E-ducAtion: plataforma didática multidisciplinar de apoio ao 1º ciclo de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Luís Filipe Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/56582
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores
id RCAP_75165fc425339f82ed95c700c9bca1d0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56582
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E-ducAtion: plataforma didática multidisciplinar de apoio ao 1º ciclo de ensinoAutomação e robótica educativaPlataforma de jogos multidisciplinarEnsino-aprendizagem1º Ciclo de estudosEducational automation and roboticsMultidisciplinary games platformTeaching-learning1st Cycle studyEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestrado integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e ComputadoresEsta dissertação teve como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma didática multidisciplinar de apoio ao ensino no 1º ciclo para averiguar a importância dos jogos didáticos na consolidação dos conteúdos escolares e agilizar o processo de aprendizagem. Considerou-se oportuno desenvolver, neste ciclo de estudo, metodologias de ensino/aprendizagem diferentes que promovessem a motivação dos alunos e a aquisição de competências. Para abordar este problema desenvolveu-se uma plataforma didática multidisciplinar. A plataforma é constituída por um conjunto de cinco módulos que comunicam entre si e gerem todo um sistema pedagógico de interação com a criança. Assim, a criança interage com um ambiente de luz, movimento e som, especialmente pensado e criado de forma a cativar a sua atenção para a aquisição de mecanismos de resolução de problemas. No módulo principal foi criada uma atividade em que a personagem se desloca ao longo de um percurso, devendo ultrapassar diversos obstáculos para que consiga chegar ao final do trajeto com sucesso. Os outros quatro módulos são jogos didáticos relacionados com o programa disciplinar do 1º ciclo e definidos de modo a possibilitar que a criança desenvolva os mecanismos de pensamento desejados. Ao longo da interação, a criança pode somar pontos e é contado o tempo de resolução de cada problema. No final é realizada uma corrida entre duas personagens, que em função do desempenho da criança, faz chegar primeiro à meta uma delas. Pensa-se que este espirito competitivo possa servir de estímulo à criança para aprender. O projeto resultou de uma parceria entre a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, o Instituto Politécnico do Cávado e Ave e o Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho em Barcelos. Os testes da plataforma foram realizados na Escola EB 1 de Macieira de Rates, com alunos do 1º ciclo, segundo métricas de avaliação previamente definidas. Os alunos e professores mostraram-se muito entusiasmados e curiosos com a plataforma E-ducAtion. Analisando os resultados recolhidos pode-se concluir que a plataforma teve um impacto muito positivo junto das comunidades escolares em que esteve inserida, quer a nível de motivação quer a nível da aprendizagem de conteúdos.This dissertation aims to develop a multidisciplinary didactic platform to support the teaching in the 1st cycle to ascertain the importance of didactic games in the consolidation of school contents and foster the learning process. It is considered opportune to develop, in this cycle of study, different teaching/learning methodologies that promote student motivation and the acquisition of competences. To address this problem a multidisciplinary didactic platform was developed. The platform consists of a set of five modules that communicate with each other and generate an entire pedagogical system of interaction with the child. Thus, the child interacts with an environment of light, movement and sound, specially thought and created in order to attract attention to the acquisition of problem solving mechanisms. In the main module is created an activity in which the character moves along a course, and it must overcome several obstacles so that it can reach the end of the journey with success. The other four modules are didactic games related to the 1st cycle disciplinary program and defined in order to enable the child to develop the desired thinking mechanisms. Throughout the interaction, the child adds points and the time for solving the problem is counted. In the end a race is held between two characters, which depending on the performance of the child, will make one of them reach the goal first. It is thought that this competitive spirit may stimulate the child to learn. The project results from a partnership between the School of Engineering of University of Minho, Instituto Politécnico do Cávado e Ave and the Rosa Ramalho Schools Association in Barcelos. The tests of the platform were be carried out in the EB 1 School of Macieira de Rates, with students of the 1st cycle, according to previously defined evaluation metrics. The students and teachers were very enthusiastic and curious about the E-ducAtion platform. Analyzing the results obtained, it can be concluded that the platform had a very positive impact on the communities in which it was inserted, both in terms of motivation and in terms of teaching.Soares, FilomenaCarvalho, VítorUniversidade do MinhoDias, Luís Filipe Alves20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/56582por201987759info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:09.033850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E-ducAtion: plataforma didática multidisciplinar de apoio ao 1º ciclo de ensino
title E-ducAtion: plataforma didática multidisciplinar de apoio ao 1º ciclo de ensino
spellingShingle E-ducAtion: plataforma didática multidisciplinar de apoio ao 1º ciclo de ensino
Dias, Luís Filipe Alves
Automação e robótica educativa
Plataforma de jogos multidisciplinar
Ensino-aprendizagem
1º Ciclo de estudos
Educational automation and robotics
Multidisciplinary games platform
Teaching-learning
1st Cycle study
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short E-ducAtion: plataforma didática multidisciplinar de apoio ao 1º ciclo de ensino
title_full E-ducAtion: plataforma didática multidisciplinar de apoio ao 1º ciclo de ensino
title_fullStr E-ducAtion: plataforma didática multidisciplinar de apoio ao 1º ciclo de ensino
title_full_unstemmed E-ducAtion: plataforma didática multidisciplinar de apoio ao 1º ciclo de ensino
title_sort E-ducAtion: plataforma didática multidisciplinar de apoio ao 1º ciclo de ensino
author Dias, Luís Filipe Alves
author_facet Dias, Luís Filipe Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Filomena
Carvalho, Vítor
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Luís Filipe Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Automação e robótica educativa
Plataforma de jogos multidisciplinar
Ensino-aprendizagem
1º Ciclo de estudos
Educational automation and robotics
Multidisciplinary games platform
Teaching-learning
1st Cycle study
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Automação e robótica educativa
Plataforma de jogos multidisciplinar
Ensino-aprendizagem
1º Ciclo de estudos
Educational automation and robotics
Multidisciplinary games platform
Teaching-learning
1st Cycle study
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/56582
url https://hdl.handle.net/1822/56582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201987759
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132322631516160