A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mariana de Castro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28982
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_759d5c4b11764c7e8b1e7b04d9d4e85b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28982
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de línguaBanda desenhadaWeb comicCompreensão leitoraExpressão escritaComicsReading comprehensionWritten expression806.0:372.88372.88:806.082-37741.5Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, documentando o trabalho desenvolvido, ao longo deste ano letivo, na turma de intervenção, do décimo ano de escolaridade, na disciplina de Espanhol (língua estrangeira – iniciação). O objetivo principal deste estudo residiu na exploração das vantagens da utilização da BD em contexto de sala de aula, como recurso motivador e capaz de promover a compreensão leitora e a expressão escrita nos alunos. A BD nem sempre é encarada como um material idóneo para utilização em contexto de sala de aula, sendo muitas vezes associada a uma leitura fácil, com parco conteúdo e prazenteira. Pretende-se com este estudo provar exatamente o contrário, que este é um tipo de texto que pode e deve ser utilizado na aula de língua, desde que devidamente contextualizado nos objetivos programáticos e com atividades bem delineadas. Pela sua riqueza de conteúdo, pelo contato com expressões coloquiais, aspetos culturais, temas da atualidade, tratamento de gestos e posturas característicos da comunicação oral, como também pela facilidade no acesso e fácil manejo, transformam este recurso numa mais-valia para exploração em contexto de ensino aprendizagem. Todas estas caraterísticas, aliadas a uma motivação intrínseca do discente para a leitura deste tipo de material, caraterizado pelo texto curto, pelas imagens e pela cor, resultarão numa predisposição agradável no desenvolvimento de um trabalho autónomo e de autoaprendizagem, preparando o aprendiz para as mais diversas situações comunicativas do seu quotidiano.This report falls within the scope of the Master's degree in Spanish and Portuguese Teaching to the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, documenting the work developed throughout this school year, in the intervention class, the tenth grade of the Spanish discipline (foreign language - beginners). The main objective of this study was to explore the advantages of using comics in the classroom context, as a motivational resource capable of promoting reading comprehension and writing skills in students. Comics are often seen as easy or pleasurable reading, lacking content and therefore not always seen as a suitable material in the classroom context. This study intents to prove the opposite, that as long as properly integrated within the program objectives, making use of well planned activities, this type of text can and should be used in the language classes. Not only for its rich content, its contact with colloquial expressions, cultural aspects and current issues, its inclusive of gestures and body language along with oral communication, but also because it is both easily accessable and manageable, comics are a valuable asset in the classroom. All these features, combined with the student's intrinsic motivation for reading this kind of material, characterised by short text, images and color, end up developing a pleasant predisposition in the student for autonomous work and self-learning, preparing them for the most diverse communicative situations of their everyday life.Dono López, PedroSilva, António Carvalho daUniversidade do MinhoPereira, Mariana de Castro20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28982por201406683info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:10.756929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua
title A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua
spellingShingle A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua
Pereira, Mariana de Castro
Banda desenhada
Web comic
Compreensão leitora
Expressão escrita
Comics
Reading comprehension
Written expression
806.0:372.88
372.88:806.0
82-37
741.5
title_short A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua
title_full A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua
title_fullStr A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua
title_full_unstemmed A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua
title_sort A banda desenhada como recurso didático para desenvolver a compreensão leitora e a expressão escrita, na aula de língua
author Pereira, Mariana de Castro
author_facet Pereira, Mariana de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dono López, Pedro
Silva, António Carvalho da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mariana de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Banda desenhada
Web comic
Compreensão leitora
Expressão escrita
Comics
Reading comprehension
Written expression
806.0:372.88
372.88:806.0
82-37
741.5
topic Banda desenhada
Web comic
Compreensão leitora
Expressão escrita
Comics
Reading comprehension
Written expression
806.0:372.88
372.88:806.0
82-37
741.5
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28982
url http://hdl.handle.net/1822/28982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201406683
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132383712116736