O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sónia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/14153
Resumo: O presente relatório pretende contribuir para uma reflexão em torno do trabalho de projeto como metodologia no 1° ciclo do ensino básico. O trabalho teve como suporte metodológico uma abordagem qualitativa e interpretativa, tendo como registo de dados as notas de campo e fotografias recolhidas no período de estágio na Escola Básica do 1° Ciclo António Rebelo de Andrade, na valência do 1° ano do ensino básico. A investigação ação foi a linha orientadora, através da qual foi possível desenvolver uma ação educativa de acordo com os interesses dos alunos, envolvendo-os em processos de observação, questionamento, reflexão e aquisição de conhecimento. Os resultados desta investigação parecem evidenciar que a metodologia de trabalho de projeto valoriza a ação e os interesses do aluno e a construção de aprendizagens transdisciplinares cooperativas.
id RCAP_755f462f3dd6d1fe7062271ebf1e2ef5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/14153
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino BásicoTrabalho de ProjetoCooperaçãoAprendizagem SignificativaPartilhaPedagogia ParticipativaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório pretende contribuir para uma reflexão em torno do trabalho de projeto como metodologia no 1° ciclo do ensino básico. O trabalho teve como suporte metodológico uma abordagem qualitativa e interpretativa, tendo como registo de dados as notas de campo e fotografias recolhidas no período de estágio na Escola Básica do 1° Ciclo António Rebelo de Andrade, na valência do 1° ano do ensino básico. A investigação ação foi a linha orientadora, através da qual foi possível desenvolver uma ação educativa de acordo com os interesses dos alunos, envolvendo-os em processos de observação, questionamento, reflexão e aquisição de conhecimento. Os resultados desta investigação parecem evidenciar que a metodologia de trabalho de projeto valoriza a ação e os interesses do aluno e a construção de aprendizagens transdisciplinares cooperativas.Repositório ComumFernandes, Sónia2016-06-21T15:54:32Z2014-07-152014-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/14153TID:201185130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/14153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:26.032675Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino Básico
title O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino Básico
Fernandes, Sónia
Ensino Básico
Trabalho de Projeto
Cooperação
Aprendizagem Significativa
Partilha
Pedagogia Participativa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O trabalho de projeto como metodologia no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Fernandes, Sónia
author_facet Fernandes, Sónia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Sónia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Trabalho de Projeto
Cooperação
Aprendizagem Significativa
Partilha
Pedagogia Participativa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino Básico
Trabalho de Projeto
Cooperação
Aprendizagem Significativa
Partilha
Pedagogia Participativa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório pretende contribuir para uma reflexão em torno do trabalho de projeto como metodologia no 1° ciclo do ensino básico. O trabalho teve como suporte metodológico uma abordagem qualitativa e interpretativa, tendo como registo de dados as notas de campo e fotografias recolhidas no período de estágio na Escola Básica do 1° Ciclo António Rebelo de Andrade, na valência do 1° ano do ensino básico. A investigação ação foi a linha orientadora, através da qual foi possível desenvolver uma ação educativa de acordo com os interesses dos alunos, envolvendo-os em processos de observação, questionamento, reflexão e aquisição de conhecimento. Os resultados desta investigação parecem evidenciar que a metodologia de trabalho de projeto valoriza a ação e os interesses do aluno e a construção de aprendizagens transdisciplinares cooperativas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-15
2014-07-15T00:00:00Z
2016-06-21T15:54:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/14153
TID:201185130
url http://hdl.handle.net/10400.26/14153
identifier_str_mv TID:201185130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134929228922880