Co-Determinação na Escrita-Leitura: enação de um território cartografado na educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Laurino, Débora Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1839
Resumo: Este artigo comunica a cartografia de escreveres de professores-cursistas da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, produzidos no espaço-contexto da educação a distância e no espaço-suporte das tecnologias digitais. A hipótese que orienta esta cartografia é de que o escrever enatuado co-determina os processos do dar-se-conta, da co-criação e da recursividade, os quais constituem o aprender. Explicita-se aspectos que compõe a Educação a Distância e co-determinam os modos de atuar nesse contexto e discute-se a cartografia, opção metodológica dessa pesquisa, que permite investigar o escrever, não como obra finalizada ou representação de algo pré-determinado, mas como ação. A partir da proposta enativa e da cartografia destes escreveres, constituiu-se o território de compreensão co-determinações da escrita-leitura, o qual emerge pelo dar-se conta dos professores-cursistas e na reflexão sobre o ler e o escrever no educar, como interação e cooperação, ações que se fazem com o outro e potencializam o aprender.
id RCAP_753894cddf80683368119ce1e92ce4c2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1839
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Co-Determinação na Escrita-Leitura: enação de um território cartografado na educação a distânciaEste artigo comunica a cartografia de escreveres de professores-cursistas da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, produzidos no espaço-contexto da educação a distância e no espaço-suporte das tecnologias digitais. A hipótese que orienta esta cartografia é de que o escrever enatuado co-determina os processos do dar-se-conta, da co-criação e da recursividade, os quais constituem o aprender. Explicita-se aspectos que compõe a Educação a Distância e co-determinam os modos de atuar nesse contexto e discute-se a cartografia, opção metodológica dessa pesquisa, que permite investigar o escrever, não como obra finalizada ou representação de algo pré-determinado, mas como ação. A partir da proposta enativa e da cartografia destes escreveres, constituiu-se o território de compreensão co-determinações da escrita-leitura, o qual emerge pelo dar-se conta dos professores-cursistas e na reflexão sobre o ler e o escrever no educar, como interação e cooperação, ações que se fazem com o outro e potencializam o aprender.PRISMA.COM2015-03-25T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1839oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1839PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 4-261646-3153reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1839https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1839/1673Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COMinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro deLaurino, Débora Pereira2022-09-06T09:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:22.738409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Co-Determinação na Escrita-Leitura: enação de um território cartografado na educação a distância
title Co-Determinação na Escrita-Leitura: enação de um território cartografado na educação a distância
spellingShingle Co-Determinação na Escrita-Leitura: enação de um território cartografado na educação a distância
Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
title_short Co-Determinação na Escrita-Leitura: enação de um território cartografado na educação a distância
title_full Co-Determinação na Escrita-Leitura: enação de um território cartografado na educação a distância
title_fullStr Co-Determinação na Escrita-Leitura: enação de um território cartografado na educação a distância
title_full_unstemmed Co-Determinação na Escrita-Leitura: enação de um território cartografado na educação a distância
title_sort Co-Determinação na Escrita-Leitura: enação de um território cartografado na educação a distância
author Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
author_facet Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
Laurino, Débora Pereira
author_role author
author2 Laurino, Débora Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
Laurino, Débora Pereira
description Este artigo comunica a cartografia de escreveres de professores-cursistas da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, produzidos no espaço-contexto da educação a distância e no espaço-suporte das tecnologias digitais. A hipótese que orienta esta cartografia é de que o escrever enatuado co-determina os processos do dar-se-conta, da co-criação e da recursividade, os quais constituem o aprender. Explicita-se aspectos que compõe a Educação a Distância e co-determinam os modos de atuar nesse contexto e discute-se a cartografia, opção metodológica dessa pesquisa, que permite investigar o escrever, não como obra finalizada ou representação de algo pré-determinado, mas como ação. A partir da proposta enativa e da cartografia destes escreveres, constituiu-se o território de compreensão co-determinações da escrita-leitura, o qual emerge pelo dar-se conta dos professores-cursistas e na reflexão sobre o ler e o escrever no educar, como interação e cooperação, ações que se fazem com o outro e potencializam o aprender.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-25T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1839
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1839
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1839
identifier_str_mv oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1839
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1839/1673
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PRISMA.COM
publisher.none.fl_str_mv PRISMA.COM
dc.source.none.fl_str_mv PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 4-26
1646-3153
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550763959779328