Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessanha, João Victor Muylaert Reis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25977
Resumo: O sistema ferroviário é responsável pelo transporte desde soja, fertilizantes a carros e minério de ferro, fazendo assim, parte da estrutura logística de um país. Hoje em dia, é possível mesurar a eficiência dos modais de transporte de carga por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA), todavia, poucos estudos foram realizados sobre o modal ferroviário. Sendo assim, neste trabalho é realizado uma Análise da Eficiência Produtiva das Ferrovias Brasileiras, através da aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA), em que serão analisadas 12 ferrovias brasileiras considerando os dados de três anos: 2018, 2019 e 2020. Para esta análise foram utilizadas 5 variáveis em que como input são consideradas as variáveis Capacidade e Número de Terminais enquanto que para outputs, Tonelada Quilômetro Útil (TKU), Velocidade Média Anual Comercial (VMC) e Número de Acidentes. Para o cálculo da eficiência utilizou-se o modelo BCC com orientação a output e posteriormente utilizou-se o modelo CRR com a mesma orientação para validação dos resultados. Com os resultados obtidos elaborou-se uma progressão temporal do desempenho de cada uma delas e, ainda, definiram-se benchmarks e alvos. Por fim, os resultados foram analisados e interpretados de forma a estudar a progressão da eficiência das ferrovias e apresentar quais exemplos de boas práticas e estratégias podem ser tomadas pelas ferrovias ineficientes para que possam ter uma melhor performance.
id UFF-2_0fa51874717fc4a9d78b0cf7d14fa1f2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25977
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dadosAnálise Envoltória de Dados (DEA)FerroviaEficiênciaBenchmarkAnálise Envoltória de Dados (DEA)FerroviaEficiênciaBenchmarkData Envelopment AnalysisRailroadEfficiencyBenchmarkO sistema ferroviário é responsável pelo transporte desde soja, fertilizantes a carros e minério de ferro, fazendo assim, parte da estrutura logística de um país. Hoje em dia, é possível mesurar a eficiência dos modais de transporte de carga por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA), todavia, poucos estudos foram realizados sobre o modal ferroviário. Sendo assim, neste trabalho é realizado uma Análise da Eficiência Produtiva das Ferrovias Brasileiras, através da aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA), em que serão analisadas 12 ferrovias brasileiras considerando os dados de três anos: 2018, 2019 e 2020. Para esta análise foram utilizadas 5 variáveis em que como input são consideradas as variáveis Capacidade e Número de Terminais enquanto que para outputs, Tonelada Quilômetro Útil (TKU), Velocidade Média Anual Comercial (VMC) e Número de Acidentes. Para o cálculo da eficiência utilizou-se o modelo BCC com orientação a output e posteriormente utilizou-se o modelo CRR com a mesma orientação para validação dos resultados. Com os resultados obtidos elaborou-se uma progressão temporal do desempenho de cada uma delas e, ainda, definiram-se benchmarks e alvos. Por fim, os resultados foram analisados e interpretados de forma a estudar a progressão da eficiência das ferrovias e apresentar quais exemplos de boas práticas e estratégias podem ser tomadas pelas ferrovias ineficientes para que possam ter uma melhor performance.The railway system is responsible for transporting everything from soybeans, fertilizers to cars and iron ore, thus being part of the logistics structure of a country. Nowadays, it is possible to improve the efficiency of freight transport modals through data envelomyoria analysis (DEA), however, few studies have been conducted on the rail modal. Thus, in this study is carried out an Analysis of the Productive Efficiency of Brazilian Railways, through the application of the Data Envelopment Analysis (DEA), in which 12 Brazilian railways will be analyzed considering the three-year data: 2018, 2019 and 2020. For this analysis, 5 variables were used in which the variables Capacity and Number of Terminals are considered as input, while for outputs, Useful Kilometer Ton (TKU), Average Commercial Average Speed (VMC) and Number of Accidents. For the calculation of efficiency, the BCC model with orientation to output was used and later the CRR model with the same orientation for validation of the results was used. With the results obtained, a temporal progression of the performance of each of them was elaborated and benchmarks and targets were defined. Finally, the results were analyzed and interpreted in order to study the progression of railroad efficiency and to present which examples of good practices and strategies can be taken by inefficient railroads to they perform better.50 p.Meza, Lidia AnguloHecksher, Suzana DantasBergiante, Níssia Carvalho RosaPessanha, João Victor Muylaert Reis2022-08-03T12:47:51Z2022-08-03T12:47:51Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPESSANHA, João Victor Muylaert Reis. Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022http://app.uff.br/riuff/handle/1/25977CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-03T12:47:54Zoai:app.uff.br:1/25977Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:07.529684Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados
title Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados
spellingShingle Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados
Pessanha, João Victor Muylaert Reis
Análise Envoltória de Dados (DEA)
Ferrovia
Eficiência
Benchmark
Análise Envoltória de Dados (DEA)
Ferrovia
Eficiência
Benchmark
Data Envelopment Analysis
Railroad
Efficiency
Benchmark
title_short Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados
title_full Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados
title_fullStr Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados
title_full_unstemmed Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados
title_sort Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados
author Pessanha, João Victor Muylaert Reis
author_facet Pessanha, João Victor Muylaert Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meza, Lidia Angulo
Hecksher, Suzana Dantas
Bergiante, Níssia Carvalho Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessanha, João Victor Muylaert Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Envoltória de Dados (DEA)
Ferrovia
Eficiência
Benchmark
Análise Envoltória de Dados (DEA)
Ferrovia
Eficiência
Benchmark
Data Envelopment Analysis
Railroad
Efficiency
Benchmark
topic Análise Envoltória de Dados (DEA)
Ferrovia
Eficiência
Benchmark
Análise Envoltória de Dados (DEA)
Ferrovia
Eficiência
Benchmark
Data Envelopment Analysis
Railroad
Efficiency
Benchmark
description O sistema ferroviário é responsável pelo transporte desde soja, fertilizantes a carros e minério de ferro, fazendo assim, parte da estrutura logística de um país. Hoje em dia, é possível mesurar a eficiência dos modais de transporte de carga por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA), todavia, poucos estudos foram realizados sobre o modal ferroviário. Sendo assim, neste trabalho é realizado uma Análise da Eficiência Produtiva das Ferrovias Brasileiras, através da aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA), em que serão analisadas 12 ferrovias brasileiras considerando os dados de três anos: 2018, 2019 e 2020. Para esta análise foram utilizadas 5 variáveis em que como input são consideradas as variáveis Capacidade e Número de Terminais enquanto que para outputs, Tonelada Quilômetro Útil (TKU), Velocidade Média Anual Comercial (VMC) e Número de Acidentes. Para o cálculo da eficiência utilizou-se o modelo BCC com orientação a output e posteriormente utilizou-se o modelo CRR com a mesma orientação para validação dos resultados. Com os resultados obtidos elaborou-se uma progressão temporal do desempenho de cada uma delas e, ainda, definiram-se benchmarks e alvos. Por fim, os resultados foram analisados e interpretados de forma a estudar a progressão da eficiência das ferrovias e apresentar quais exemplos de boas práticas e estratégias podem ser tomadas pelas ferrovias ineficientes para que possam ter uma melhor performance.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-03T12:47:51Z
2022-08-03T12:47:51Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PESSANHA, João Victor Muylaert Reis. Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25977
identifier_str_mv PESSANHA, João Victor Muylaert Reis. Proposta de melhoria de ferrovias brasileiras através da análise envoltória de dados. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823693315178496