Motivação no serviço público : um estudo de caso na Secretaria da Fazenda da Prefeitura Municipal de Arroio Grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amarilho, Matheus Campos do
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71514
Resumo: O objetivo do presente trabalho é através de um estudo conceitual, com utilização de técnicas de um estudo de caso, oferecer uma visão geral da real situação que se encontra o nível de motivação e satisfação dos servidores públicos concursados e contratados da Secretaria da Fazenda da Prefeitura Municipal de Arroio Grande. A pesquisa tem como objetivo analisar como servidores concursados e contratados são motivados, e qual o grau de satisfação e motivação no trabalho desses servidores. Foram abordados conceitos importantes sobre esta temática buscando sua compreensão, cuja finalidade foi tentar a resposta para essas indagações. Dessas Teorias pesquisadas sobre a temática em questão, as que mais se destacam é a Hierarquia das Necessidades de Maslow, Teoria X e Y de McGregor, Teoria da Contingência de McClelland, Teoria da Expectância de Vroom, Teoria ERC de Alderfer, Teoria da Equidade e a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, adotada na interpretação dos dados e que veio a fundamentar o trabalho. A metodologia de pesquisa utilizada foi um estudo conceitual, aplicado com procedimentos de um estudo de caso com abordagem quantitativa e técnica de coleta de dados através da aplicação de entrevistas semiestruturadas e questionários fechados. O questionário foi aplicado na totalidade da amostra, ou seja, 24 servidores, sendo 17 concursados e 7 contratados, nos seis Setores que formam a Secretaria da Fazenda da Prefeitura Municipal de Arroio Grande. O resultado da pesquisa apontou que os fatores higiênicos, na sua grande maioria, são satisfacientes, não chegando a comprometer o processo. O maior grau de satisfação do grupo pesquisado se deu nos aspectos de relacionamento. Os fatores citados como de maior motivação pelos funcionários foram o salário, estabilidade e a política de benefícios. Os aspectos motivacionais também puderam ser considerados satisfeitos. Mesmo que o resultado analisado seja positivo, faz-se necessário que os Gestores da Prefeitura Municipal de Arroio Grande busquem meios para aumentar os índices motivacionais, ou ao menos deixá-los em níveis consideráveis, buscando manter seu quadro funcional motivado.
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Dessas Teorias pesquisadas sobre a temática em questão, as que mais se destacam é a Hierarquia das Necessidades de Maslow, Teoria X e Y de McGregor, Teoria da Contingência de McClelland, Teoria da Expectância de Vroom, Teoria ERC de Alderfer, Teoria da Equidade e a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, adotada na interpretação dos dados e que veio a fundamentar o trabalho. A metodologia de pesquisa utilizada foi um estudo conceitual, aplicado com procedimentos de um estudo de caso com abordagem quantitativa e técnica de coleta de dados através da aplicação de entrevistas semiestruturadas e questionários fechados. O questionário foi aplicado na totalidade da amostra, ou seja, 24 servidores, sendo 17 concursados e 7 contratados, nos seis Setores que formam a Secretaria da Fazenda da Prefeitura Municipal de Arroio Grande. O resultado da pesquisa apontou que os fatores higiênicos, na sua grande maioria, são satisfacientes, não chegando a comprometer o processo. O maior grau de satisfação do grupo pesquisado se deu nos aspectos de relacionamento. Os fatores citados como de maior motivação pelos funcionários foram o salário, estabilidade e a política de benefícios. Os aspectos motivacionais também puderam ser considerados satisfeitos. Mesmo que o resultado analisado seja positivo, faz-se necessário que os Gestores da Prefeitura Municipal de Arroio Grande busquem meios para aumentar os índices motivacionais, ou ao menos deixá-los em níveis consideráveis, buscando manter seu quadro funcional motivado.The objective of the present work is through a conceptual study, using techniques a case study, offer a general vision of the real situation is that the level of motivation and satisfaction gazetted civil servants and contractors of the Department of Finance of the City of Arroio Grande. The research aims to analyze how public employees and contractors are motivated, and what degree of satisfaction and work motivation of these servers. We discussed important concepts on this subject seeking their understanding, where the purpose was to try to answer to these questions. Of those surveyed theories on the subject in question, the most distinctive is the Maslow Hierarchy of Needs, Theory X and Y of McGregor, Contingency Theory McClelland, Vroom Expectancy Theory, Theory of ERC Alderfer, Equity Theory and Two-Factor Theory Herzberg, adopted in interpreting the data and came to support the work. The research methodology used was a conceptual study, applied with procedures of a case study with a quantitative approach and technique of data collection through applying semi-structured interviews and closed questionnaire. The questionnaire was applied to the whole sample, is 24 servers, and 17 gazetted and seven contractors, in the six sectors that form the Department of Finance of the City of Arroio Grande. The survey results showed that the hygiene factors, the vast majority are satisfacientes not reaching compromise the process. The highest degree of satisfaction research group took on aspects of the relationship. The factors cited as most employees were motivated by salary, stability and benefits policy. The motivational aspects also might be considered satisfied. Even if the result is considered positive, it is necessary that the managers of the City of Arroio Grande to seek ways to increase motivational levels, or at least leave them at significant levels, trying to keep your staff motivated.application/pdfporMotivaçãoSatisfaçãoServidor públicoSecretaria da Fazenda.MotivationSatisfactionPublic servantsPublic serviceDepartment of financeCity hallMotivação no serviço público : um estudo de caso na Secretaria da Fazenda da Prefeitura Municipal de Arroio Grandeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000874403.pdf000874403.pdfTexto completoapplication/pdf3390273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71514/1/000874403.pdfcf7124dcb529f64ff28c7c7735e1d17eMD51TEXT000874403.pdf.txt000874403.pdf.txtExtracted Texttext/plain170648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71514/2/000874403.pdf.txt8a63821e047d730aaefd8545518de457MD52THUMBNAIL000874403.pdf.jpg000874403.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71514/3/000874403.pdf.jpg450f2e9da7d2c0fb6a0ff1799ef7abf7MD5310183/715142018-10-17 07:37:45.798oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71514Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:37:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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