Perceção e atitudes sobre prescrição racional durante a formação médica : resultados de grupos focais com estudantes de medicina e médicos internos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boaventura, Isabel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, João, Fernandes, Ricardo M., Ferreira, Joaquim J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40384
Resumo: Copyright © Ordem dos Médicos 2019
id RCAP_7529337b98b2ea3318f4552ca3e602df
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/40384
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção e atitudes sobre prescrição racional durante a formação médica : resultados de grupos focais com estudantes de medicina e médicos internosPerception and attitudes about rational prescription during medical training : results of focus groups including medical students and residentsClinical competenceMedical educationClinical pharmacologyPortugalPrescription drugsCopyright © Ordem dos Médicos 2019Introduction: Clinical pharmacology educational strategies for medicine students seek to foster skills that range from technical knowledge to the development of behaviors that ensure rational prescribing decisions. The authors present the results of a study to evaluate the perceptions, attitudes and behaviors linked with rational prescribing throughout training. Material and Methods: Four focus groups were held with first, third and fifth year medical students and residents from the first years of various specialties, with a total of 29 participants. A semi-structured questionnaire with open-ended questions was used to facilitate interaction between the participants, alongside case-studies to explore the behaviors associated with therapeutic decisions. Results: The analysis of the references showcased an evolution of concepts throughout academic training. References regarding guidelines and effectiveness emerge during the third year; safety and treatment personalization emerge during the fifth year and specialist training. Efficacy studies, systematic reviews, regulatory documents and online platforms were considered the most relevant sources of information. Discussion: The literature review showcases the need to implement strategies dedicated to the development of adequate skills for rational prescribing. The use of focus groups may be a useful methodology to engage students in self-evaluation of their skills and inform faculty of the perceptions and behaviors of students. Conclusion: This analysis illustrates the awareness of students and young physicians to the need to adapt therapeutic approaches to the characteristics of the patient. These concepts should be reinforced so that young doctors feel more prepared for rational prescription in complex clinical situations.Introdução: O ensino da farmacologia clínica visa a aquisição de conhecimentos, competências e comportamentos que assegurem a decisão de prescrição de forma racional. Os autores apresentam os resultados de um estudo concebido para avaliar as perceções, atitudes e comportamentos associados ao conceito de prescrição racional ao longo da formação. Material e Métodos: Foram realizados quatro grupos focais com alunos do primeiro, terceiro e quinto ano e jovens internos da formação específica. Utilizou-se um guião semi-estruturado com perguntas abertas e estudos de caso destinados a explorar os comportamentos associados à decisão terapêutica. Resultados: A análise identifica uma evolução de conceitos ao longo da formação académica. As referências a normas de orientação e efetividade emergem a partir do terceiro ano. A segurança e a adaptação às características individuais do doente emergem nos grupos do quinto ano e dos jovens internos. As fontes de informação consideradas mais relevantes foram os estudos de eficácia e revisões sistemáticas, os documentos regulamentares e as plataformas online. Discussão: A revisão da literatura recente aponta para a necessidade de implementar estratégias dedicadas ao desenvolvimento das competências adequadas à prescrição racional. O recurso a grupos focais é uma metodologia a considerar para envolver os discentes na autoavaliação de competências e informar os docentes acerca das perceções e atitudes dos alunos. Conclusão: Esta análise ilustra a sensibilização dos estudantes e jovens médicos para a adaptação da terapêutica às características do doente e a necessidade de reforçar estes conceitos, para que se sintam preparados para a prescrição racional em situações clínicas complexas.Ordem dos MédicosRepositório da Universidade de LisboaBoaventura, IsabelCosta, JoãoFernandes, Ricardo M.Ferreira, Joaquim J.2019-12-06T12:19:20Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40384porActa Med Port 2019 Sep;32(9):593–59910.20344/amp.109451646-0758info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:39:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:05.600574Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção e atitudes sobre prescrição racional durante a formação médica : resultados de grupos focais com estudantes de medicina e médicos internos
Perception and attitudes about rational prescription during medical training : results of focus groups including medical students and residents
title Perceção e atitudes sobre prescrição racional durante a formação médica : resultados de grupos focais com estudantes de medicina e médicos internos
spellingShingle Perceção e atitudes sobre prescrição racional durante a formação médica : resultados de grupos focais com estudantes de medicina e médicos internos
Boaventura, Isabel
Clinical competence
Medical education
Clinical pharmacology
Portugal
Prescription drugs
title_short Perceção e atitudes sobre prescrição racional durante a formação médica : resultados de grupos focais com estudantes de medicina e médicos internos
title_full Perceção e atitudes sobre prescrição racional durante a formação médica : resultados de grupos focais com estudantes de medicina e médicos internos
title_fullStr Perceção e atitudes sobre prescrição racional durante a formação médica : resultados de grupos focais com estudantes de medicina e médicos internos
title_full_unstemmed Perceção e atitudes sobre prescrição racional durante a formação médica : resultados de grupos focais com estudantes de medicina e médicos internos
title_sort Perceção e atitudes sobre prescrição racional durante a formação médica : resultados de grupos focais com estudantes de medicina e médicos internos
author Boaventura, Isabel
author_facet Boaventura, Isabel
Costa, João
Fernandes, Ricardo M.
Ferreira, Joaquim J.
author_role author
author2 Costa, João
Fernandes, Ricardo M.
Ferreira, Joaquim J.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Boaventura, Isabel
Costa, João
Fernandes, Ricardo M.
Ferreira, Joaquim J.
dc.subject.por.fl_str_mv Clinical competence
Medical education
Clinical pharmacology
Portugal
Prescription drugs
topic Clinical competence
Medical education
Clinical pharmacology
Portugal
Prescription drugs
description Copyright © Ordem dos Médicos 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T12:19:20Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/40384
url http://hdl.handle.net/10451/40384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Acta Med Port 2019 Sep;32(9):593–599
10.20344/amp.10945
1646-0758
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ordem dos Médicos
publisher.none.fl_str_mv Ordem dos Médicos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134479866920960