Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Joana Rita de Freitas Fuschini
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/506
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_753c44aa1f8e767671f2f88cbe784eaf
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/506
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolarPsicologia educacionalLeituraEducação pré-escolarInstrumentosLiteraciaLinguagemEducational psychologyReadingPreschool educationInstrumentsDissertação de mestrado em Psicologia EducacionalO presente trabalho teve como principais objectivos o esclarecimento da relação existente entre os hábitos de leitura das crianças e os seus conhecimentos de literacia. Pretendeu ainda averiguar a relação entre a motivação para a leitura e as competências de literacia em crianças dos 3 aos 5 anos. Para cumprir estes objectivos, elaborou-se um estudo correlacional, para o qual foi seleccionada uma amostra de 80 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, que frequentavam o mesmo jardim-de-infância, com estatuto de IPSS, em Lisboa e os seus respectivos pais (51). Caracterizaram-se as práticas de literacia familiares e avaliou-se o conhecimento das crianças sobre histórias infantis, de funcionalidade, de vocabulário o nível de conceptual e, também, de motivação em que as crianças se encontram relativamente à linguagem escrita. Os resultados indicaram que as crianças que têm mais hábitos de leitura constroem mais conceptualizações, sabem mais acerca da funcionalidade e têm mais vocabulário. Este estudo, apesar das suas limitações, permitiu dar a conhecer a temática da entrada precoce no mundo da leitura e da escrita àqueles que, por norma, não têm acesso a ela (pais, educadores e crianças) Esperando, assim, ter contribuído para a promoção da literacia, tanto a nível da família como da escola (jardim-de-infância).Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAFernandes, Joana Rita de Freitas Fuschini2011-04-16T15:13:35Z2007-01-01T00:00:00Z2007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/506porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:38Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:37.865014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar
title Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar
spellingShingle Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar
Fernandes, Joana Rita de Freitas Fuschini
Psicologia educacional
Leitura
Educação pré-escolar
Instrumentos
Literacia
Linguagem
Educational psychology
Reading
Preschool education
Instruments
title_short Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar
title_full Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar
title_fullStr Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar
title_full_unstemmed Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar
title_sort Hábitos e práticas de leitura de crianças do pré-escolar
author Fernandes, Joana Rita de Freitas Fuschini
author_facet Fernandes, Joana Rita de Freitas Fuschini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Joana Rita de Freitas Fuschini
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Leitura
Educação pré-escolar
Instrumentos
Literacia
Linguagem
Educational psychology
Reading
Preschool education
Instruments
topic Psicologia educacional
Leitura
Educação pré-escolar
Instrumentos
Literacia
Linguagem
Educational psychology
Reading
Preschool education
Instruments
description Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007-01-01T00:00:00Z
2011-04-16T15:13:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/506
url http://hdl.handle.net/10400.12/506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130046596644864