Evidências de validade baseadas no conteúdo de um instrumento de avaliação da literacia científica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/33437 https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.27 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo a recolha de evidências de validade baseadas no conteúdo de um instrumento piloto de avaliação da literacia científi ca. A recolha foi realizada em sete etapas: defi nição dos domínios cognitivos, defi nição do universo e da representatividade do conteúdo, elaboração da tabela de especifi cação, construção do instrumento, análise teórica dos itens e análise empírica dos itens. Foram se-lecionados 35 itens, que avaliam a compreensão, a análise e a avaliação das competências presentes nos principais documentos curriculares portugueses. O teste piloto foi aplicado a 176 alunos de oito escolas da região sul de Portugal. A análise empírica revelou a presença de 14 itens muito fáceis e sete muito difíceis, os quais devem ser revistos para adequar o instrumento às competências da população-alvo. |
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