A dimensão crítica na interpretação musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9598 |
Resumo: | A abordagem da performance musical a partir de modelos de pensamento estético e outros critérios de razão é um exercício que envolve uma articulação complexa de vários campos de estudo, genericamente: a história, a estética, a técnica, o repertório e a recepção crítica. O estado da arte admite condições para um estudo mais sistemático de modelos críticos interpretativos. Este estudo incorpora o conjunto de perspectivas disponíveis no horizonte das ideias sobre música e interpretação, reflectindo depois sobre o papel da interpretação musical na performance crítica. O esforço de identificação de modelos críticos e princípios estéticos de performance musical cria as bases para um estudo conceptual sobre a natureza e evolução histórica da interpretação musical no domínio da música de arte ocidental, tornando possível também a produção de argumento crítico de especialidade e a comunicação de tendências e estilos interpretativos. |
id |
RCAP_756c87de7ac59468d80699c1bde0b432 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9598 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A dimensão crítica na interpretação musicalTeoria estética da performanceModelos críticosInterpretaçãoRecepção críticaMusic performance aestheticsCriticismInterpretationCritical receptionA abordagem da performance musical a partir de modelos de pensamento estético e outros critérios de razão é um exercício que envolve uma articulação complexa de vários campos de estudo, genericamente: a história, a estética, a técnica, o repertório e a recepção crítica. O estado da arte admite condições para um estudo mais sistemático de modelos críticos interpretativos. Este estudo incorpora o conjunto de perspectivas disponíveis no horizonte das ideias sobre música e interpretação, reflectindo depois sobre o papel da interpretação musical na performance crítica. O esforço de identificação de modelos críticos e princípios estéticos de performance musical cria as bases para um estudo conceptual sobre a natureza e evolução histórica da interpretação musical no domínio da música de arte ocidental, tornando possível também a produção de argumento crítico de especialidade e a comunicação de tendências e estilos interpretativos.Approaching music performance using patterns of aesthetic thinking and other rational argument is an exercise that involves a complex articulation of several domains of study, namely: history, aesthetics, technique, repertoire, and critical reception. Available research has secured the preconditions for a more well-defined systematization of interpretational quality patterns. This study embraces the range of perspectives available in the horizon of the history of ideas about music and interpretation, asking reflectively what it means to engage with musical interpretation in conscious critical performance. The effort of recognizing models of criticism and aesthetic criteria within musical interpretation creates the vehicle for conceptualizing the nature and the historical development of Western classical music performance making also possible the production of quality critical argument and the communication of key performance tendencies and styles.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCruz, Rui Martins da2017-03-13T14:33:37Z2011-01-282011-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9598porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:32.681267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dimensão crítica na interpretação musical |
title |
A dimensão crítica na interpretação musical |
spellingShingle |
A dimensão crítica na interpretação musical Cruz, Rui Martins da Teoria estética da performance Modelos críticos Interpretação Recepção crítica Music performance aesthetics Criticism Interpretation Critical reception |
title_short |
A dimensão crítica na interpretação musical |
title_full |
A dimensão crítica na interpretação musical |
title_fullStr |
A dimensão crítica na interpretação musical |
title_full_unstemmed |
A dimensão crítica na interpretação musical |
title_sort |
A dimensão crítica na interpretação musical |
author |
Cruz, Rui Martins da |
author_facet |
Cruz, Rui Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Rui Martins da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria estética da performance Modelos críticos Interpretação Recepção crítica Music performance aesthetics Criticism Interpretation Critical reception |
topic |
Teoria estética da performance Modelos críticos Interpretação Recepção crítica Music performance aesthetics Criticism Interpretation Critical reception |
description |
A abordagem da performance musical a partir de modelos de pensamento estético e outros critérios de razão é um exercício que envolve uma articulação complexa de vários campos de estudo, genericamente: a história, a estética, a técnica, o repertório e a recepção crítica. O estado da arte admite condições para um estudo mais sistemático de modelos críticos interpretativos. Este estudo incorpora o conjunto de perspectivas disponíveis no horizonte das ideias sobre música e interpretação, reflectindo depois sobre o papel da interpretação musical na performance crítica. O esforço de identificação de modelos críticos e princípios estéticos de performance musical cria as bases para um estudo conceptual sobre a natureza e evolução histórica da interpretação musical no domínio da música de arte ocidental, tornando possível também a produção de argumento crítico de especialidade e a comunicação de tendências e estilos interpretativos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-28 2011-01-28T00:00:00Z 2017-03-13T14:33:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/9598 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/9598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131474213994496 |