Ansiedade financeira e dinâmicas familiares : um estudo com mães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Matilde Santos Cunha e
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43891
Resumo: O objetivo deste estudo é explorar a relação entre a ansiedade financeira e características sociodemográficas, numa amostra de mães, e explorar as perceções de mães relativamente ao impacto da ansiedade financeira na dinâmica familiar e no comportamento dos filhos. Para atingir esse objetivo, foi utilizada uma metodologia mista, combinando uma abordagem quantitativa (Fase 1) e qualitativa (Fase 2). Na primeira fase deste estudo foi realizada uma analisa estatística das respostas a um questionário sociodemográfico e à Escala de Ansiedade Financeira (FAS) de 561 mães com filhos entre os 10 e os 18 anos com o objetivo de explorar relação entre os níveis de ansiedade financeira e as variáveis sociodemográficas. Na segunda fase do estudo, foram realizadas entrevistas a duas mães que apresentaram níveis mais elevados na Escala de Ansiedade Financeira com o objetivo de obter uma compreensão mais aprofundada das suas experiências subjetivas. Os resultados obtidos indicam que, independentemente do rendimento familiar, as mães podem experimentar ansiedade financeira. Essa ansiedade pode afetar a parentalidade e os estilos de comunicação com os filhos, com impactos emocionais mais evidentes. No entanto, não se pode atribuir o impacto exclusivamente à ansiedade financeira, uma vez que as dificuldades económicas objetivas também estão presentes. Neste estudo, foi possível perceber que esses fatores estão interligados de forma complexa, embora não tenha sido possível compreender totalmente a complexidade dessa interligação. Por fim, com um caráter que se assume como exploratório, este estudo oferece pistas relevantes para o desenvolvimento de estudos futuros, que aprofundem a compreensão da articulação entre as componentes objetiva e subjetiva da situação financeira, e o impacto destas nas dinâmicas familiares e no comportamento de crianças e jovens.
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