Estratégias de produção de motion graphics para mobile TV : o contexto português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1180 |
Resumo: | A problemática da presente dissertação surgiu da percepção do facto da Mobile TV, enquanto novo contexto de Televisão, ser um dos emergentes terrenos de aplicação dos Motion Graphics. Tal como todos os novos meios e suportes de comunicação, também o serviço de Mobile TV possui especificidades e características que, a bem da sua correcta utilização e eficácia da comunicação, denunciam a necessidade de um estudo e conhecimento prévios dessas mesmas especificidades. O mesmo acontece na aplicação dos Motion Graphics à Mobile TV. Neste sentido, começa-se por identificar e enquadrar teoricamente as duas esferas de conhecimento envolvidas na questão de investigação, ou seja, Mobile TV e Motion Graphics. Neste contexto, exploram-se e identificam-se os vários conceitos e problemáticas associados a estas duas dimensões. De seguida, a partir de uma revisão bibliográfica e do contacto com profissionais que actuam no mercado da Mobile TV e, também, dos Motion Graphics, identificam-se e estudam-se as limitações e especificidades do serviço de Mobile TV. É dado especial relevo às limitações e especificidades que, na dimensão tecnológica, física e de consumo do serviço, no contexto nacional (Portugal), interferem com a configuração formal e visual dos Motion Graphics. Estudam-se também os efeitos negativos que as referidas especificidades imprimem sobre os Motion Graphics e propõem-se novas práticas ou estratégias de actuação que ajudem a contornar as dificuldades impostas aos Motion Graphics pelo novo suporte. Com a presente investigação, pretende-se, portanto, contribuir para a consciencialização dos Motion Designers relativamente às diferenças entre produzir Motion Graphics para TV tradicional e para Mobile TV. Neste contexto, e ao longo desta dissertação, propõem-se um conjunto de princípios orientadores de design para a produção de Motion Graphics optimizados para o suporte Mobile. ABSTRACT: The present dissertation’s problematic arose from the perception that Mobile TV, as a new Television context, is one of the new and forthcoming application fields for Motion Graphics. Such as all new Communication Media, Mobile TV has its own technical background and features that have to be previously studied, in order to be correctly and efficiently used as a Communication tool. The same applies to Motion Graphics for Mobile TV. Therefore, we start by identifying and framing the Motion Graphics and Mobile TV’s theoretical background. The several concepts and problematic that these two knowledge dimensions embody are then identified and explored. After a bibliographic review and having interviewed several Mobile TV and Motion Graphics producers, we identify and study Mobile TV’s limitations and features. A special attention is given to the Portuguese Mobile TV’s limitations and features that, in their technological, physical and consumption perspective interfere with formal and visual configuration of Motion Graphics. The negative effects that the mentioned limitations bring to Motion Graphics are also studied. Therefore, new strategies and solutions are proposed in order to overcome the obstacles that this new media imposes to Motion Designers. This investigation seeks to bring a contribution to Motion Designers awareness of the differences between traditional Motion Graphics production and Motion Graphics for Mobile TV production. Hence, this document proposes a set of Design Guide Line Principles applied to Motion Graphics for Mobile TV. |
id |
RCAP_754449ecf131a3b6eb0000c7e62752c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1180 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de produção de motion graphics para mobile TV : o contexto portuguêsComunicação multimédiaSistemas de comunicação móveisGráficos por computadorTelevisãoTelefones celularesA problemática da presente dissertação surgiu da percepção do facto da Mobile TV, enquanto novo contexto de Televisão, ser um dos emergentes terrenos de aplicação dos Motion Graphics. Tal como todos os novos meios e suportes de comunicação, também o serviço de Mobile TV possui especificidades e características que, a bem da sua correcta utilização e eficácia da comunicação, denunciam a necessidade de um estudo e conhecimento prévios dessas mesmas especificidades. O mesmo acontece na aplicação dos Motion Graphics à Mobile TV. Neste sentido, começa-se por identificar e enquadrar teoricamente as duas esferas de conhecimento envolvidas na questão de investigação, ou seja, Mobile TV e Motion Graphics. Neste contexto, exploram-se e identificam-se os vários conceitos e problemáticas associados a estas duas dimensões. De seguida, a partir de uma revisão bibliográfica e do contacto com profissionais que actuam no mercado da Mobile TV e, também, dos Motion Graphics, identificam-se e estudam-se as limitações e especificidades do serviço de Mobile TV. É dado especial relevo às limitações e especificidades que, na dimensão tecnológica, física e de consumo do serviço, no contexto nacional (Portugal), interferem com a configuração formal e visual dos Motion Graphics. Estudam-se também os efeitos negativos que as referidas especificidades imprimem sobre os Motion Graphics e propõem-se novas práticas ou estratégias de actuação que ajudem a contornar as dificuldades impostas aos Motion Graphics pelo novo suporte. Com a presente investigação, pretende-se, portanto, contribuir para a consciencialização dos Motion Designers relativamente às diferenças entre produzir Motion Graphics para TV tradicional e para Mobile TV. Neste contexto, e ao longo desta dissertação, propõem-se um conjunto de princípios orientadores de design para a produção de Motion Graphics optimizados para o suporte Mobile. ABSTRACT: The present dissertation’s problematic arose from the perception that Mobile TV, as a new Television context, is one of the new and forthcoming application fields for Motion Graphics. Such as all new Communication Media, Mobile TV has its own technical background and features that have to be previously studied, in order to be correctly and efficiently used as a Communication tool. The same applies to Motion Graphics for Mobile TV. Therefore, we start by identifying and framing the Motion Graphics and Mobile TV’s theoretical