Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/506 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional |
id |
RCAP_753c44aa1f8e767671f2f88cbe784eaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/506 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolarPsicologia educacionalLeituraEducação pré-escolarInstrumentosLiteraciaLinguagemEducational psychologyReadingPreschool educationInstrumentsDissertação de mestrado em Psicologia EducacionalO presente trabalho teve como principais objectivos o esclarecimento da relação existente entre os hábitos de leitura das crianças e os seus conhecimentos de literacia. Pretendeu ainda averiguar a relação entre a motivação para a leitura e as competências de literacia em crianças dos 3 aos 5 anos. Para cumprir estes objectivos, elaborou-se um estudo correlacional, para o qual foi seleccionada uma amostra de 80 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, que frequentavam o mesmo jardim-de-infância, com estatuto de IPSS, em Lisboa e os seus respectivos pais (51). Caracterizaram-se as práticas de literacia familiares e avaliou-se o conhecimento das crianças sobre histórias infantis, de funcionalidade, de vocabulário o nível de conceptual e, também, de motivação em que as crianças se encontram relativamente à linguagem escrita. Os resultados indicaram que as crianças que têm mais hábitos de leitura constroem mais conceptualizações, sabem mais acerca da funcionalidade e têm mais vocabulário. Este estudo, apesar das suas limitações, permitiu dar a conhecer a temática da entrada precoce no mundo da leitura e da escrita àqueles que, por norma, não têm acesso a ela (pais, educadores e crianças) Esperando, assim, ter contribuído para a promoção da literacia, tanto a nível da família como da escola (jardim-de-infância).Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAFernandes, Joana Rita de Freitas Fuschini2011-04-16T15:13:35Z2007-01-01T00:00:00Z2007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/506porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:38Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:37.865014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar |
title |
Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar |
spellingShingle |
Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar Fernandes, Joana Rita de Freitas Fuschini Psicologia educacional Leitura Educação pré-escolar Instrumentos Literacia Linguagem Educational psychology Reading Preschool education Instruments |
title_short |
Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar |
title_full |
Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar |
title_fullStr |
Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar |
title_sort |
Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar |
author |
Fernandes, Joana Rita de Freitas Fuschini |
author_facet |
Fernandes, Joana Rita de Freitas Fuschini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Joana Rita de Freitas Fuschini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Leitura Educação pré-escolar Instrumentos Literacia Linguagem Educational psychology Reading Preschool education Instruments |
topic |
Psicologia educacional Leitura Educação pré-escolar Instrumentos Literacia Linguagem Educational psychology Reading Preschool education Instruments |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007-01-01T00:00:00Z 2011-04-16T15:13:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/506 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130046596644864 |