(Des) Aterro: Implantação do Convento de Chelas como charneira entre espaço público e espaço cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutu, Roman
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24010
Resumo: A linha ferroviária de Lisboa representou um novo limite para o qual esta pudesse crescer. No entanto a construção desta infraestrutura provou possuir obstáculos na complexidade topográfica da cidade. Estes impedimentos vieram criar feridas em torno de uma cidade em desenvolvimento. No entanto estas, foram aproveitadas para a formação de novos desenhos urbanos dentro da capital. A constituição topográfica de Lisboa proporcionou defesas naturais ao território. Os grandes vales foram protagonistas de várias alterações ao longo da história da cidade, que viu neles oportunidades de desenvolvimento. A atividade fabril em Lisboa origina na mesma época que a Linha de Cintura - Revolução Industrial. Esta procura abrigar-se nos vales, terrenos ocupadas pelas instalações da nobreza, com uma paisagem campestre, constituída pelas quintas. Esta dissertação procura analisar o contexto da cidade, antes, durante e após a inauguração da Linha de Cintura, com o objetivo de formular uma opinião crítica, para a concepção de novas tipologias de espaço público na cidade.
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