Estudo em processos de reconstituição de acidentes rodoviários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40915 |
Resumo: | Este trabalho tem dois objetivos. O primeiro visa sensibilizar o leitor para a temática da sinistralidade rodoviária através da apresentação cuidada de dados relativos aos acidentes rodoviários ocorridos em alguns continentes em especial o europeu. O segundo procura garantir uma abordagem na mesma temática focada no território português. Para a compreensão do estado e evolução nacional das tragédias ocorridas nas estradas portuguesas relativamente ao número de mortos, ao número de feridos graves, ao número de feridos ligeiros e ao número de acidentes ocorridos, serão apresentados os valores ocorridos destes numa amostra temporal de 18 anos (2000- 2018), assim como as principais características humanas e ambientais que influenciam a ocorrência dos mesmos. No âmbito do segundo objetivo é efetuada uma análise das formas de obtenção de informações dos locais de ocorrência dos acidentes, e apresentadas as fórmulas matemáticas usadas para a obtenção de indicadores, como velocidades iniciais dos veículos, quantidade de energia envolvida na colisão, entre outros. |
id |
RCAP_74ed6f7773d508d3537009b31e2808bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40915 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo em processos de reconstituição de acidentes rodoviáriosAcidentes rodoviáriosReconstruções computacionaisColisãoModelo multicorpoModelo corpo rígidoEste trabalho tem dois objetivos. O primeiro visa sensibilizar o leitor para a temática da sinistralidade rodoviária através da apresentação cuidada de dados relativos aos acidentes rodoviários ocorridos em alguns continentes em especial o europeu. O segundo procura garantir uma abordagem na mesma temática focada no território português. Para a compreensão do estado e evolução nacional das tragédias ocorridas nas estradas portuguesas relativamente ao número de mortos, ao número de feridos graves, ao número de feridos ligeiros e ao número de acidentes ocorridos, serão apresentados os valores ocorridos destes numa amostra temporal de 18 anos (2000- 2018), assim como as principais características humanas e ambientais que influenciam a ocorrência dos mesmos. No âmbito do segundo objetivo é efetuada uma análise das formas de obtenção de informações dos locais de ocorrência dos acidentes, e apresentadas as fórmulas matemáticas usadas para a obtenção de indicadores, como velocidades iniciais dos veículos, quantidade de energia envolvida na colisão, entre outros.Simões, António SantosRepositório ComumPereira, Rodrigo Simões2022-06-06T15:29:41Z2021-12-132022-04-28T00:00:00Z2022-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40915203015240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:36.149515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo em processos de reconstituição de acidentes rodoviários |
title |
Estudo em processos de reconstituição de acidentes rodoviários |
spellingShingle |
Estudo em processos de reconstituição de acidentes rodoviários Pereira, Rodrigo Simões Acidentes rodoviários Reconstruções computacionais Colisão Modelo multicorpo Modelo corpo rígido |
title_short |
Estudo em processos de reconstituição de acidentes rodoviários |
title_full |
Estudo em processos de reconstituição de acidentes rodoviários |
title_fullStr |
Estudo em processos de reconstituição de acidentes rodoviários |
title_full_unstemmed |
Estudo em processos de reconstituição de acidentes rodoviários |
title_sort |
Estudo em processos de reconstituição de acidentes rodoviários |
author |
Pereira, Rodrigo Simões |
author_facet |
Pereira, Rodrigo Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, António Santos Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Rodrigo Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acidentes rodoviários Reconstruções computacionais Colisão Modelo multicorpo Modelo corpo rígido |
topic |
Acidentes rodoviários Reconstruções computacionais Colisão Modelo multicorpo Modelo corpo rígido |
description |
Este trabalho tem dois objetivos. O primeiro visa sensibilizar o leitor para a temática da sinistralidade rodoviária através da apresentação cuidada de dados relativos aos acidentes rodoviários ocorridos em alguns continentes em especial o europeu. O segundo procura garantir uma abordagem na mesma temática focada no território português. Para a compreensão do estado e evolução nacional das tragédias ocorridas nas estradas portuguesas relativamente ao número de mortos, ao número de feridos graves, ao número de feridos ligeiros e ao número de acidentes ocorridos, serão apresentados os valores ocorridos destes numa amostra temporal de 18 anos (2000- 2018), assim como as principais características humanas e ambientais que influenciam a ocorrência dos mesmos. No âmbito do segundo objetivo é efetuada uma análise das formas de obtenção de informações dos locais de ocorrência dos acidentes, e apresentadas as fórmulas matemáticas usadas para a obtenção de indicadores, como velocidades iniciais dos veículos, quantidade de energia envolvida na colisão, entre outros. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-13 2022-06-06T15:29:41Z 2022-04-28T00:00:00Z 2022-04-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/40915 203015240 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/40915 |
identifier_str_mv |
203015240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130037844180992 |