Satisfação relativamente ao modelo de avaliação de desempenho numa empresa de construção civil: resultados da carreira técnica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/59592 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
id |
RCAP_74d9d778778331f990fa25299edca448 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59592 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Satisfação relativamente ao modelo de avaliação de desempenho numa empresa de construção civil: resultados da carreira técnicaSatisfaction with the performance evaluation model in a construction company: results of the technical careerRecursos humanosSatisfaçãoAvaliação de desempenhoQuestionário de satisfaçãoDesenvolvimentoHuman resourcesSatisfactionPerformance evaluationSatisfaction questionnaireDevelopmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)O estudo que é apresentado neste documento foi elaborado no âmbito do segundo ano do Mestrado em Educação na área de especialização de Formação, Trabalho e Recursos Humanos. Para que este estudo pudesse ser concretizado, teve como contexto organizacional uma empresa que se dedica a serviços de engenharia e construção civil em Portugal e que tem um departamento de recursos humanos bem definido e orientado. Centrou-se acerca da problemática da avaliação de desempenho e a satisfação dos colaboradores da carreira técnica de uma empresa de construção civil relativamente ao modelo que é aplicado na empresa, com o intuito de perceber se estão satisfeitos, quais os aspetos que devem ser melhorados e quais os aspetos que produzem um efeito significativo no seu desenvolvimento. Este estudo permitirá entender melhor a perspetiva de cada colaborador com o objetivo de criar um modelo de avaliação de desempenho que vá de encontro às suas expectativas e que avalie o que efetivamente pretende avaliar, o desempenho. Para isso serão abordadas as características principais da avaliação de desempenho como, por exemplo, os métodos de avaliação, quem avalia, dificuldades da avaliação, erros que podem ser desencadeados e o processo de feedback. Este estudo teve duas componentes centrais: a componente prática que consistiu na realização de diferentes atividades no contexto real de trabalho, incluindo a participação na avaliação do processo de avaliação de desempenho e a contribuição para ações de formação. A componente académica – as dimensões teórica e metodológica - consistiu na elaboração do presente documento e na análise dos resultados obtidos com base num inquérito de satisfação aplicado na empresa.The study presented on this document was elaborated within the scope of the second year of the Master in Education in the area of specialization of Training, Work and Human Resources. In order for this study to be carried out, its organizational context was a company that is dedicated to engineering and civil construction services in Portugal and has a well defined and oriented human resources department. It focused on the problem of performance evaluation and the satisfaction of employees of the technical career of a civil construction company about the model that is applied in the company, in order to understand if they are satisfied, which are the aspects that must be improved and which aspects have a significant effect on their development. This study will allow a better understanding of the perspective of each employee in order to create a performance evaluation model that meets their expectations and that evaluates what they intend to evaluate, the performance. For this, the main characteristics of performance evaluation will be addressed, such as evaluation methods, who evaluates, evaluation difficulties, errors that can be triggered and the feedback process. This study had two central components: the practical component that consisted in carrying out different activities in the real context of work, including participation in the performance evaluation process and contribution to training actions. The academic component - the theoretical and methodological dimensions - consisted on the elaboration of this document and the analysis of the results obtained based on a satisfaction survey applied in the company.Gomes, Carlos AlbertoUniversidade do MinhoSilva, Elsa Catarina Fernandes20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/59592por202188582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:48.766751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação relativamente ao modelo de avaliação de desempenho numa empresa de construção civil: resultados da carreira técnica Satisfaction with the performance evaluation model in a construction company: results of the technical career |
title |
Satisfação relativamente ao modelo de avaliação de desempenho numa empresa de construção civil: resultados da carreira técnica |
spellingShingle |
Satisfação relativamente ao modelo de avaliação de desempenho numa empresa de construção civil: resultados da carreira técnica Silva, Elsa Catarina Fernandes Recursos humanos Satisfação Avaliação de desempenho Questionário de satisfação Desenvolvimento Human resources Satisfaction Performance evaluation Satisfaction questionnaire Development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Satisfação relativamente ao modelo de avaliação de desempenho numa empresa de construção civil: resultados da carreira técnica |
title_full |
Satisfação relativamente ao modelo de avaliação de desempenho numa empresa de construção civil: resultados da carreira técnica |
title_fullStr |
Satisfação relativamente ao modelo de avaliação de desempenho numa empresa de construção civil: resultados da carreira técnica |
title_full_unstemmed |
Satisfação relativamente ao modelo de avaliação de desempenho numa empresa de construção civil: resultados da carreira técnica |
title_sort |
Satisfação relativamente ao modelo de avaliação de desempenho numa empresa de construção civil: resultados da carreira técnica |
author |
Silva, Elsa Catarina Fernandes |
author_facet |
Silva, Elsa Catarina Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Carlos Alberto Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elsa Catarina Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos humanos Satisfação Avaliação de desempenho Questionário de satisfação Desenvolvimento Human resources Satisfaction Performance evaluation Satisfaction questionnaire Development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Recursos humanos Satisfação Avaliação de desempenho Questionário de satisfação Desenvolvimento Human resources Satisfaction Performance evaluation Satisfaction questionnaire Development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/59592 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/59592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202188582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133053267738624 |