O ensino do reúso de edifícios modernos e o projeto participado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/101511 |
Resumo: | Na transição para o século xxi, as instituições ligadas ao património começam progressivamente a preocupar-se com o vasto conjunto edificado ao longo do século xx e com o seu significado no quadro das políticas patrimoniais, o que obriga a uma mudança de paradigma, quer na prática profissional quer na formação dos técnicos. Já não se trata do problema da conservação de obras excecionais do passado mas sim do reúso de um grande número de edifícios existentes, tanto para acolher a mesma função como para adaptar a funções distintas. Assim, quer nos espaços de debate, como o DOCOMOMO ou o ICOMOS, quer nas escolas de Arquitetura, desenvolvem-se investigações, diálogos e atividades com o objetivo de caracterizar este conjunto construído e de promover o ensino e a aprendizagem da transformação destes edifícios ou conjuntos urbanos. Considerando que grande parte destes edifícios ainda está habitada e a funcionar, torna-se fundamental integrar os atores sociais, através de estratégias de projeto mais colaborativas e inclusivas. Este artigo discute esta abordagem e apresenta um caso de estudo desenvolvido no âmbito do projeto europeu Reuse of Modernist Buildings. |
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