Co-Determinação na Escrita-Leitura: enação de um território cartografado na educação a distância
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1839 |
Resumo: | Este artigo comunica a cartografia de escreveres de professores-cursistas da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, produzidos no espaço-contexto da educação a distância e no espaço-suporte das tecnologias digitais. A hipótese que orienta esta cartografia é de que o escrever enatuado co-determina os processos do dar-se-conta, da co-criação e da recursividade, os quais constituem o aprender. Explicita-se aspectos que compõe a Educação a Distância e co-determinam os modos de atuar nesse contexto e discute-se a cartografia, opção metodológica dessa pesquisa, que permite investigar o escrever, não como obra finalizada ou representação de algo pré-determinado, mas como ação. A partir da proposta enativa e da cartografia destes escreveres, constituiu-se o território de compreensão co-determinações da escrita-leitura, o qual emerge pelo dar-se conta dos professores-cursistas e na reflexão sobre o ler e o escrever no educar, como interação e cooperação, ações que se fazem com o outro e potencializam o aprender. |
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Co-Determinação na Escrita-Leitura: enação de um território cartografado na educação a distânciaEste artigo comunica a cartografia de escreveres de professores-cursistas da Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, produzidos no espaço-contexto da educação a distância e no espaço-suporte das tecnologias digitais. A hipótese que orienta esta cartografia é de que o escrever enatuado co-determina os processos do dar-se-conta, da co-criação e da recursividade, os quais constituem o aprender. Explicita-se aspectos que compõe a Educação a Distância e co-determinam os modos de atuar nesse contexto e discute-se a cartografia, opção metodológica dessa pesquisa, que permite investigar o escrever, não como obra finalizada ou representação de algo pré-determinado, mas como ação. A partir da proposta enativa e da cartografia destes escreveres, constituiu-se o território de compreensão co-determinações da escrita-leitura, o qual emerge pelo dar-se conta dos professores-cursistas e na reflexão sobre o ler e o escrever no educar, como interação e cooperação, ações que se fazem com o outro e potencializam o aprender.PRISMA.COM2015-03-25T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1839oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1839PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 4-261646-3153reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1839https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1839/1673Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COMinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro deLaurino, Débora Pereira2022-09-06T09:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:22.738409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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