Benchmarking da imagiologia nos hospitais portugueses do serviço nacional de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Rafael Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12729
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal avaliar a eficiência dos Serviços de Imagi-ologia (SI) dos Hospitais Portugueses no Serviço Nacional de Saúde, utilizando a técni-ca Data Envelopment Analysis. Esta técnica permite avaliar a eficiência relativa de um conjunto de unidades organizacionais similares que utilizam múltiplos inputs para pro-duzir múltiplos outputs. A avaliação de eficiência dos SI foi realizada durante o período de 2005 a 2009, recorrendo a análises de vários grupos de SI, recolhendo dados da Base de Dados ACSS. A metodologia de avaliação de desempenho desenvolvida nesta disser-tação pode constituir uma ferramenta de apoio à gestão de desempenho dos Serviços de Imagiologia visto que permite avaliar a sua eficiência e identificar áreas com potencial de melhoria. A análise dos dados recolhidos relativos aos SI, permitiu concluir que o exame mais vezes realizado é a Radiologia, e que em termos de custos, a componente mais elevada diz respeito aos custos com pessoal, seguido dos custos dos materiais con-sumidos e por fim os custos de fornecimento de serviços externos. Relativamente aos anos 2005 e 2006, os SI considerados como benchmarks nas avaliações realizadas são as unidades do H. Faro, H. Espinho, H. Aveiro, H. S. Sebastião, e H. V. N. Famalicão. Relativamente aos anos de 2007 a 2009, observou-se a existência de apenas um ben-chmark, o SI do H. Faro. Globalmente, entre 2005 a 2009, identificaram-se que os SI benchmarks correspondem às unidades dos Hospitais de Faro, Espinho, Aveiro, S. Se-bastião e V. N. Famalicão, que estão presentes em várias análises. Para os restantes SI considerados ineficientes em cada grupo, definiram-se objetivos para melhoria do seu desempenho.
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