background. The several concepts and problematic that these two knowledge dimensions embody are then identified and explored. After a bibliographic review and having interviewed several Mobile TV and Motion Graphics producers, we identify and study Mobile TV’s limitations and features. A special attention is given to the Portuguese Mobile TV’s limitations and features that, in their technological, physical and consumption perspective interfere with formal and visual configuration of Motion Graphics. The negative effects that the mentioned limitations bring to Motion Graphics are also studied. Therefore, new strategies and solutions are proposed in order to overcome the obstacles that this new media imposes to Motion Designers. This investigation seeks to bring a contribution to Motion Designers awareness of the differences between traditional Motion Graphics production and Motion Graphics for Mobile TV production. Hence, this document proposes a set of Design Guide Line Principles applied to Motion Graphics for Mobile TV.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:34:52Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1180porPereira, Leonardo Filipe Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:43Zoai:ria.ua.pt:10773/1180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:55.391354Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de produção de motion graphics para mobile TV : o contexto português |
title |
Estratégias de produção de motion graphics para mobile TV : o contexto português |
spellingShingle |
Estratégias de produção de motion graphics para mobile TV : o contexto português Pereira, Leonardo Filipe Ferreira Comunicação multimédia Sistemas de comunicação móveis Gráficos por computador Televisão Telefones celulares |
title_short |
Estratégias de produção de motion graphics para mobile TV : o contexto português |
title_full |
Estratégias de produção de motion graphics para mobile TV : o contexto português |
title_fullStr |
Estratégias de produção de motion graphics para mobile TV : o contexto português |
title_full_unstemmed |
Estratégias de produção de motion graphics para mobile TV : o contexto português |
title_sort |
Estratégias de produção de motion graphics para mobile TV : o contexto português |
author |
Pereira, Leonardo Filipe Ferreira |
author_facet |
Pereira, Leonardo Filipe Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Leonardo Filipe Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação multimédia Sistemas de comunicação móveis Gráficos por computador Televisão Telefones celulares |
topic |
Comunicação multimédia Sistemas de comunicação móveis Gráficos por computador Televisão Telefones celulares |
description |
A problemática da presente dissertação surgiu da percepção do facto da Mobile TV, enquanto novo contexto de Televisão, ser um dos emergentes terrenos de aplicação dos Motion Graphics. Tal como todos os novos meios e suportes de comunicação, também o serviço de Mobile TV possui especificidades e características que, a bem da sua correcta utilização e eficácia da comunicação, denunciam a necessidade de um estudo e conhecimento prévios dessas mesmas especificidades. O mesmo acontece na aplicação dos Motion Graphics à Mobile TV. Neste sentido, começa-se por identificar e enquadrar teoricamente as duas esferas de conhecimento envolvidas na questão de investigação, ou seja, Mobile TV e Motion Graphics. Neste contexto, exploram-se e identificam-se os vários conceitos e problemáticas associados a estas duas dimensões. De seguida, a partir de uma revisão bibliográfica e do contacto com profissionais que actuam no mercado da Mobile TV e, também, dos Motion Graphics, identificam-se e estudam-se as limitações e especificidades do serviço de Mobile TV. É dado especial relevo às limitações e especificidades que, na dimensão tecnológica, física e de consumo do serviço, no contexto nacional (Portugal), interferem com a configuração formal e visual dos Motion Graphics. Estudam-se também os efeitos negativos que as referidas especificidades imprimem sobre os Motion Graphics e propõem-se novas práticas ou estratégias de actuação que ajudem a contornar as dificuldades impostas aos Motion Graphics pelo novo suporte. Com a presente investigação, pretende-se, portanto, contribuir para a consciencialização dos Motion Designers relativamente às diferenças entre produzir Motion Graphics para TV tradicional e para Mobile TV. Neste contexto, e ao longo desta dissertação, propõem-se um conjunto de princípios orientadores de design para a produção de Motion Graphics optimizados para o suporte Mobile. ABSTRACT: The present dissertation’s problematic arose from the perception that Mobile TV, as a new Television context, is one of the new and forthcoming application fields for Motion Graphics. Such as all new Communication Media, Mobile TV has its own technical background and features that have to be previously studied, in order to be correctly and efficiently used as a Communication tool. The same applies to Motion Graphics for Mobile TV. Therefore, we start by identifying and framing the Motion Graphics and Mobile TV’s theoretical background. The several concepts and problematic that these two knowledge dimensions embody are then identified and explored. After a bibliographic review and having interviewed several Mobile TV and Motion Graphics producers, we identify and study Mobile TV’s limitations and features. A special attention is given to the Portuguese Mobile TV’s limitations and features that, in their technological, physical and consumption perspective interfere with formal and visual configuration of Motion Graphics. The negative effects that the mentioned limitations bring to Motion Graphics are also studied. Therefore, new strategies and solutions are proposed in order to overcome the obstacles that this new media imposes to Motion Designers. This investigation seeks to bring a contribution to Motion Designers awareness of the differences between traditional Motion Graphics production and Motion Graphics for Mobile TV production. Hence, this document proposes a set of Design Guide Line Principles applied to Motion Graphics for Mobile TV. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2011-04-19T13:34:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1180 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137448778792960 |