O contexto social na relação entre o desenvolvimento cognitivo e o in(sucesso) dos alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1992 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/1896 |
Resumo: | A influência do contexto social, tanto na família como na escola, não tem sido sistematicamente explorada nos trabalhos realizados sobre o nível de desenvolvimento cognitivo piagetiano dos alunos. O presente estudo pretende contribuir para uma melhor compreensão do modo como o nível de desenvolvimento cognitivo pode ser determinado pelo contexto social e ainda das suas relações com o aproveitamento na escola. As análises apresentadas nesta investigação, realizada no contexto da aula de ciências, têm em conta variáveis cruciais como a classe social, a raça, o sexo, a idade, a prática pedagógica e o aproveitamento em particular nas competências cognitivas que requerem um elevado nível de abstração. Foi dada também especial atenção às relações com a orientação de codificação. Os resultados mostram uma influência mútua da família e da escola no nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos e no seu aproveitamento nas competências complexas. A relação entre o nível cognitivo e o aproveitamento parece ser mediada pela orientação de codificação, que surge como um factor sociológico de grande importância no sucesso dos alunos em Ciências. |
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O contexto social na relação entre o desenvolvimento cognitivo e o in(sucesso) dos alunosA influência do contexto social, tanto na família como na escola, não tem sido sistematicamente explorada nos trabalhos realizados sobre o nível de desenvolvimento cognitivo piagetiano dos alunos. O presente estudo pretende contribuir para uma melhor compreensão do modo como o nível de desenvolvimento cognitivo pode ser determinado pelo contexto social e ainda das suas relações com o aproveitamento na escola. As análises apresentadas nesta investigação, realizada no contexto da aula de ciências, têm em conta variáveis cruciais como a classe social, a raça, o sexo, a idade, a prática pedagógica e o aproveitamento em particular nas competências cognitivas que requerem um elevado nível de abstração. Foi dada também especial atenção às relações com a orientação de codificação. Os resultados mostram uma influência mútua da família e da escola no nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos e no seu aproveitamento nas competências complexas. A relação entre o nível cognitivo e o aproveitamento parece ser mediada pela orientação de codificação, que surge como um factor sociológico de grande importância no sucesso dos alunos em Ciências.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMorais, Ana M.Peneda, DulceMedeiros, Ana2012-12-26T19:59:53Z1992-01-01T00:00:00Z1992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/1896porAnálise Psicológica, 10 (4), 515-5300870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:53Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:56.289771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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