Migração e mobilidade internacional : caso de estudo do IPLeiria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino, Rui Emanuel Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3690
Resumo: A Internacionalização e Mobilidade constituem um dos eixos do Plano Estratégico do Instituto Politécnico de Leiria para 2020. Considerando a importância e pertinência do tema, a dissertação aqui apresentada desenvolve-se em torno do conceito de migração e mobilidade estudantil. Para o efeito, primeiramente foi necessário entender as diferenças entre conceitos e a sua evolução no espaço europeu e mundial. Desde a bibliografia típica sobre migração ao papel das universidades na sociedade e na economia do conhecimento até à globalização e às vivências individuais dos estudantes, este trabalho configura um puzzle de temas diversificados, no quadro dos referidos conceitos. Foi pela junção equilibrada das peças (os temas) que a exploração desse conceito central se tornou realizável. Fora a abordagem teórica, a pesquisa que constituiu a base desta dissertação incidiu sobre as necessidades e a avaliação dos próprios estudantes. O “palco” da investigação foi constituído pelo Instituto Politécnico de Leiria e nele atuaram todos os estudantes desta instituição. À luz das perceções dos estudantes nacionais e internacionais, este trabalho procura fornecer uma descrição da maneira pela qual o Instituto Politécnico de Leiria parece lidar com os seus corpos estudantis cada vez mais diversificados. Os dados, cuja análise proporcionou a formulação de algumas conclusões, foram recolhidos através de uma abordagem de complementaridade entre procedimentos quantitativos e qualitativos. As múltiplas categorias de análise e a diversidade de questões abordadas facilitaram a compreensão de uma realidade que tem sido caracterizada por uma insuficiente visibilidade e interesse científico. Os resultados sugerem que a avaliação global da experiência internacional é percebida frequentemente de forma muito positiva, tanto para estudantes móveis incoming como outgoing do IPLeiria. No entanto verificam-se algumas falhas estruturais que impossibilitam garantir o sucesso académico deste grupo de alunos.
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