Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25977 |
Resumo: | O sistema ferroviário é responsável pelo transporte desde soja, fertilizantes a carros e minério de ferro, fazendo assim, parte da estrutura logística de um país. Hoje em dia, é possível mesurar a eficiência dos modais de transporte de carga por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA), todavia, poucos estudos foram realizados sobre o modal ferroviário. Sendo assim, neste trabalho é realizado uma Análise da Eficiência Produtiva das Ferrovias Brasileiras, através da aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA), em que serão analisadas 12 ferrovias brasileiras considerando os dados de três anos: 2018, 2019 e 2020. Para esta análise foram utilizadas 5 variáveis em que como input são consideradas as variáveis Capacidade e Número de Terminais enquanto que para outputs, Tonelada Quilômetro Útil (TKU), Velocidade Média Anual Comercial (VMC) e Número de Acidentes. Para o cálculo da eficiência utilizou-se o modelo BCC com orientação a output e posteriormente utilizou-se o modelo CRR com a mesma orientação para validação dos resultados. Com os resultados obtidos elaborou-se uma progressão temporal do desempenho de cada uma delas e, ainda, definiram-se benchmarks e alvos. Por fim, os resultados foram analisados e interpretados de forma a estudar a progressão da eficiência das ferrovias e apresentar quais exemplos de boas práticas e estratégias podem ser tomadas pelas ferrovias ineficientes para que possam ter uma melhor performance. |
id |
UFF-2_0fa51874717fc4a9d78b0cf7d14fa1f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25977 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dadosAnálise Envoltória de Dados (DEA)FerroviaEficiênciaBenchmarkAnálise Envoltória de Dados (DEA)FerroviaEficiênciaBenchmarkData Envelopment AnalysisRailroadEfficiencyBenchmarkO sistema ferroviário é responsável pelo transporte desde soja, fertilizantes a carros e minério de ferro, fazendo assim, parte da estrutura logística de um país. Hoje em dia, é possível mesurar a eficiência dos modais de transporte de carga por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA), todavia, poucos estudos foram realizados sobre o modal ferroviário. Sendo assim, neste trabalho é realizado uma Análise da Eficiência Produtiva das Ferrovias Brasileiras, através da aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA), em que serão analisadas 12 ferrovias brasileiras considerando os dados de três anos: 2018, 2019 e 2020. Para esta análise foram utilizadas 5 variáveis em que como input são consideradas as variáveis Capacidade e Número de Terminais enquanto que para outputs, Tonelada Quilômetro Útil (TKU), Velocidade Média Anual Comercial (VMC) e Número de Acidentes. Para o cálculo da eficiência utilizou-se o modelo BCC com orientação a output e posteriormente utilizou-se o modelo CRR com a mesma orientação para validação dos resultados. Com os resultados obtidos elaborou-se uma progressão temporal do desempenho de cada uma delas e, ainda, definiram-se benchmarks e alvos. Por fim, os resultados foram analisados e interpretados de forma a estudar a progressão da eficiência das ferrovias e apresentar quais exemplos de boas práticas e estratégias podem ser tomadas pelas ferrovias ineficientes para que possam ter uma melhor performance.The railway system is responsible for transporting everything from soybeans, fertilizers to cars and iron ore, thus being part of the logistics structure of a country. Nowadays, it is possible to improve the efficiency of freight transport modals through data envelomyoria analysis (DEA), however, few studies have been conducted on the rail modal. Thus, in this study is carried out an Analysis of the Productive Efficiency of Brazilian Railways, through the application of the Data Envelopment Analysis (DEA), in which 12 Brazilian railways will be analyzed considering the three-year data: 2018, 2019 and 2020. For this analysis, 5 variables were used in which the variables Capacity and Number of Terminals are considered as input, while for outputs, Useful Kilometer Ton (TKU), Average Commercial Average Speed (VMC) and Number of Accidents. For the calculation of efficiency, the BCC model with orientation to output was used and later the CRR model with the same orientation for validation of the results was used. With the results obtained, a temporal progression of the performance of each of them was elaborated and benchmarks and targets were defined. Finally, the results were analyzed and interpreted in order to study the progression of railroad efficiency and to present which examples of good practices and strategies can be taken by inefficient railroads to they perform better.50 p.Meza, Lidia AnguloHecksher, Suzana DantasBergiante, Níssia Carvalho RosaPessanha, João Victor Muylaert Reis2022-08-03T12:47:51Z2022-08-03T12:47:51Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPESSANHA, João Victor Muylaert Reis. Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022http://app.uff.br/riuff/handle/1/25977CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-03T12:47:54Zoai:app.uff.br:1/25977Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:07.529684Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados |
title |
Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados |
spellingShingle |
Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados Pessanha, João Victor Muylaert Reis Análise Envoltória de Dados (DEA) Ferrovia Eficiência Benchmark Análise Envoltória de Dados (DEA) Ferrovia Eficiência Benchmark Data Envelopment Analysis Railroad Efficiency Benchmark |
title_short |
Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados |
title_full |
Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados |
title_fullStr |
Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados |
title_full_unstemmed |
Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados |
title_sort |
Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados |
author |
Pessanha, João Victor Muylaert Reis |
author_facet |
Pessanha, João Victor Muylaert Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Meza, Lidia Angulo Hecksher, Suzana Dantas Bergiante, Níssia Carvalho Rosa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessanha, João Victor Muylaert Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Envoltória de Dados (DEA) Ferrovia Eficiência Benchmark Análise Envoltória de Dados (DEA) Ferrovia Eficiência Benchmark Data Envelopment Analysis Railroad Efficiency Benchmark |
topic |
Análise Envoltória de Dados (DEA) Ferrovia Eficiência Benchmark Análise Envoltória de Dados (DEA) Ferrovia Eficiência Benchmark Data Envelopment Analysis Railroad Efficiency Benchmark |
description |
O sistema ferroviário é responsável pelo transporte desde soja, fertilizantes a carros e minério de ferro, fazendo assim, parte da estrutura logística de um país. Hoje em dia, é possível mesurar a eficiência dos modais de transporte de carga por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA), todavia, poucos estudos foram realizados sobre o modal ferroviário. Sendo assim, neste trabalho é realizado uma Análise da Eficiência Produtiva das Ferrovias Brasileiras, através da aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA), em que serão analisadas 12 ferrovias brasileiras considerando os dados de três anos: 2018, 2019 e 2020. Para esta análise foram utilizadas 5 variáveis em que como input são consideradas as variáveis Capacidade e Número de Terminais enquanto que para outputs, Tonelada Quilômetro Útil (TKU), Velocidade Média Anual Comercial (VMC) e Número de Acidentes. Para o cálculo da eficiência utilizou-se o modelo BCC com orientação a output e posteriormente utilizou-se o modelo CRR com a mesma orientação para validação dos resultados. Com os resultados obtidos elaborou-se uma progressão temporal do desempenho de cada uma delas e, ainda, definiram-se benchmarks e alvos. Por fim, os resultados foram analisados e interpretados de forma a estudar a progressão da eficiência das ferrovias e apresentar quais exemplos de boas práticas e estratégias podem ser tomadas pelas ferrovias ineficientes para que possam ter uma melhor performance. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-03T12:47:51Z 2022-08-03T12:47:51Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PESSANHA, João Victor Muylaert Reis. Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022 http://app.uff.br/riuff/handle/1/25977 |
identifier_str_mv |
PESSANHA, João Victor Muylaert Reis. Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823693315178496 |