Nintendo Wii: uso terapêutico no controlo postural em indivíduos que sofreram um acidente vascular cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Sofia Isabel de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2680
Resumo: Mestrado em Fisioterapia.
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spelling Nintendo Wii: uso terapêutico no controlo postural em indivíduos que sofreram um acidente vascular cerebralFisioterapiaMedicina de reabilitaçãoControlo posturalAVCNintendo WiiPhysiotherapyRehabilitationPostural controlStrokeMestrado em Fisioterapia.Introdução: É crescente o interesse e o número de pesquisas científicas sobre o uso das consolas comerciais na reabilitação de indivíduos que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC). No entanto, a especificidade da sintomatologia em cada indivíduo resulta em estudos com poucos resultados homogéneos e pouco extrapolativos. Objetivo: Averiguar o contributo da intervenção com Nintendo Wii no controlo postural em indivíduos que sofreram um AVC, na melhoria da simetria corporal, equilíbrio e mobilidade. Métodos: Duas mulheres, com 47 e 67 anos de idade; e um homem com 68 anos de idade; ambos com diagnósticos de AVC isquémico com lesão no hemisfério direito apresentando um quadro motor de hemiparesia esquerda, realizaram diariamente 60 minutos de fisioterapia convencional e um programa de treino de equilíbrio em pé de 15 minutos com a Nintendo Wii, ao longo de 20 sessões, 5x por semana. A avaliação inicial e final da intervenção foi feita por uma Plataforma de Forças Laboratorial, pela Plataforma da Nintendo Wii - Wii Balance Board, pela Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) e pelo Teste Timed 'Up-and-Go' (TUG). Na análise da simetria corporal foram avaliadas as médias e coeficientes de variação das três componentes de força reativa e calculadas as percentagens de transferência de peso em quatro atividades: em pé de olhos abertos e fechados, e durante a tarefa do agachamento e transferência de sentado para de pé. Resultados: Em todas as atividades verificou-se um predomínio na transferência do peso para o lado não afetado. Contudo, no final da intervenção a diferença entre os dois membros inferiores reduz, principalmente com olhos abertos. Em ambas as atividades observou-se que a componente de força reativa, Fx (medio-lateral) apresentou maiores valores de média de deslocamento do centro de pressão, mas a componente de força reativa, Fy (ântero-posterior) apresentou maiores coeficientes de variação. De forma global, o membro inferior esquerdo, afetado, tende a oscilar menos, em ambas as avaliações. Na análise da funcionalidade ambos os participantes demonstraram aumento na execução de atividades funcionais, de acordo com a pontuação na EEB e TUG. Conclusão: O presente estudo demonstrou que a aplicação desta abordagem, como complemento à abordagem terapêutica convencional, parece ter contribuído para melhorar a distribuição do peso, o equilíbrio, a mobilidade e velocidade nestes três participantes.ABSTRACT - Introduction: An increasing interest and the number scientific research on the use of commercial consoles in the rehabilitation of individuals who have suffered a stroke. However, the specificity of each individual symptom results in studies is uneven and some extrapolation. Objective: To investigate the contribution of intervention with Nintendo Wii ® on postural control in individuals who have suffered a stroke, improving body symmetry, balance and mobility. Methods: Two women, 47 and 67 years old, and a man with 68 year old; both with a diagnosis of ischemic stroke in the right hemisphere lesion presenting a framework engine left hemiparesis, underwent 60 minutes of daily physical therapy and a program standing balance training of 15 minutes with Nintendo Wii® Plus over 20 sessions, 5x per week. The initial assessment and end of the intervention was made by a Force Platform Lab, the Nintendo Wii ® Platform - Wii Balance Board, the Berg Balance Scale (BBS) and the Test Timed 'Up-and-Go' (TUG). In the analysis of body symmetry were assessed averages and coefficients of variation of the three components of reactive power, and calculated the percentages of weight transfer into four activities: standing with eyes open and closed, and during the task of squatting and sitting transfer for standing. Results: In all four activities there was a predominance in the transfer of weight to the unaffected side. But at the end of the intervention, the difference between the two lower limbs reduces, especially with open eyes. In both activities was observed that the component of reactive force, Fx (mediumlateral) had higher mean displacement of center of pressure, but the reactive power components, Fy (anteroposterior) showed higher coefficients of variation. Globally the left lower limb affected, tends to fluctuare less in both assessments. In the analysis of functionality both participants demonstrated increased performance of functional activities in accordance with a score of BBS and TUG. Conclusion: The present study demonstrated that the application of this approach as a complement to conventional therapeutic approach seems to have contributed to improving weight distribution, balance, mobility and speed in all three participants.Fernandes, BeatrizValentim, FábioRCIPLCruz, Sofia Isabel de Oliveira2013-09-05T14:50:31Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2680porCruz SI. Nintendo Wii: uso terapêutico no controlo postural em indivíduos que sofreram um acidente vascular cerebral [Dissertation]. 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