida e Wickerhauser (1991). Os resultados relativos ao perfil motor revelam que (79,6%) das crianças apresenta uma classificação “Muito Pobre”. Quando se compararam os sexos, registram-se diferenças estatisticamente significativas, apresentando os meninos melhores resultados nas habilidades de controle de objetos (t=7,25, p=0,01), nomeadamente nas habilidades de quicar (t=4,73, p=0,01), chutar (t=4,14, p=0,01) e arremesso por cima (t=5,89, p=0,01). Das variáveis biológicas aquela que mais apresentou correlação com o desempenho motor foi o percentual de gordura (r= -0,31, p= 0,01). Das variáveis contextuais, não foi encontrada correlações significativas com o contexto socioeconômico. Contudo, os resultados evidenciam correlação entre o CMA e a variável do contexto de atividade física (r= 0,19, p= 0,05). O modelo de regressão linear nos permite concluir que o desempenho motor é significativamente explicado pela variável do contexto de atividade física conseguindo explicar 3,7% de sua variação (R2=0,037, p=0,01) e 9,5% da variação através do percentual de gordura corporal (R2=0,095, p=0,01). Em conclusão, os fatores biológicos e contextuais influenciam o desempenho motor de crianças, mostrado a natureza interativa do desenvolvimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2016-05-27T12:02:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5982
url http://hdl.handle.net/10348/5982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137082042482688