O risco cultural na internacionalização de empresas: O caso de sucesso da McDonald's
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/31116 |
Resumo: | Este estudo pretende investigar a estratégia de internacionalização da McDonald’s. Numa primeira fase centra-se no modo de entrada no mercado de destino e na segunda como se posiciona como líder e empresa dominante do mercado de fast-food, durante largos anos até os dias de hoje. Para além da estratégia de customização do cliente ao produto clássico, Big Mac, foca-se também na adaptação aos novos mercados através da criação de menus tendo por base os costumes alimentares, religiões e culturas desses países. Através de entrevistas com gerentes de loja de restaurantes McDonald’s, pretendeu percecionar se as diferenças culturais têm ou não impacto nos pedidos em restaurantes McDonald’s, em Portugal. |
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O risco cultural na internacionalização de empresas: O caso de sucesso da McDonald'sInternacionalizaçãoMcDonald’sRisco culturalReligião -- ReligionFranchising -- FranchisingInternationalizationCultural riskEste estudo pretende investigar a estratégia de internacionalização da McDonald’s. Numa primeira fase centra-se no modo de entrada no mercado de destino e na segunda como se posiciona como líder e empresa dominante do mercado de fast-food, durante largos anos até os dias de hoje. Para além da estratégia de customização do cliente ao produto clássico, Big Mac, foca-se também na adaptação aos novos mercados através da criação de menus tendo por base os costumes alimentares, religiões e culturas desses países. Através de entrevistas com gerentes de loja de restaurantes McDonald’s, pretendeu percecionar se as diferenças culturais têm ou não impacto nos pedidos em restaurantes McDonald’s, em Portugal.This study aims to investigate McDonald's internationalization strategy. In the first phase, it focuses on how it entered the destination market and in the second, how it positioned itself as the leader and dominant company in the fast-food market, for many years up to the present day. In addition to the strategy of customizing the customer to the classic product, Big Mac, it also focuses on adapting to new markets by creating menus based on the eating habits, religions and cultures of those countries. Through interviews with store managers of McDonald's restaurants, it aims to find out whether cultural differences have an impact on orders in McDonald's restaurants in Portugal.2024-02-20T13:02:10Z2023-11-08T00:00:00Z2023-11-082023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/31116TID:203531620porNabais, Afonso Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-07T02:45:26Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/31116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-07T02:45:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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