A Mensuração da Satisfação no Trabalho dos Servidores Públicos na Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (SETFOR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandre Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22502
Resumo: Trabalho de Projeto para o Mestrado em Administração Pública
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spelling A Mensuração da Satisfação no Trabalho dos Servidores Públicos na Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (SETFOR)Satisfação no trabalhoServidores públicosBrasilMotivaçãoDesempenhoÍndice de Satisfação dos Servidores Públicos (ISATFOR)Job satisfactionPublic servantsBrazilMotivationPerformanceSatisfaction Index of Civil Servants in Fortaleza (ISATFOR)Trabalho de Projeto para o Mestrado em Administração PúblicaEste estudo foi produzido com o propósito principal de adaptar, testar e validar um questionário de mensuração da satisfação no trabalho e criar um Índice de Satisfação dos Servidores Públicos de Fortaleza (ISATFOR), este um dos objetivos do observatório de turismo, tendo-se optado pela aplicação de métodos analíticos apropriados, visando que a solução desenvolvida tenha sustentação teórico-científica. Isto posto, tem-se como fenómeno em estudo a satisfação no trabalho na administração pública brasileira, especificamente na Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (SETFOR). Em face da limitação do número de servidores da SETFOR, para efeito da validação estatística, a pesquisa alargou-se para a Secretaria Municipal de Educação (SME), tendo o universo desta investigação contabilizado 191 servidores. A construção do ISATFOR deu-se a partir dos dados obtidos através da administração do questionário de satisfação no trabalho, tendo por base conceptual, construído e validado para o Brasil por Siqueira (2008). Os resultados encontrados apontaram para similaridade no posicionamento dos servidores no tocante à satisfação no trabalho, ratificada na comparação destes achados com outras investigações efetuadas em instituições públicas, revelando que, não somente particularidades da gestão da SME e SETFOR esclarecem os resultados, mas também perspectivas gerais da Administração Pública, a exemplo dos propósitos institucionais não lucrativos e a condição estatutária da relação empregatícia. Ademais e, em atendimento à proposta de criação e validação de um Índice de Satisfação dos Servidores Públicos (ISATFOR), acredita-se que sua aplicação venha a contribuir para a mensuração da satisfação de servidores públicos de outras entidades desta unidade territorial, quiçá, de outras, com o objetivo de melhor interpretar os fatores que promovem satisfação ou insatisfação, assim como a associação entre o nível de satisfação de servidores com os aspectos motivacionais e de produtividade.This study was made with the main purpose to adapt, test and validate a survey upon measuring the satisfaction at workplace and creating the Satisfaction Index of Civil Servants in Fortaleza (ISATFOR), this is one of the aimings for the Tourism Observatory, having chosen by the application of the appropriate analytical methods, aiming that solution developed has theoretical and scientific support. Once That said, job satisfaction in the Brazilian Public Administration is being studied, specifically at Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (SETFOR). Observing the limitation about the number of SETFOR servers, for the purpose of statistical validation, the survey was extended to Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME), within universe of this investigation, counted 191 servers. The construction of ISATFOR was based on data obtained via the administration of the job satisfaction form, based on a conceptual basis, built and validated for Brazil by Siqueira (2008). The results found indicated similarity in the positioning of the servants with a view to job satisfaction, reiterated in the comparison of these findings with other investigations carried out in public institutions, showing that, not only peculiarities of the management of SME and SETFOR make clear the results, but also general perspectives of Public Administration, just like the non-profit institutional purposes and the statutory condition of the employment relationship. Furthermore, and in response to the proposal for the creation and validation of the Satisfaction Index of Civil Servants in Fortaleza (ISATFOR), it is believed that its application will contribute to the measurement of the satisfaction of other institutions public servants of this territorial unit, maybe, of others, with the purpose to better interpret the factors which provide satisfaction or dissatisfaction, even as the association between the level of satisfaction of employees with motivational and productivity aspects.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSantos, Ana MariaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Alexandre Pereira2021-11-04T16:15:24Z2021-05-152021-05-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22502TID:202781356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:01Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:54.791235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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