A realidade virtual imersiva como estratégia de distração na troca de curativos de crianças queimadas: série de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simas, Camila
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197153
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.
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spelling A realidade virtual imersiva como estratégia de distração na troca de curativos de crianças queimadas: série de casosEnfermagem PediátricaDistraçãoDorQueimadurasRealidade VirtualTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.Introdução: Pessoas que sofreram queimaduras experimentam um dos tipos mais intensos de dor durante as frequentes trocas de curativos, apesar da utilização de terapia farmacológica, pode se tornar bastante intensa, muitas vezes considerada “insuportável” por quem vivencia. O tratamento que não engloba as manifestações da queimadura como dor e ansiedade, interferem negativamente na recuperação de pessoas que sofreram queimaduras, as quais podem implicar em alterações emocionais, influenciando na qualidade de vida. A Realidade Virtual Imersiva vem mostrando resultados promissores sobre distração e consequente diminuição da dor. Objetivo: Relatar a utilização da realidade virtual como método de distração e diversão na resposta da dor durante a troca de curativos de crianças e adolescentes que sofreram queimaduras. Método: Foi utilizada a Realidade virtual imersiva individualmente durante a troca de curativos de crianças e adolescentes que sofreram queimaduras, sendo avaliada a distração e a diversão por meio da aplicação da escala numérica e de faces. Também foi avaliada a dor através da escala numérica e de faces em três momentos: antes, durante e após a troca de curativo. A coleta de dados foi realizada em um hospital referência no período de setembro de 2018 até janeiro de 2019, sendo possível a participação de sete crianças e adolescentes. Resultados: Foram descritos os casos de sete participantes, sendo cinco crianças e dois adolescentes que usaram a realidade virtual imersiva durante a troca de curativo. A idade dos participantes variou de sete a 14 anos, todos do sexo masculino e que sofreram queimaduras com líquidos superaquecido ou chama direta em ambiente doméstico. A avaliação de distração variou de zero até oito, e de diversão de seis até 10. Já as manifestações de dor variaram de zero até seis para as medidas antes do curativo, de dois até 10 durante o curativo quando utilizavam a realidade virtual e de zero até 10 depois do curativo, já sem utilização da realidade virtual. Mesmo não tendo um comparativo, a partir do relato dos participantes, acompanhantes e equipe de enfermagem, é destacado a melhora da dor com o uso da realidade virtual imersiva durante a troca de curativo. Tempo de uso variou de oito até 45 minutos, e não foi observado nenhum efeito colateral durante o uso da realidade virtual. Conclusão: Os resultados deste estudo sugerem que a realidade virtual imersiva pode promover a distração e a diversão durante procedimentos dolorosos em crianças e adolescentes que sofreram queimaduras, também uma diminuição da intensidade dolorosa através de relatos dos participantes promovidos pela imersão da estratégia aplicada, o que torna positivo para a criança/adolescente submetido aos procedimentosFlorianópolis, SCEchevarría-Guanilo, Maria ElenaUniversidade Federal de Santa CatarinaSimas, Camila2019-07-05T09:15:56Z2019-07-05T09:15:56Z2019-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197153info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-05T09:15:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197153Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-05T09:15:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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