Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: d'Orey, Frederico
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Abreu, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/190
Resumo: Objetivo: O desenvolvimento dos lugares turísticos tem sido abordado nos estudos de turismo e objeto de preocupação nas decisões políticas. Nem sempre o turismo de massas é solução para o desenvolvimento sustentável das cidades, regiões ou países. Urge compreender as relações entre os indivíduos e os lugares que visitam. Por este motivo, este artigo pretende interpretar os conceitos de “Sentimento de Lugar” e “Destino Turístico”, como forma holística dos Lugares Turísticos, nas perceções dos turistas. O artigo propõe segmentar e analisar o perfil dos indivíduos não residentes durante a sua visita a Portugal.Desenho/metodologia/abordagem: A revisão da literatura devolve-nos diversas dimensões explicativas do “Sentimento de Lugar” e “Destino Turístico”. Este artigo interpõe estas dimensões como fatores discriminantes da ligação entre o indivíduo e os lugares que visitam, contribuindo construir um perfil de turistas não residentes em Portugal.Com o objetivo de proporcionar um instrumento de investigação, foi elaborado um questionário com afirmações classificadas numa escala de likert de 5 pontos produzidas e selecionadas com recurso a um Focus Group com especialistas em turismo. O questionário foi validado empiricamente por uma amostra de 500 inquéritos presenciais no Aeroporto Internacional de Lisboa, em Portugal. Estudos anteriores identificaram 15 variáveis ou dimensões associadas aos Lugares Turísticos que neste estudo foram sujeitas a uma análise de clusters. Após a avaliação da metodologia de agrupação hierárquica, foi escolhido o método do “vizinho mais longe” (Complete Linkage) do qual resultou 4 perfis de perceção associados aos turistas não residentes. O estudo ainda contemplou a caracterização das dimensões sociodemográficas, segundo, os quatro perfis obtidos anteriormente.Resultados: Os resultados conduziram à caracterização de quatro clusters heterogéneos significativos. Verificou-se a existência de um perfil composto por turistas com elevada perceção das dimensões propostas, por outro lado, identificou-se um perfil associado a perceções mais fracas. Os restantes dois perfis caracterizam os turistas com perceções diferenciadas associadas ao “Sentimento de Lugar” e “Destino Turístico”.Limitações de investigação: No curso da investigação foram levantados alguns constrangimentos na recolha dos dados. Por via da dinâmica de fluxo do Aeroporto de Lisboa, o plano de trabalho de campo teve que ser modificado no local. Esta investigação permitiu construir e identificar perfis de turistas não residentes que contribuem para a reflexão académica e policy-maker.Implicações práticas: A investigação e sua metodologia abre vias para aprofundar o conhecimento sobre a promoção turística sendo uma ferramenta útil para os decisores políticos associados à gestão turística. Para o sector privado, as empresas de comunicação de marketing podem recorrer a estes resultados para desenvolver as suas estratégias de comunicação com base nos fatores de perceção sugeridos neste estudo.Originalidade/valor: Este artigo contempla a análise conjunta de duas diferentes conceptualizações associadas aos Lugares Turísticos, o “Sentimento de Lugar” com origem nos estudos da geografia humana e o “Destino Turístico” esmiuçada pelos estudos do turismo e marketing.Palavras-chave: Sentimento de lugar; destino turístico; lugar turístico; análise de clusters; data-driven.
id RCAP_748f44031d5827535afc1a83f4f521f6
oai_identifier_str oai:ojs.isag.meupt.com:article/190
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares TurísticosObjetivo: O desenvolvimento dos lugares turísticos tem sido abordado nos estudos de turismo e objeto de preocupação nas decisões políticas. Nem sempre o turismo de massas é solução para o desenvolvimento sustentável das cidades, regiões ou países. Urge compreender as relações entre os indivíduos e os lugares que visitam. Por este motivo, este artigo pretende interpretar os conceitos de “Sentimento de Lugar” e “Destino Turístico”, como forma holística dos Lugares Turísticos, nas perceções dos turistas. O artigo propõe segmentar e analisar o perfil dos indivíduos não residentes durante a sua visita a Portugal.Desenho/metodologia/abordagem: A revisão da literatura devolve-nos diversas dimensões explicativas do “Sentimento de Lugar” e “Destino Turístico”. Este artigo interpõe estas dimensões como fatores discriminantes da ligação entre o indivíduo e os lugares que visitam, contribuindo construir um perfil de turistas não residentes em Portugal.Com o objetivo de proporcionar um instrumento de investigação, foi elaborado um questionário com afirmações classificadas numa escala de likert de 5 pontos produzidas e selecionadas com recurso a um Focus Group com especialistas em turismo. O questionário foi validado empiricamente por uma amostra de 500 inquéritos presenciais no Aeroporto Internacional de Lisboa, em Portugal. Estudos anteriores identificaram 15 variáveis ou dimensões associadas aos Lugares Turísticos que neste estudo foram sujeitas a uma análise de clusters. Após a avaliação da metodologia de agrupação hierárquica, foi escolhido o método do “vizinho mais longe” (Complete Linkage) do qual resultou 4 perfis de perceção associados aos turistas não residentes. O estudo ainda contemplou a caracterização das dimensões sociodemográficas, segundo, os quatro perfis obtidos anteriormente.Resultados: Os resultados conduziram à caracterização de quatro clusters heterogéneos significativos. Verificou-se a existência de um perfil composto por turistas com elevada perceção das dimensões propostas, por outro lado, identificou-se um perfil associado a perceções mais fracas. Os restantes dois perfis caracterizam os turistas com perceções diferenciadas associadas ao “Sentimento de Lugar” e “Destino Turístico”.Limitações de investigação: No curso da investigação foram levantados alguns constrangimentos na recolha dos dados. Por via da dinâmica de fluxo do Aeroporto de Lisboa, o plano de trabalho de campo teve que ser modificado no local. Esta investigação permitiu construir e identificar perfis de turistas não residentes que contribuem para a reflexão académica e policy-maker.Implicações práticas: A investigação e sua metodologia abre vias para aprofundar o conhecimento sobre a promoção turística sendo uma ferramenta útil para os decisores políticos associados à gestão turística. Para o sector privado, as empresas de comunicação de marketing podem recorrer a estes resultados para desenvolver as suas estratégias de comunicação com base nos fatores de perceção sugeridos neste estudo.Originalidade/valor: Este artigo contempla a análise conjunta de duas diferentes conceptualizações associadas aos Lugares Turísticos, o “Sentimento de Lugar” com origem nos estudos da geografia humana e o “Destino Turístico” esmiuçada pelos estudos do turismo e marketing.Palavras-chave: Sentimento de lugar; destino turístico; lugar turístico; análise de clusters; data-driven.ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão2017-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/190European Journal of Applied Business and Management; 2017: Special Issue - ICABM2183-5594reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/190https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/190/190-SI-ICABMCopyright (c) 2017 European Journal of Applied Business and Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessd'Orey, FredericoAbreu, Ricardo2024-02-20T14:11:28Zoai:ojs.isag.meupt.com:article/190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:13.542300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos
title Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos
spellingShingle Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos
d'Orey, Frederico
title_short Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos
title_full Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos
title_fullStr Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos
title_full_unstemmed Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos
title_sort Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos
author d'Orey, Frederico
author_facet d'Orey, Frederico
Abreu, Ricardo
author_role author
author2 Abreu, Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv d'Orey, Frederico
Abreu, Ricardo
description Objetivo: O desenvolvimento dos lugares turísticos tem sido abordado nos estudos de turismo e objeto de preocupação nas decisões políticas. Nem sempre o turismo de massas é solução para o desenvolvimento sustentável das cidades, regiões ou países. Urge compreender as relações entre os indivíduos e os lugares que visitam. Por este motivo, este artigo pretende interpretar os conceitos de “Sentimento de Lugar” e “Destino Turístico”, como forma holística dos Lugares Turísticos, nas perceções dos turistas. O artigo propõe segmentar e analisar o perfil dos indivíduos não residentes durante a sua visita a Portugal.Desenho/metodologia/abordagem: A revisão da literatura devolve-nos diversas dimensões explicativas do “Sentimento de Lugar” e “Destino Turístico”. Este artigo interpõe estas dimensões como fatores discriminantes da ligação entre o indivíduo e os lugares que visitam, contribuindo construir um perfil de turistas não residentes em Portugal.Com o objetivo de proporcionar um instrumento de investigação, foi elaborado um questionário com afirmações classificadas numa escala de likert de 5 pontos produzidas e selecionadas com recurso a um Focus Group com especialistas em turismo. O questionário foi validado empiricamente por uma amostra de 500 inquéritos presenciais no Aeroporto Internacional de Lisboa, em Portugal. Estudos anteriores identificaram 15 variáveis ou dimensões associadas aos Lugares Turísticos que neste estudo foram sujeitas a uma análise de clusters. Após a avaliação da metodologia de agrupação hierárquica, foi escolhido o método do “vizinho mais longe” (Complete Linkage) do qual resultou 4 perfis de perceção associados aos turistas não residentes. O estudo ainda contemplou a caracterização das dimensões sociodemográficas, segundo, os quatro perfis obtidos anteriormente.Resultados: Os resultados conduziram à caracterização de quatro clusters heterogéneos significativos. Verificou-se a existência de um perfil composto por turistas com elevada perceção das dimensões propostas, por outro lado, identificou-se um perfil associado a perceções mais fracas. Os restantes dois perfis caracterizam os turistas com perceções diferenciadas associadas ao “Sentimento de Lugar” e “Destino Turístico”.Limitações de investigação: No curso da investigação foram levantados alguns constrangimentos na recolha dos dados. Por via da dinâmica de fluxo do Aeroporto de Lisboa, o plano de trabalho de campo teve que ser modificado no local. Esta investigação permitiu construir e identificar perfis de turistas não residentes que contribuem para a reflexão académica e policy-maker.Implicações práticas: A investigação e sua metodologia abre vias para aprofundar o conhecimento sobre a promoção turística sendo uma ferramenta útil para os decisores políticos associados à gestão turística. Para o sector privado, as empresas de comunicação de marketing podem recorrer a estes resultados para desenvolver as suas estratégias de comunicação com base nos fatores de perceção sugeridos neste estudo.Originalidade/valor: Este artigo contempla a análise conjunta de duas diferentes conceptualizações associadas aos Lugares Turísticos, o “Sentimento de Lugar” com origem nos estudos da geografia humana e o “Destino Turístico” esmiuçada pelos estudos do turismo e marketing.Palavras-chave: Sentimento de lugar; destino turístico; lugar turístico; análise de clusters; data-driven.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/190
url https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/190
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/190
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/190/190-SI-ICABM
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 European Journal of Applied Business and Management
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 European Journal of Applied Business and Management
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv European Journal of Applied Business and Management; 2017: Special Issue - ICABM
2183-5594
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137441893842944