A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28982 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
id |
RCAP_759d5c4b11764c7e8b1e7b04d9d4e85b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28982 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de línguaBanda desenhadaWeb comicCompreensão leitoraExpressão escritaComicsReading comprehensionWritten expression806.0:372.88372.88:806.082-37741.5Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, documentando o trabalho desenvolvido, ao longo deste ano letivo, na turma de intervenção, do décimo ano de escolaridade, na disciplina de Espanhol (língua estrangeira – iniciação). O objetivo principal deste estudo residiu na exploração das vantagens da utilização da BD em contexto de sala de aula, como recurso motivador e capaz de promover a compreensão leitora e a expressão escrita nos alunos. A BD nem sempre é encarada como um material idóneo para utilização em contexto de sala de aula, sendo muitas vezes associada a uma leitura fácil, com parco conteúdo e prazenteira. Pretende-se com este estudo provar exatamente o contrário, que este é um tipo de texto que pode e deve ser utilizado na aula de língua, desde que devidamente contextualizado nos objetivos programáticos e com atividades bem delineadas. Pela sua riqueza de conteúdo, pelo contato com expressões coloquiais, aspetos culturais, temas da atualidade, tratamento de gestos e posturas característicos da comunicação oral, como também pela facilidade no acesso e fácil manejo, transformam este recurso numa mais-valia para exploração em contexto de ensino aprendizagem. Todas estas caraterísticas, aliadas a uma motivação intrínseca do discente para a leitura deste tipo de material, caraterizado pelo texto curto, pelas imagens e pela cor, resultarão numa predisposição agradável no desenvolvimento de um trabalho autónomo e de autoaprendizagem, preparando o aprendiz para as mais diversas situações comunicativas do seu quotidiano.This report falls within the scope of the Master's degree in Spanish and Portuguese Teaching to the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, documenting the work developed throughout this school year, in the intervention class, the tenth grade of the Spanish discipline (foreign language - beginners). The main objective of this study was to explore the advantages of using comics in the classroom context, as a motivational resource capable of promoting reading comprehension and writing skills in students. Comics are often seen as easy or pleasurable reading, lacking content and therefore not always seen as a suitable material in the classroom context. This study intents to prove the opposite, that as long as properly integrated within the program objectives, making use of well planned activities, this type of text can and should be used in the language classes. Not only for its rich content, its contact with colloquial expressions, cultural aspects and current issues, its inclusive of gestures and body language along with oral communication, but also because it is both easily accessable and manageable, comics are a valuable asset in the classroom. All these features, combined with the student's intrinsic motivation for reading this kind of material, characterised by short text, images and color, end up developing a pleasant predisposition in the student for autonomous work and self-learning, preparing them for the most diverse communicative situations of their everyday life.Dono López, PedroSilva, António Carvalho daUniversidade do MinhoPereira, Mariana de Castro20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28982por201406683info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:10.756929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua |
title |
A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua |
spellingShingle |
A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua Pereira, Mariana de Castro Banda desenhada Web comic Compreensão leitora Expressão escrita Comics Reading comprehension Written expression 806.0:372.88 372.88:806.0 82-37 741.5 |
title_short |
A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua |
title_full |
A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua |
title_fullStr |
A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua |
title_full_unstemmed |
A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua |
title_sort |
A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua |
author |
Pereira, Mariana de Castro |
author_facet |
Pereira, Mariana de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dono López, Pedro Silva, António Carvalho da Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Mariana de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banda desenhada Web comic Compreensão leitora Expressão escrita Comics Reading comprehension Written expression 806.0:372.88 372.88:806.0 82-37 741.5 |
topic |
Banda desenhada Web comic Compreensão leitora Expressão escrita Comics Reading comprehension Written expression 806.0:372.88 372.88:806.0 82-37 741.5 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/28982 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/28982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201406683 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132383712116736 |