A realidade virtual em odontopediatria, indicações e potencial terapêutico : revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Diana Xavier de Barros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/42457
Resumo: Introdução: A realidade virtual (RV) surgiu como uma ferramenta promissora no campo da odontopediatria para aliviar a ansiedade e controlar a dor. Ao criar ambientes virtuais imersivos e interativos, a tecnologia VR pode efetivamente distrair e envolver pacientes jovens durante a consulta de medicina dentária, reduzindo assim substancialmente os seus níveis de ansiedade, tornando a consulta numa experiência positiva. Materiais e métodos: A presente revisão sistemática seguiu as guidelines PRISMA com a seguinte questão de investigação no formato PICO: Na população pediátrica (P), a realidade virtual (I) auxilia no controlo da ansiedade e dor (O) numa consulta de medicina dentária comparando com outras técnicas de controlo comportamental (C)? Foram utilizadas as bases de dados PubMed/Medline®, SCOPUS e Web of Science. Resultados: Da combinação dos termos de pesquisa obtiveram-se um total de 525 artigos. Após retirar os 79 artigos duplicados, obteve-se um total de 446. Após a leitura do título e resumo, 392 registos foram classificados como irrelevantes e excluídos. No final foram considerados aptos para essa revisão sistemática, 22 artigos Conclusão: A RV é um método eficaz na redução da ansiedade e dor em crianças durante o tratamento dentário e demonstrou-se ser mais efetiva do que os métodos tradicionais. Ao proporcionar uma experiência envolvente e imersiva, a RV desvia a atenção dos pacientes do ambiente clínico, resultando numa experiência mais positiva e agradável. No entanto, é importante reconhecer as limitações dos estudos apresentados, sendo necessário investigar todo o potencial da RV em odontopediatria.
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