A dimensão crítica na interpretação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Rui Martins da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9598
Resumo: A abordagem da performance musical a partir de modelos de pensamento estético e outros critérios de razão é um exercício que envolve uma articulação complexa de vários campos de estudo, genericamente: a história, a estética, a técnica, o repertório e a recepção crítica. O estado da arte admite condições para um estudo mais sistemático de modelos críticos interpretativos. Este estudo incorpora o conjunto de perspectivas disponíveis no horizonte das ideias sobre música e interpretação, reflectindo depois sobre o papel da interpretação musical na performance crítica. O esforço de identificação de modelos críticos e princípios estéticos de performance musical cria as bases para um estudo conceptual sobre a natureza e evolução histórica da interpretação musical no domínio da música de arte ocidental, tornando possível também a produção de argumento crítico de especialidade e a comunicação de tendências e estilos interpretativos.
id RCAP_756c87de7ac59468d80699c1bde0b432
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9598
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A dimensão crítica na interpretação musicalTeoria estética da performanceModelos críticosInterpretaçãoRecepção críticaMusic performance aestheticsCriticismInterpretationCritical receptionA abordagem da performance musical a partir de modelos de pensamento estético e outros critérios de razão é um exercício que envolve uma articulação complexa de vários campos de estudo, genericamente: a história, a estética, a técnica, o repertório e a recepção crítica. O estado da arte admite condições para um estudo mais sistemático de modelos críticos interpretativos. Este estudo incorpora o conjunto de perspectivas disponíveis no horizonte das ideias sobre música e interpretação, reflectindo depois sobre o papel da interpretação musical na performance crítica. O esforço de identificação de modelos críticos e princípios estéticos de performance musical cria as bases para um estudo conceptual sobre a natureza e evolução histórica da interpretação musical no domínio da música de arte ocidental, tornando possível também a produção de argumento crítico de especialidade e a comunicação de tendências e estilos interpretativos.Approaching music performance using patterns of aesthetic thinking and other rational argument is an exercise that involves a complex articulation of several domains of study, namely: history, aesthetics, technique, repertoire, and critical reception. Available research has secured the preconditions for a more well-defined systematization of interpretational quality patterns. This study embraces the range of perspectives available in the horizon of the history of ideas about music and interpretation, asking reflectively what it means to engage with musical interpretation in conscious critical performance. The effort of recognizing models of criticism and aesthetic criteria within musical interpretation creates the vehicle for conceptualizing the nature and the historical development of Western classical music performance making also possible the production of quality critical argument and the communication of key performance tendencies and styles.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCruz, Rui Martins da2017-03-13T14:33:37Z2011-01-282011-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9598porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:32.681267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão crítica na interpretação musical
title A dimensão crítica na interpretação musical
spellingShingle A dimensão crítica na interpretação musical
Cruz, Rui Martins da
Teoria estética da performance
Modelos críticos
Interpretação
Recepção crítica
Music performance aesthetics
Criticism
Interpretation
Critical reception
title_short A dimensão crítica na interpretação musical
title_full A dimensão crítica na interpretação musical
title_fullStr A dimensão crítica na interpretação musical
title_full_unstemmed A dimensão crítica na interpretação musical
title_sort A dimensão crítica na interpretação musical
author Cruz, Rui Martins da
author_facet Cruz, Rui Martins da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Rui Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria estética da performance
Modelos críticos
Interpretação
Recepção crítica
Music performance aesthetics
Criticism
Interpretation
Critical reception
topic Teoria estética da performance
Modelos críticos
Interpretação
Recepção crítica
Music performance aesthetics
Criticism
Interpretation
Critical reception
description A abordagem da performance musical a partir de modelos de pensamento estético e outros critérios de razão é um exercício que envolve uma articulação complexa de vários campos de estudo, genericamente: a história, a estética, a técnica, o repertório e a recepção crítica. O estado da arte admite condições para um estudo mais sistemático de modelos críticos interpretativos. Este estudo incorpora o conjunto de perspectivas disponíveis no horizonte das ideias sobre música e interpretação, reflectindo depois sobre o papel da interpretação musical na performance crítica. O esforço de identificação de modelos críticos e princípios estéticos de performance musical cria as bases para um estudo conceptual sobre a natureza e evolução histórica da interpretação musical no domínio da música de arte ocidental, tornando possível também a produção de argumento crítico de especialidade e a comunicação de tendências e estilos interpretativos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-28
2011-01-28T00:00:00Z
2017-03-13T14:33:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9598
url http://hdl.handle.net/10400.22/9598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131474213994496