A Educação Artística na atualidade: das Distopias Contemporâneas às sociedades sustentáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mónica, Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ana, Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3222
Resumo: Para pensar a educação artística na atualidade temos de perceber em que sociedade estamos situados. O tempo de incerteza, o medo e a consciência dos próprios limites advindos da pandemia da covid-19, da guerra, do terrorismo, do fechamento de fronteiras, das alterações climáticas, dos interesses económicos,das divergências culturais e políticas, adquirem um impacto à escala planetária. Vivemos numa sociedade de “risco” (Beck), “líquida” (Bauman) e “vulnerável e insegura” (Castel), que dá origem a conjunto alargado dedistopias contemporâneas: o desrespeito pelos direitos humanos que tomam a forma de conflitos armados, de desigualdade, de discriminação, de discursos de ódio. Para fazer face a esta situação crescente, é necessário ajudar os cidadãos a aprender uma “[...] ética na compreensão planetária [...]” (Morin, 1999, p. 83), acolhendo a diversidade e fomentando uma cidadania democrática. E este processo só se viabiliza através da educação que estamos a proporcionar aos indivíduos, que, segundo Morin, deve ter como objetivo prioritário “[...] civilizar esolidarizar a terra, transformar a espécie humana em verdadeira humanidade [...]” (Morin, 1999, p. 83). É nestecontexto de aproximação pessoal e social a um conhecimento em transformação, maleável, incerto, transitório e atémesmo caótico (trazido também pelo mundo virtual), que a educação é chamada a intervir. O seu legado históricoé o garante de novas formas de se percecionar, conceber e produzir o saber; tem um potencial transformador queenobrece a condição humana, o comportamento, a esperança, o compromisso e a liberdade democrática
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