A Comunicação na Política: Análise da Campanha Eleitoral no Concelho de Vila Nova de Paiva para as Eleições Autárquicas de 2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Maria João Rochinha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7992
Resumo: Ao longo dos anos, a importância da comunicação política tem sido, cada vez mais, evidente nas Eleições Autárquicas tendo impacto, também, nas estratégias de comunicação e de marketing adotadas. Cada vez mais, os partidos têm vindo a perceber que as populações dos concelhos estão mais cientes da existência deste tipo de comunicação, das estratégias de marketing, das plataformas digitais, pelo que, atualmente, é inevitável ter sabedoria e presença nas mesmas. Desta forma, os partidos devem conhecer e perceber todas as estratégias de comunicação que melhor se adequam ao ano eleitoral em questão, tanto como à população a que se destinam as suas mensagens. Um candidato favorável deve revelar que sabe responder a todas as necessidades das pessoas e dos anseios dos eleitores e que, especialmente, é competente para lhes proporcionar uma melhor qualidade de vida que aspiram e que ambicionam. Hoje, a comunicação e o marketing desempenham um papel fundamental na comunicação política, pois os políticos conseguem ganhar votos de confiança por parte dos eleitores, ou seja, por parte da população que irá votar. Atualmente, as estratégias de comunicação e de marketing são a força total para os candidatos às Eleições Autárquicas construírem uma campanha deveras intensa. E, assim, estes começam a elaborar, a construir e a dedicar-se à sua própria campanha eleitoral, com bastante antecedência e com bastante competência. Neste sentido, a presente investigação tem como título, “A Comunicação na Política: Análise da Campanha Eleitoral no Concelho de Vila Nova de Paiva para as Eleições Autárquicas de 2021”. Tendo como principal objetivo comparar e analisar as estratégias de comunicação de todos os partidos candidatos às Eleições Autárquicas do ano de 2021, no Concelho de Vila Nova de Paiva. Foi investigado o modo como definiram e organizaram as suas campanhas de comunicação política, os recursos que dispuseram e o tipo de estratégias eleitorais utilizadas nesse ano para tentarem vencer o ato eleitoral. Ainda nesta investigação, procurou-se saber o papel da comunicação política, da campanha eleitoral e se a ação desempenhada pelos meios de comunicação de massas influencia a opinião pública.
id RCAP_751d08ad2ed94726eab1f9b84e9360f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Comunicação na Política: Análise da Campanha Eleitoral no Concelho de Vila Nova de Paiva para as Eleições Autárquicas de 2021comunicação políticamarketing políticocampanha eleitoraleleições autárquicas e Vila Nova de Paivapolitical communicationpolitical marketingelection campaignlocal elections and Vila Nova de PaivaAo longo dos anos, a importância da comunicação política tem sido, cada vez mais, evidente nas Eleições Autárquicas tendo impacto, também, nas estratégias de comunicação e de marketing adotadas. Cada vez mais, os partidos têm vindo a perceber que as populações dos concelhos estão mais cientes da existência deste tipo de comunicação, das estratégias de marketing, das plataformas digitais, pelo que, atualmente, é inevitável ter sabedoria e presença nas mesmas. Desta forma, os partidos devem conhecer e perceber todas as estratégias de comunicação que melhor se adequam ao ano eleitoral em questão, tanto como à população a que se destinam as suas mensagens. Um candidato favorável deve revelar que sabe responder a todas as necessidades das pessoas e dos anseios dos eleitores e que, especialmente, é competente para lhes proporcionar uma melhor qualidade de vida que aspiram e que ambicionam. Hoje, a comunicação e o marketing desempenham um papel fundamental na comunicação política, pois os políticos conseguem ganhar votos de confiança por parte dos eleitores, ou seja, por parte da população que irá votar. Atualmente, as estratégias de comunicação e de marketing são a força total para os candidatos às Eleições Autárquicas construírem uma campanha deveras intensa. E, assim, estes começam a elaborar, a construir e a dedicar-se à sua própria campanha eleitoral, com bastante antecedência e com bastante competência. Neste sentido, a presente investigação tem como título, “A Comunicação na Política: Análise da Campanha Eleitoral no Concelho de Vila Nova de Paiva para as Eleições Autárquicas de 2021”. Tendo como principal objetivo comparar e analisar as estratégias de comunicação de todos os partidos candidatos às Eleições Autárquicas do ano de 2021, no Concelho de Vila Nova de Paiva. Foi investigado o modo como definiram e organizaram as suas campanhas de comunicação política, os recursos que dispuseram e o tipo de estratégias eleitorais utilizadas nesse ano para tentarem vencer o ato eleitoral. Ainda nesta investigação, procurou-se saber o papel da comunicação política, da campanha eleitoral e se a ação desempenhada pelos meios de comunicação de massas influencia a opinião pública.Over the years, the importance of political communication has been increasingly evident in Local Government Elections, also having an impact on the communication and marketing strategies adopted. Increasingly, parties have come to realize that the populations of the municipalities are more aware of the existence of this type of communication, of marketing strategies, of digital platforms, so that, currently, it is inevitable not to have wisdom and presence in them. In this way, parties must know and understand all the communication strategies that are best suited to the election of the year in question, as well as to the population to which their messages are intended. A favorable candidate must show that he knows how to respond to all people's needs and voters' wishes and that, especially, is competent to provide them with a better quality of life that they aspire and aspire to. Today, communication and marketing play a fundamental role in political communication, as politicians manage