A importância do jogo no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/23912 |
Resumo: | O presente relatório decorre no âmbito da unidade curricular Prática Educativa e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo irá apresentar, analisar e refletir criticamente sobre a importância dos jogos no 1º Ciclo do Ensino Básico, com base num referencial teórico que sustenta todo o trabalho desenvolvido. A prática pedagógica realizada decorreu entre o mês de outubro de 2016 e junho de 2017, onde tivemos a oportunidade de explorar atividades lúdicas, nas diversas áreas curriculares, criando um ambiente rico em aprendizagem, com um grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos. Para compreender as perspetivas dos/as professores/as do 2º ano sobre esta temática, foram realizadas entrevistas, com o intuito de recolher os testemunhos sobre a utilização do lúdico na prática letiva diária dos/as docentes e a valorização da sua importância. Deste modo, averiguámos que estes consideram importante a utilização dessa prática e que, os jogos proporcionam experiências significativas. No entanto, a utilização do lúdico não é muito frequente e é visto, muitas vezes, como um meio de entretenimento e sem qualquer função pedagógica. Através das intervenções que tivemos oportunidade de colocar em prática e dos testemunhos das crianças, tomámos ainda mais consciência do potencial do lúdico como recurso. Compreendemos que este método favorece aprendizagens dinâmicas e estimulantes, levando à apreensão e consolidação de conteúdos, bem como um ambiente em sala de aula muito mais interativo e prazeroso, permitindo assim, a partilha de momentos integradores, motivação e criação de laços entre pares. |
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