Estudantes internacionais no ensino superior português: motivações, expectativas, acolhimento e desempenho: o caso dos estudantes angolanos, brasileiros e cabo-verdianos no ISCTE-IUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Elisa da Palma
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7369
Resumo: Problematizando a internacionalização do ensino superior do ponto de vista da globalização, da União Europeia e do caso particular de Portugal, o presente trabalho pretende explorar os motivos e as expectativas dos estudantes internacionais em virem estudar para este país. Ao estudo das motivações e das expectativas acresce uma preocupação em compreender as condições de acolhimento e de integração social e académica. Assim, procedeu-se a um estudo de caso no ISCTE-IUL, tendo-se entrevistado 15 estudantes nacionais de Angola, Brasil e Cabo-Verde, de 2º e 3º ciclos. Verificou-se que a escolha de Portugal e de Lisboa refletiram a existência de uma rede local de suporte (familiares e amigos), a perceção de proximidade cultural, sobretudo através da partilha da língua portuguesa, e a aposta numa trajetória escolar internacionalmente reconhecida, considerando a posição geopolítica de Portugal e o prestígio dos diplomas nacionais daí decorrente. A integração social e académica encontrou algumas barreiras socioculturais inesperadas, condicionando o desempenho académico dos estudantes.
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