to gain votes of confidence from voters, that is, from the population that will vote. Currently, communication and marketing strategies are the total strength for candidates for Municipal Elections to build a very intense campaign. And so, they begin to elaborate, build and dedicate themselves to their own electoral campaign, well in advance and with a lot of competence. In this sense, the present research proposal has as its theme, "Communication in Politics: Analysis of the Electoral Campaign in the Municipality of Vila Nova de Paiva for the 2021 Local Elections". The main objective is to compare and analyze the communication strategies of all candidates parties for the 2021 Municipal Elections, in the Municipality of Vila Nova de Paiva. It was investigated how they defined and organized their political communication campaigns, the resources they had and the type of electoral strategies used that year to try to win the electoral act. Still in this investigation, we sought to know the role of political communication, the electoral campaign and whether the action performed by the mass media influences public opinion.Marques, Jorge AfolfoAlves, Paulo BrunoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPaulo, Maria João Rochinha2023-10-20T09:54:47Z2023-03-202023-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7992TID:203371216porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T02:32:06Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:09.851493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Comunicação na Política: Análise da Campanha Eleitoral no Concelho de Vila Nova de Paiva para as Eleições Autárquicas de 2021
title A Comunicação na Política: Análise da Campanha Eleitoral no Concelho de Vila Nova de Paiva para as Eleições Autárquicas de 2021
spellingShingle A Comunicação na Política: Análise da Campanha Eleitoral no Concelho de Vila Nova de Paiva para as Eleições Autárquicas de 2021
Paulo, Maria João Rochinha
comunicação política
marketing político
campanha eleitoral
eleições autárquicas e Vila Nova de Paiva
political communication
political marketing
election campaign
local elections and Vila Nova de Paiva
title_short A Comunicação na Política: Análise da Campanha Eleitoral no Concelho de Vila Nova de Paiva para as Eleições Autárquicas de 2021
title_full A Comunicação na Política: Análise da Campanha Eleitoral no Concelho de Vila Nova de Paiva para as Eleições Autárquicas de 2021
title_fullStr A Comunicação na Política: Análise da Campanha Eleitoral no Concelho de Vila Nova de Paiva para as Eleições Autárquicas de 2021
title_full_unstemmed A Comunicação na Política: Análise da Campanha Eleitoral no Concelho de Vila Nova de Paiva para as Eleições Autárquicas de 2021
title_sort A Comunicação na Política: Análise da Campanha Eleitoral no Concelho de Vila Nova de Paiva para as Eleições Autárquicas de 2021
author Paulo, Maria João Rochinha
author_facet Paulo, Maria João Rochinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Jorge Afolfo
Alves, Paulo Bruno
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo, Maria João Rochinha
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação política
marketing político
campanha eleitoral
eleições autárquicas e Vila Nova de Paiva
political communication
political marketing
election campaign
local elections and Vila Nova de Paiva
topic comunicação política
marketing político
campanha eleitoral
eleições autárquicas e Vila Nova de Paiva
political communication
political marketing
election campaign
local elections and Vila Nova de Paiva
description Ao longo dos anos, a importância da comunicação política tem sido, cada vez mais, evidente nas Eleições Autárquicas tendo impacto, também, nas estratégias de comunicação e de marketing adotadas. Cada vez mais, os partidos têm vindo a perceber que as populações dos concelhos estão mais cientes da existência deste tipo de comunicação, das estratégias de marketing, das plataformas digitais, pelo que, atualmente, é inevitável ter sabedoria e presença nas mesmas. Desta forma, os partidos devem conhecer e perceber todas as estratégias de comunicação que melhor se adequam ao ano eleitoral em questão, tanto como à população a que se destinam as suas mensagens. Um candidato favorável deve revelar que sabe responder a todas as necessidades das pessoas e dos anseios dos eleitores e que, especialmente, é competente para lhes proporcionar uma melhor qualidade de vida que aspiram e que ambicionam. Hoje, a comunicação e o marketing desempenham um papel fundamental na comunicação política, pois os políticos conseguem ganhar votos de confiança por parte dos eleitores, ou seja, por parte da população que irá votar. Atualmente, as estratégias de comunicação e de marketing são a força total para os candidatos às Eleições Autárquicas construírem uma campanha deveras intensa. E, assim, estes começam a elaborar, a construir e a dedicar-se à sua própria campanha eleitoral, com bastante antecedência e com bastante competência. Neste sentido, a presente investigação tem como título, “A Comunicação na Política: Análise da Campanha Eleitoral no Concelho de Vila Nova de Paiva para as Eleições Autárquicas de 2021”. Tendo como principal objetivo comparar e analisar as estratégias de comunicação de todos os partidos candidatos às Eleições Autárquicas do ano de 2021, no Concelho de Vila Nova de Paiva. Foi investigado o modo como definiram e organizaram as suas campanhas de comunicação política, os recursos que dispuseram e o tipo de estratégias eleitorais utilizadas nesse ano para tentarem vencer o ato eleitoral. Ainda nesta investigação, procurou-se saber o papel da comunicação política, da campanha eleitoral e se a ação desempenhada pelos meios de comunicação de massas influencia a opinião pública.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-20T09:54:47Z
2023-03-20
2023-03-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7992
TID:203371216
url http://hdl.handle.net/10400.19/7992
identifier_str_mv TID:203371216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133652253147136