O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/14153 |
Resumo: | O presente relatório pretende contribuir para uma reflexão em torno do trabalho de projeto como metodologia no 1° ciclo do ensino básico. O trabalho teve como suporte metodológico uma abordagem qualitativa e interpretativa, tendo como registo de dados as notas de campo e fotografias recolhidas no período de estágio na Escola Básica do 1° Ciclo António Rebelo de Andrade, na valência do 1° ano do ensino básico. A investigação ação foi a linha orientadora, através da qual foi possível desenvolver uma ação educativa de acordo com os interesses dos alunos, envolvendo-os em processos de observação, questionamento, reflexão e aquisição de conhecimento. Os resultados desta investigação parecem evidenciar que a metodologia de trabalho de projeto valoriza a ação e os interesses do aluno e a construção de aprendizagens transdisciplinares cooperativas. |
id |
RCAP_755f462f3dd6d1fe7062271ebf1e2ef5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/14153 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino BásicoTrabalho de ProjetoCooperaçãoAprendizagem SignificativaPartilhaPedagogia ParticipativaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório pretende contribuir para uma reflexão em torno do trabalho de projeto como metodologia no 1° ciclo do ensino básico. O trabalho teve como suporte metodológico uma abordagem qualitativa e interpretativa, tendo como registo de dados as notas de campo e fotografias recolhidas no período de estágio na Escola Básica do 1° Ciclo António Rebelo de Andrade, na valência do 1° ano do ensino básico. A investigação ação foi a linha orientadora, através da qual foi possível desenvolver uma ação educativa de acordo com os interesses dos alunos, envolvendo-os em processos de observação, questionamento, reflexão e aquisição de conhecimento. Os resultados desta investigação parecem evidenciar que a metodologia de trabalho de projeto valoriza a ação e os interesses do aluno e a construção de aprendizagens transdisciplinares cooperativas.Repositório ComumFernandes, Sónia2016-06-21T15:54:32Z2014-07-152014-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/14153TID:201185130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/14153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:26.032675Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino Básico Fernandes, Sónia Ensino Básico Trabalho de Projeto Cooperação Aprendizagem Significativa Partilha Pedagogia Participativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Fernandes, Sónia |
author_facet |
Fernandes, Sónia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Sónia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico Trabalho de Projeto Cooperação Aprendizagem Significativa Partilha Pedagogia Participativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino Básico Trabalho de Projeto Cooperação Aprendizagem Significativa Partilha Pedagogia Participativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório pretende contribuir para uma reflexão em torno do trabalho de projeto como metodologia no 1° ciclo do ensino básico. O trabalho teve como suporte metodológico uma abordagem qualitativa e interpretativa, tendo como registo de dados as notas de campo e fotografias recolhidas no período de estágio na Escola Básica do 1° Ciclo António Rebelo de Andrade, na valência do 1° ano do ensino básico. A investigação ação foi a linha orientadora, através da qual foi possível desenvolver uma ação educativa de acordo com os interesses dos alunos, envolvendo-os em processos de observação, questionamento, reflexão e aquisição de conhecimento. Os resultados desta investigação parecem evidenciar que a metodologia de trabalho de projeto valoriza a ação e os interesses do aluno e a construção de aprendizagens transdisciplinares cooperativas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-15 2014-07-15T00:00:00Z 2016-06-21T15:54:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/14153 TID:201185130 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/14153 |
identifier_str_mv |
TID:201185130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553642393174016 |