Causas de (in) sucesso escolar: Estudo de Caso de uma Escola do Concelho de Vila Real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Diana Raquel Bernardo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/603
Resumo: Nesta dissertação foi desenvolvido um estudo teórico baseado na problemática do (In) Sucesso Escolar, de forma a identificar os factores que influenciam o Rendimento escolar dos nossos alunos. Por este motivo procuramos clarificar o conceito de (In) sucesso Escolar baseado em estudos empíricos desenvolvidos por inúmeros autores onde pudemos constatar quais as manifestações e as causas do (In) Sucesso Escolar. Atendendo ao relatado anteriormente, organizou-se o trabalho em duas partes fundamentais. A primeira parte diz respeito aos estudos teóricos sobre o (In) Sucesso Escolar já mencionados e numa segunda parte foi exposta a investigação de carácter qualitativo acerca dos factores que 30 alunos do 10º ano de escolaridade viam como influenciadores do (In) Sucesso Escolar. Os resultados provinham de inquéritos destinados a analisar “As Causas de Sucesso e Factores de Abandono” dos alunos de uma escola do centro da Cidade de Vila Real. Para tal foram utilizadas questões que abordavam temas do domínio social, do económico e do referente à motivação. A partir daqui, foram analisados os 6 motivos apontados pelos alunos como factores de maior importância segundo as suas respostas e concluímos que o equilíbrio da estrutura familiar, a aplicabilidades das aprendizagens em profissões futuras, a motivação dos alunos para aprender, a articulação entre a matéria de ensino e a realidade da vida, a definição de objectivos para o futuro (dos alunos e dos pais) e a ajuda por parte da escola na preparação dos exames foram os que mostraram maior importância.
id RCAP_491eb0f7ee5a1e03335c5a73ad7b46a6
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/603
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Causas de (in) sucesso escolar: Estudo de Caso de uma Escola do Concelho de Vila RealIn) Sucesso EscolarRendimento EscolarNesta dissertação foi desenvolvido um estudo teórico baseado na problemática do (In) Sucesso Escolar, de forma a identificar os factores que influenciam o Rendimento escolar dos nossos alunos. Por este motivo procuramos clarificar o conceito de (In) sucesso Escolar baseado em estudos empíricos desenvolvidos por inúmeros autores onde pudemos constatar quais as manifestações e as causas do (In) Sucesso Escolar. Atendendo ao relatado anteriormente, organizou-se o trabalho em duas partes fundamentais. A primeira parte diz respeito aos estudos teóricos sobre o (In) Sucesso Escolar já mencionados e numa segunda parte foi exposta a investigação de carácter qualitativo acerca dos factores que 30 alunos do 10º ano de escolaridade viam como influenciadores do (In) Sucesso Escolar. Os resultados provinham de inquéritos destinados a analisar “As Causas de Sucesso e Factores de Abandono” dos alunos de uma escola do centro da Cidade de Vila Real. Para tal foram utilizadas questões que abordavam temas do domínio social, do económico e do referente à motivação. A partir daqui, foram analisados os 6 motivos apontados pelos alunos como factores de maior importância segundo as suas respostas e concluímos que o equilíbrio da estrutura familiar, a aplicabilidades das aprendizagens em profissões futuras, a motivação dos alunos para aprender, a articulação entre a matéria de ensino e a realidade da vida, a definição de objectivos para o futuro (dos alunos e dos pais) e a ajuda por parte da escola na preparação dos exames foram os que mostraram maior importância.In this dissertation it was developed a theoretical study based on the problem of School (In) Success, to identify factors that influence the academic achievement of our students. For this reason we seek to clarify the concept of (Un) success based on empirical studies carried out by several authors where we could see what are the causes and manifestations of (In) School Success. Reviewing what was previously reported, the work was organized into two main sections. The first part concerns the theoretical studies on the (Un) success already mentioned and a second part where was exposed the qualitative research on factors that 30 students from 10 school year saw as influencing the School (In) Success. The results come from surveys designed to examine "The Causes of Success Factors and Abandonment" of students from one school of the center of the city of Vila Real. For that, we used questions that addressed issues of social field, economic and relative to motivation. With that, we have analyzed the six reasons cited by students as the most important factors according to their responses and have concluded that the balance of family structure, the applicability of learning in future professions, students' motivation to learn, the relationship between matter education and the reality of life, setting goals for the future (of students and parents) and help from the school in preparing examinations showed the greatest importance.2011-09-28T15:20:53Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/603porMonteiro, Diana Raquel Bernardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:25:26Zoai:repositorio.utad.pt:10348/603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:43.429963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Causas de (in) sucesso escolar: Estudo de Caso de uma Escola do Concelho de Vila Real
title Causas de (in) sucesso escolar: Estudo de Caso de uma Escola do Concelho de Vila Real
spellingShingle Causas de (in) sucesso escolar: Estudo de Caso de uma Escola do Concelho de Vila Real
Monteiro, Diana Raquel Bernardo
In) Sucesso Escolar
Rendimento Escolar
title_short Causas de (in) sucesso escolar: Estudo de Caso de uma Escola do Concelho de Vila Real
title_full Causas de (in) sucesso escolar: Estudo de Caso de uma Escola do Concelho de Vila Real
title_fullStr Causas de (in) sucesso escolar: Estudo de Caso de uma Escola do Concelho de Vila Real
title_full_unstemmed Causas de (in) sucesso escolar: Estudo de Caso de uma Escola do Concelho de Vila Real
title_sort Causas de (in) sucesso escolar: Estudo de Caso de uma Escola do Concelho de Vila Real
author Monteiro, Diana Raquel Bernardo
author_facet Monteiro, Diana Raquel Bernardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Diana Raquel Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv In) Sucesso Escolar
Rendimento Escolar
topic In) Sucesso Escolar
Rendimento Escolar
description Nesta dissertação foi desenvolvido um estudo teórico baseado na problemática do (In) Sucesso Escolar, de forma a identificar os factores que influenciam o Rendimento escolar dos nossos alunos. Por este motivo procuramos clarificar o conceito de (In) sucesso Escolar baseado em estudos empíricos desenvolvidos por inúmeros autores onde pudemos constatar quais as manifestações e as causas do (In) Sucesso Escolar. Atendendo ao relatado anteriormente, organizou-se o trabalho em duas partes fundamentais. A primeira parte diz respeito aos estudos teóricos sobre o (In) Sucesso Escolar já mencionados e numa segunda parte foi exposta a investigação de carácter qualitativo acerca dos factores que 30 alunos do 10º ano de escolaridade viam como influenciadores do (In) Sucesso Escolar. Os resultados provinham de inquéritos destinados a analisar “As Causas de Sucesso e Factores de Abandono” dos alunos de uma escola do centro da Cidade de Vila Real. Para tal foram utilizadas questões que abordavam temas do domínio social, do económico e do referente à motivação. A partir daqui, foram analisados os 6 motivos apontados pelos alunos como factores de maior importância segundo as suas respostas e concluímos que o equilíbrio da estrutura familiar, a aplicabilidades das aprendizagens em profissões futuras, a motivação dos alunos para aprender, a articulação entre a matéria de ensino e a realidade da vida, a definição de objectivos para o futuro (dos alunos e dos pais) e a ajuda por parte da escola na preparação dos exames foram os que mostraram maior importância.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-09-28T15:20:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/603
url http://hdl.handle.net/10348/603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137080552456192